TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Engenharia Civil

Por:   •  9/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal de Sergipe

CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

DEC – Departamento de Engenharia Civil

Exercício 1 de Mecânica dos Solos I

Primeira Unidade

  1. O que é intemperismo e quais os fatores controlam a sua ação?

  1. O intemperismo e a pedogênese são importantes na formação do solo? Explique.

[pic 2]

  1. Como o congelamento da água influencia na formação do solo, quando esta penetra em fissuras de rochas?

As grandes alternâncias de temperaturas diárias nas regiões frias e temperadas, acompanhadas de congelamento e descongelamento, são também muito eficazes na desagregação das rochas.

O congelamento da água nas fissuras das rochas, acompanhado por um aumento de volume, exerce uma pressão nas paredes, causando esforços que terminam por aumentar a rede de fraturas e fragmentar a rocha. Ou seja, o crescimento de cristais nas fissuras favorece a desintegração das rochas.

  1. Quais as principais reações do intemperismo? Qual dessas reações é a responsável pela formação das lateritas?

As principais reações do intemperismo são a hidratação, dissolução, hidrolise e oxidação. Em alguns ambientes o pH das águas pode ser inferior a 5 e, neste caso, ao invés da hidrolise, a reação predominante é a acidólise. A formação das lateritas ocorre no processo de Oxidação.

  1. Ao observar a distribuição dos principais processos de intemperismo na superfície da Terra, o Brasil apresenta que tipo de zona?

O Brasil se encontra entre três zonas, a parte central está na zona de alitização, correspondente a regiões tropicais, originando Latossolos gibbsíticos e férricos. O país também abrange a zona de monossialitização cujo os principais minerais formados são a caulinita e os oxi-hidróxidos de ferro. Além disso, também engloba uma pequena parte da zona de bissialitização.

  1. Por que o clima é o fator que mais influência no intemperismo?

O clima determina o tipo e a velocidade do intemperismo em uma determinada região. Vale ressaltar que os dois principais parâmetros climáticos são as precipitações e as temperaturas, as quais regulam a natureza e a velocidade das reações químicas, sendo assim, a água disponível e a temperatura podem acelerar ou retardar as reações do intemperismo, ou ainda modificar a química dos produtos formados neoformados. Quanto maior a disponibilidade de água (pluviosidade total) e mais frequente for sua renovação, mais completas serão as reações químicas do intemperismo. Já a temperatura, desempenha um papel duplo condicionando a ação da água: ao mesmo tempo que acelera as reações químicas, aumenta a evaporação, diminuindo a quantidade de água disponível para a lixiviação dos produtos solúveis. No geral, o intemperismo é mais pronunciado nos trópicos.

  1. Cite as modificações que o saprolito pode sofre para a formação do solo.

O intemperismo e a pedogênese levam à formação de um perfil de alteração, sendo estruturado verticalmente, a partir da rocha fresca, na base sobre o qual formam-se os saprolitos, horizonte de rocha alterada que pode ser subdivido em saprolito grosseiro (parte inferior, onde as estruturas e texturas da rocha são conservadas) e saprolito fino (parte superior, onde a herança morfológica da rocha não é mais reconhecida).

  1. Por que o clima tem um papel importante na gênese dos depósitos lateríticos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (689.6 Kb)   docx (724.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com