TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  25/4/2019  •  Dissertação  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        O desenvolvimento sustentável, passou por teorias equivocadas. Os argumentos utilizados vão de comunismo a conceitos desleais e traiçoeiros.

A ‘’ecoeficiência’ representada como grande atitude que levaria ao desenvolvimento sustentável surgida no século xx, tomou para si o caminho de conciliar o pilar financeiro com o Pilar ambiental , ( conceito que surgia com muita força) mas as variáveis deste desafio tornou-se uma tarefa muito complexa e melindrosa e apesar dos esforços continua –se até os dias atuais numa intensa busca de soluções para resolver o urgente problema do desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento

        Na atual conjuntura se elabora conceitos baseados na prosperidade econômica, na qualidade ambiental e justiça social.

        Desde 1987 o conceito de igualdade entre gerações englobavam a sustentabilidade de acordo com o relatório publicado pela Comissão Internacional para o meio ambiente e desenvolvimento.

        O conceito de desenvolvimento sustentável entretanto, não estava muito claro para a maioria das empresas que assinavam a carta para o desenvolvimento sustentável, criada pela Câmara do Comercio Internacional (ICC). Essas empresas de modo simplista “enxergaram” só a necessidade do espaços mais verdes, os negócios mais eficientes e com menos custos, sem portanto reconhecer o complexo caminho do raciocínio do desenvolvimento sustentável.

        Em 1997, Harvard Bussiniss Review , provocou após a publicação de Our Common Future, a necessidade de desenvolver uma economia global e sustentável.

        Tecnologia e sustentabilidade parece ser o caminho para vencer o grande desafio que se apresenta nos três pilares. Uma vez que se deixa claro o equívoca posição de que só o término da poluição no planeta poderá resolver este tão discutido problema.

        Entretanto, o que acontece vai muito além. O movimento complexo da sustentabilidade envolve todos os aspectos da vida do ser humano principalmente o desenvolvimento social, a tão necessária diminuição da pobreza e suas terríveis consequências para a humanidade e para o planeta e a equidade de oportunidades para todos.

        Enquanto os encontros, congressos e pactos internacionais se fortalecem tendo como foco apenas a preservação do verde e a diminuição da poluição, sem levar em conta as variantes complexas dos três pilares da sustentabilidade, as gerações futuras estão seriamente ameaçadas.

        Vale ressaltar que nas cidades o crescimento urbano descontrolado e o uso de veículos aumenta a emissão de gases de efeito estufa contribuindo em países em desenvolvimento de uma maneira crescente com a mudança de clima.

        A infraestrutura de veículos ocupa o espaço urbano de maneira ineficiente, o valor econômico se perde e algumas áreas destinadas as moradias são marginalizadas. Esses são exemplos de alguns dos grandes problemas a serem enfrentados;

Conclusão

Pode se perceber que a utilização de soluções sustentáveis tem que considerar a economia, o meio ambiente e a igualdade social.

        Ações como fazer com que as cidades sejam mais eficientes em energia aumentando a densidade de uso do espaço público, Modelar o desenvolvimento das cidades usando o transporte público como eixo, Melhorar a qualidade de vida por meio de um melhor uso do espaço urbano. Fazer com que viajar seja mais seguro distribuindo espaço adequado e cumprindo normas, são certamente alguns dos caminhos a serem seguidos rumo ao desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com