TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  9/4/2021  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica de Caso

Leonardo Pereira de Souza Santos

Trabalho da disciplina - Desenvolvimento Sustentável

                                                Tutor: Prof. Luciana Barreiros

Alcântara  

2021


Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa

REFERÊNCIAS: REFERÊNCIA: DARWIN, Solomon; CHESBROUGH, Henry. Prototipagem de uma Smart Village (Al de i a Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa. EUA: University of California Berkeley, 2017.

O artigo fala sobre o político indiano N. Chandrababu Naidu e sua ideia de prototipagem de uma aldeia inteligente. O conflito do texto está baseado na preocupação do chefe de estado Chandrababu Naidu em melhorar as condições de vida nas áreas mais carentes e urbanas do estado de Andhra Pradesh, na Índia. Naidu percorreu durante dois anos mais de dois mil quilômetros por diversas aldeias de camponeses, buscando informações para colocar em prática em seu governo, e conseguir ajudar a melhorar as condições de vida daqueles moradores. Durante a sua peregrinação Naidu percebeu, que era necessário capacitar a população, pois era o caminho mais coerente para que o seu plano de desenvolvimento desse resultados positivos, mais em sua cabeça estava bem claro, que esse programa de desenvolvimento seria concentrado nas aldeias, e não em todos os estados.

O objetivo de Chandrababu era entender os problemas, os desafios e os objetivos de 35 milhões de pessoas que moravam nas zonas rurais do estado, para que ele encontrasse o melhor caminho de melhorar a vida e dar dignidade para essas pessoas. Naidu percebeu que muitas pessoas estavam se mudando para as áreas urbanas ou para outros países com infraestrutura melhor, mais ofertas de emprego e melhor qualidade de vida, e essa mudança levava uma escassez de mão de obra local. Quando Naidu chegou na aldeia de Mori, ele encontrou enormes desafios, como a falta de acesso a recursos básicos de saúde, falta de acesso a educação, falta de emprego, baixo desenvolvimento econômico, muitas pessoas doentes de malária e dengue, sem nenhum programa de vacinação local que prevenisse tais doenças.

A falta de emprego e o baixíssimo desenvolvimento econômico de Mori, fazia com que os moradores migrassem para regiões vizinhas com melhores condições para sobreviver, na região de Mori, a principal renda dos moradores vinham da indústria de artesanato, com salários muito baixos e sem nenhuma garantia trabalhista.

O acesso à educação era muito restrito, e nem todas as crianças, adolescentes estudavam, porque as escolas públicas locais eram pequenas e não tinha vagas para todos os filhos de moradores da região. Os alunos que conseguia vagas, encontravam inúmeros desafios, o transporte era de péssima qualidade e com horários irregulares, os jovens que almejavam ingressar em uma faculdade tinham que no mínimo fala inglês e se deslocar para outra região distante de Mori.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com