TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento do modelo de negócios

Por:   •  4/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Centro de Tecnologia - Engenharia Elétrica[pic 1]

Processo seletivo Tecsys Jr.

Lucas de Albuquerque

Natan de Barros Viana

Nathália Drusilla Macêdo Costa

Pedro Alberto Mendonça Pontes

Sabrina Sousa Muniz

Fortaleza – 18 de Abril de 2017

Sumário

Introdução............................................................................................................3

Desenvolvimento do desafio................................................................................3

Desenvolvimento do modelo de negócios............................................................4

Canvas………………………………………………………………….........…………………………………..4

Análise SWOT…………………………………………………………………….....……................…….5

Balanced Scorecard (BSC)…………………..................................................………..……6

Dados de economia para o cliente.......................................................................7

Análise econômica................................................................................................7

Conclusão...........................................................................................................12

Introdução

Este relatório tem como objetivo documentar todas as ações tomadas no desenvolvimento do desafio imposto ao grupo na segunda fase do processo seletivo da Tecsys Jr., bem como as reuniões, tomadas de decisões e dificuldades encontradas para realização do desafio. Também constará no relatório o planejamento estratégico concluído.

A segunda etapa desse processo implica na idealização de um modelo de negócios e no desenvolvimento do seu planejamento estratégico, com missão, visão e valores, estabelecendo metas e usando metodologias como Canvas, Análise SWOT e Balanced Scorecard(BSC).

Além do desenvolvimento desse planejamento, é necessário que a equipe o valide através de benchmarks com outras empresas juniores do Ceará e, como pontuação extra, realize atividades complementares listadas pela Tecsys Jr. na apresentação do desafio.

Desenvolvimento do desafio

A partir do recebimento, através dos e-mails registrados na inscrição do processo seletivo, do desafio e das divisões das equipes que o realizariam, alguns dos integrantes do grupo entraram em contato com os demais através de e-mails ou de mensagens na rede social Facebook para criar um grupo no aplicativo de mensagens Whatsapp a fim de facilitar a comunicação entre os integrantes.

Logo que esse grupo foi criado e a comunicação foi estabelecida, foi marcado uma reunião para ser decidido em que mercado a empresa do nosso modelo iria atuar e qual ferramenta seria usada. Pediu-se que, antes da reunião, os integrantes estudassem sobre o que seria e como seria um planejamento estratégico, a fim de ter uma base para o debate no encontro.

Na primeira reunião, depois da apresentação de várias ideias, a fim de selecionar as mais viáveis, foi decidido que a empresa atuaria no setor de segurança, com foco em segurança eletrônica - serviço de portaria virtual e rastreamento de veículos - mas também com o serviço de segurança armada em casos mais particulares. Ainda nesse encontro, foi decidido que seria usado o Canvas como ferramenta nesse desafio, a partir desse ponto, todos os integrantes colaboraram no desenvolvimento da ferramenta, preenchendo todas as lacunas e respondendo todas as perguntas.

A partir daí e do que os integrantes sabiam sobre planejamento estratégico, o desenvolvimento do planejamento foi dividido em tópicos e através deles seria feito todo o desafio.

Tópicos:

  • Identidade Organizacional.
  • Apresentação da empresa ( Setores de atuação, produtos e serviços).
  • Diagnóstico ( Feito através da ferramenta de análise).
  • Implementação/formulação de estratégias.

Com isso, os integrantes ficaram com a tarefa de dividir esses tópicos entre si para serem desenvolvidos cada um, particularmente, para, asssim, em uma reunião futura tudo ser somado e concretizado no planejamento estratégico finalizado.

Na segunda reunião em que isso aconteceria, porém, o grupo, através de uma pergunta feita a alguns membros da Tecsys Jr., devido à dúvidas relacionadas à estrutura do planejamento estratégico de uma empresa, descobriu que os tópicos levantados estavam incompletos e precisaria ser adicionado mais alguns em relação à análise da empresa.

Foi decidido então que o grupo desenvolveria, junto com o Canvas, a Análise SWOT e o BSC, com o objetivo de aumentar a qualidade da análise do modelo de negócios e do seu planejamento estratégico. Essas duas ferramentas foram desenvolvidas no mesmo dia da reunião, em que a maior parte da equipe estava presente e, assim, o trabalho seria otimizado.

Após todos os tópicos serem desenvolvidos pelos integrantes do grupo, um deles elaborou a apresentação em Slides do planejamento juntando o conteúdo de todos os tópicos, finalizando o planejamento estratégico do modelo de negócios.

Desenvolvimento do Modelo de Negócios

        Para o desenvolvimento do modelo de negócio foi utilizado três ferramentas de análise de modelos de negócios. O Canvas,a Análise SWOT e o Balance scorecard.

Análise Canvas:

  • Parceiros Principais

Construtoras e imobiliárias;
Seguradoras e empresas de segurança;
Fornecedores de câmeras de monitoramento.

  • Atividades Chave

Fornecer maior facilidade no acesso e maior rigorosidade na circulação de pessoas no condomínio, através de cadastramento biométrico ou via senha numérica para liberação de acesso.
Aumentar a segurança no condomínio, através da instalação de câmeras de monitoramento.

  • Recursos Chave

Conhecimento em programação para elaborar o aplicativo que fornece a senha de entrada, ou o cadastramento biométrico.

  • Oferta de Valor

Facilitar o acesso ao condomínio e gerar conforto e segurança com praticidade aos usuários do sistema. Gerar redução de despesas para condomínio.

  • Relacionamento com o Cliente

Através do contato por telefone diretamente com a central. Feedback nos aplicativos e nas redes sociais, suporte técnico com um bom serviço de manutenção.

  • Canais de Venda

Através do marketing da empresa na internet. Representantes comerciais que divulgação os serviços nos condomínios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (856.5 Kb)   docx (204.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com