TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO 86571

Por:   •  29/8/2018  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO  86571

FÓRUM

Texto 
 
Um conceito clássico que foi bastante utilizado é o de Schumpeter (1949 apud DORNELAS, 2005, p. 39), ao definir o empreendedor como “aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e
materiais”. Porém esse conceito tem sido deixado de lado e outros autores apresentam distintas formas de compreender o empreendedorismo. Outro ponto que vale a pena destacar é que o foco do empreendedorismo foi, durante muitos anos, para o empreendedor, por isso, os estudos existiam para mapear um conjunto de características ideais para um empreendedor. Considerava-se que o empreendedor tinha que ter um conjunto de atributos e que, possuindo isso, teria sucesso. No entanto não se levava em consideração o ambiente em que o empreendedor vive, bem como as mudanças inesperadas que poderiam acontecer no cotidiano. Os conceitos mais utilizados nos dias atuais focalizam a abordagem para as oportunidades. Dessa forma, o foco mudou e as características foram deixadas para segundo plano. Não estamos querendo dizer que são irrelevantes os estudos, mas que somente as características do empreendedor não devem ser consideradas como elementos importantes.
 (MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. UniCesumar, 2016, p. 17)
 
Um bom exemplo da influência do ambiente no processo empreendedor é a história da empresa Restaurante Web. Imagine abrir um site para vender comida pela internet no início dos anos 2000. É necessário esperar que a janela da oportunidade esteja favorável, ou seja, que existam condições propícias para apostar na ideia e transformar a ideia em uma oportunidade de negócio de sucesso. Ou seja, o processo empreendedor iniciou, mas foi interrompido no momento de reunir recursos. Posteriormente, a ideia voltou e conseguiu se transformar em oportunidade.
 (MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. UniCesumar, 2016, p. 70)
 

Questão para o Fórum
 
“Empreender, mesmo com uma excelente ideia, nem sempre é possível.” A partir dessa premissa, com base no livro da disciplina e no contexto apresentado no anexo, redija uma resposta dissertativa-argumentativa para as seguintes perguntas:
 

De que forma o empreendedor pode transformar ideias em oportunidades?

Quais os fatores ele deve levar em consideração em seus empreendimentos?
 
Orientações
 
- Seja claro, coerente e conciso na elaboração de sua resposta.
- Apresente argumentos convincentes e coerentes que demonstrem com clareza seu posicionamento sobre o que lhe foi perguntado e, se necessário, utilize exemplos para sustentá-los.
- Se fizer uso de citações ou argumentos de autoridade, não se esqueça de apresentar as devidas referências.
- Verifique se a sua resposta apresenta unidade temática, isto é, se está centrada no tema em questão, e progressão de ideias, ou seja, se há evolução de ideias do senso comum para ideias mais complexas.
- Antes de postar a sua resposta: 1º) verifique se, de fato, você respondeu satisfatoriamente as perguntas propostas; 2º) faça a revisão cuidadosa das suas ideias e as correções necessárias (ortografia, pontuação, acentuação).
- Sua resposta deverá conter, no mínimo, 6 linhas e, no máximo, 10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com