TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito Doppler

Por:   •  14/9/2018  •  Artigo  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo das ondas traz para a engenharia inúmeras possibilidades de aplicações.

O movimento harmônico simples e básico é o ponto de partida para o questionamento de determinadas mudanças na característica física de uma onda.

Mas um efeito curioso observado por um austríaco chamado Christian Johan Doppler, que propôs seu trabalho em 1842 na cidade de Praga, tornaria os estudos sobre ondas ainda mais intrigantes.

O fato de uma fonte transmissora de ondas estar em movimento já não se aplicava as teorias básicas dos estudos sobre oscilações.

Estes estudos o levaram a perceber alterações na frequência original gerada por um emissor de ondas em relação ao observador.

A antecipação de resultados meteorológicos, a determinação da velocidade, posição e sentido dos corpos, a visualização de imagens internas do corpo humano sem que se fosse feito um único corte, são exemplos do qual este curioso efeito é capaz de nos mostrar.

Doppler iniciou seu trabalho observando o movimento das estrelas, concluiu que os corpos que se afastavam da terra tinham a cor mais avermelhada e as de cor azul estavam se aproximando.

A maneira mais fácil de compreender esse fenômeno é observando uma ambulância com a sirene ligada se aproximando.

Percebemos que na aproximação, o móvel em relação ao observador apresenta um som mais agudo e quando se afasta do observador o som é mais grave, ou seja, existe uma alteração na frequência percebida pelo observador.

No decorrer dos anos e baseado nestes estudos, a engenharia começou uma revolução tecnológica na produção de equipamentos baseados na alteração da frequência da onda percebida por um observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com