TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Introdução

Desde 1990, o país e o setor da construção civil têm passado por transformações aceleradas no seu cenário produtivo e econômico, exemplo disso temos a concorrência acirrada e a redução dos preços praticados pelo mercado imobiliário e pelos contratantes de obras privadas.

No campo econômico, após muitos anos de convivência com uma economia inflacionária e uma estabilização nesta, voltamos a partilhar de uma crise econômica no país. Além disso, no âmbito produtivo, os clientes privados aumentam as exigências em relação a qualidade das obras, na diminuição do desperdício de material, na entrega do projeto no menor prazo possível na preocupação com a sustentabilidade.

Inserida neste contexto, a Erfolg Empreendimentos visa não somente construir edificações, mas também realizar seus sonhos. De acordo com nossa gestão de qualidade, temos o compromisso de realizar nossas obras, estabelecendo o melhor vínculo com nossos clientes externos, internos e fornecedores. Nos certificamos de entregar um produto com ótimo conceito, no melhor prazo, com excelentes condições de pagamentos ou condições contratuais.

Objetivo principal: Construir de maneira segura, eficaz e sustentável visando inovar nos métodos utilizados durante o desenvolvimento do projeto.

  • Objetivo específico: Encontrar soluções eficazes, desenvolver projetos cada vez mais seguros, entregar obras nos menores prazos possíveis e reduzir o impacto ambiental.
  • Metodologia: Nossa empresa irá atuar no ramo de construção civil, no subsetor de edifícios - isto inclui residenciais, comerciais, institucionais e industriais; a construção de conjuntos habitacionais, a realização de partes da obra, como fundações, estruturas e instalações. A base técnica do setor, tem caráter de manufatura, pois incorpora um conhecimento técnico e científico independente do saber do operário, no qual resta somente uma pequena parcela da obra.

  1. Caracterização da empresa
  • Erfolg Empreendimentos LTDA. Atuará no setor da construção civil especificamente edificações, situada na Rua Saint'Hilaire, 760, Água Verde, Curitiba – PR, CEP 80240-140; Telefone: (41) 3060-5678.

  1.  Aspectos estratégicos 

a. Mercado 

O setor da construção civil assume importância estratégica como propulsor da atividade econômica, principalmente devido ao volume de recursos que são movimentados; a extensa cadeia de fornecedores; a capacidade de geração de mão de obra, inclusive pessoas com baixo grau de escolaridade. Segundo dados do IBGE, as edificações correspondem a cerca de 43% da construção civil no país. Equivale a 15% do PIB da construção civil na região Sul e 16% da mão de obra empregada no setor.

Em 2011, o setor privado correspondeu a 68,1% na área de edificações. Na região Sul, o déficit habitacional absoluto corresponde a cerca de 530.000 domicílios, em relação a este fato podemos analisar um mercado que mesmo com oscilações na economia continua crescente, estudos comprovam que o aumento pela procura de moradias ocorre durante o ano eleitoral e tem uma queda durante períodos de férias. Entretanto, fatores de risco podem prejudicar o crescimento deste setor como dependência de financiamento de longo prazo e políticas habitacionais do governo, além de ser um setor sensível a taxa de juros, renda e emprego.

Na atual situação do país, o setor da construção civil estagnou na economia, e mais de 1 milhão de pessoas ficaram desempregadas. Contudo, este cenário poderia ser modificado através da realização de mais projetos, isto iria impulsionar a economia; já que os setores industriais, do comércio e serviços estão ligados economicamente a esta área. Representantes do Sinduscon, tiveram reuniões com nosso atual presidente em busca de respostas para isso, se as reformas no país forem realizadas de imediato, a construção civil voltará a tomar corpo, pois a partir dela que surgem um maior número de vagas para pessoas com grau de escolaridade inferior e isso daria um aumento significativo na economia do país.

Apesar destes fatos, está previsto um aumento nas requisições de construção para o ano de 2018. Como atualmente nossa trabalha apenas no Paraná, temos o projeto de ampliar nossa rede para outros estados; em breve levantamento, é perceptível que na região Nordeste e Sudeste existe uma necessidade de habitação maior. Neste sentido, iremos investir nessas áreas, além de iniciar projetos de obras públicas no âmbito Municipal, Estadual e Federal.  

Nossa empresa realiza obras da construção civil leve. O ponto mais estratégico da construtora é a área de orçamentos, que é fechada e restrita a poucas pessoas, pois é lá onde se desenvolve todas as estratégias dos contratos, sobretudo para vencer as licitações. Nessa área são negociados os melhores preços e prazos com os fornecedores de materiais para a construção, visando ter as condições mais favoráveis para oferecer ao cliente na hora de fechar o contrato.

Pretende-se atingir casais com plano de filhos e famílias já formadas, de três a cinco membros, das classes média e média alta, com renda familiar acima de dois mil reais, que busquem qualidade de vida, segurança e liberdade para o crescimento das crianças, aliado a opção de entretenimento e lazer. Com relação aos clientes corporativos buscamos atingir grupos empresariais de médio e grande porte oferecendo serviços de alto padrão de qualidade, soluções tecnológicas inteligentes e diferenciais competitivos.

b. Referencial estratégico

  •  Missão: "Criar e construir garantindo a satisfação aos nossos clientes gerando vínculo com nossa instituição"
  • Visão: "Tornar-se até 2022 uma das melhores construtoras do país, trabalhando em sintonia com o cliente, buscando antes de executar, definir as melhores respostas para os problemas nas obras."
  •  Valores: Velocidade, Flexibilidade, Integração e Inovação.
  • Objetivos Estratégicos: Construir e consolidar a imagem da empresa associada a excelência na prestação de serviços na construção civil e modelo de gestão empresarial essenciais dentro do sistema mercadológico existente.

- Estratégias: Nosso objetivo maior é fornecer aos clientes um produto que apresente, ao mesmo tempo, qualidades enquanto "produto-edifício", assim como qualidades intrínsecas ao objeto construído. No primeiro caso, das qualidades que atendem aos clientes e da sociedade em geral, como estética, respeito ao ambiente, a integração no meio social e urbano. Assim como qualidade associada principalmente a durabilidade dos produtos e componentes empregados, além da confiabilidade dos sistemas e das instalações projetados e construídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (359.3 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com