TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo No Brasil

Casos: O Empreendedorismo No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

O Empreendedorismo não é apenas um criador de empresas, não é gestor de negócios. É aquele que assume riscos e começa algo de novo. São um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos nos indivíduos, capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar pessoas e inventar negócios. Cria assumindo riscos calculados e exploram negócios, empreendimento não pode ser visto como uma única fonte de renda, nem como baixa formação, sendo assim tende a ter fracasso rápido de modalidade de negócio, o indivíduo visualiza uma oportunidade e explora através de uma visão de planejamentos.

Empreendedorismo no Brasil cresceu muito em relação à economia, começou a se destacar no Brasil na década de 1990 com o surgimento das entidades como o SEBRAE e a SOFTEX.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) é onde ensina a compreender e a solucionar problemas dos negócios, auxiliando pequenos empresários brasileiros para o perfil empreendedor, e foi onde deu inicio as incubadoras de empresas que auxiliaram no desenvolvimento e na diminuição de mortalidades de empresas, pois o mesmo acontece por falta de conhecimento na área escolhida; pesquisa de mercado e plano de negócios.

A SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software), ela estimula a capacitação em gestão e tecnologia dos empresários de informática. Além de aprimorar o desenvolvimento de tecnologias nacionais, essa entidade conseguiu através de seus programas, popularizar no país termos como plano de negócios (business plan) que até então eram ignorados pelos empresários.

Existe um conhecimento do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio em que vive, a formação empreendedora pode acontecer por influência familiar, estudo, formação e prática.

Atualmente, as organizações possuem uma grande necessidade de buscar e desenvolver profissionais com perfil empreendedor, devido ao fato de estes, serem os responsáveis pelas modificações, criações e visões inovadoras para se obtiver um destaque maior e uma diferenciação positiva frente à concorrência.

Os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado. O crescente movimento das franquias no Brasil nos últimos 20 anos, representa uma nova fase com dois importantes eventos: A copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016. A oportunidade de crescimento do empreendedorismo como protagonista desta década, o Brasil aparece em 2010 em décima posição com o índice de criação de empresas focando oportunidades no mercado. A diferença entre administrador e empreendedor e que todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto nem todo bom administrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo mais, algumas características e atitudes que o diferem do administrador tradicional, tais como: São visionários, sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, sabe explorar o máximo as oportunidades, são determinadas e dinâmicas.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »