TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Por:   •  27/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Matriz de atividade individual

Disciplina: Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Módulo: Atividade Individual

Estudante: Nathalia de Souza Rodrigues

Turma: 1022_14

Tarefa: Atividade Individual - desenvolver uma proposta de empreendedorismo que gere valor para o negócio

DIAGNÓSTICO

O mercado brasileiro de combustíveis cresce cada vez mais. Entre 2011 e 2014, o mercado cresceu aproximadamente 19%. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), esse crescimento é linear com a demanda, conforme pode-se observar no gráfico abaixo:

[pic 3]

Gráfico 1 – Evolução do volume exportado e da receita com a exportação de petróleo – 2011-2020 (Fonte: ANP.gov)

A empresa analisada¹ conta com mais de 80 anos de mercado, comercializando combustíveis para mais de 7 mil postos no Brasil e com mais de 6 mil grandes clientes.

O primeiro posto de combustível no Brasil foi criado em 1919, portanto, por todos esses mais de 100 anos de serviço essencial, as empresas observam a necessidade de se reinventarem, criando novas formas de facilitar a vida do cliente e de digitalização dos seus processos.

Para Wagner de Cerqueira e Francisco, geógrafo, a popularização do uso de automóveis gerou um grande crescimento da demanda por maiores redes de distribuição e em maiores quantidades. E as empresas por si visam ampliar seus negócios oferecendo outros serviços além do abastecimento, com lojas de conveniência, troca de óleo, entre outras.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A área operacional de uma empresa de distribuição de combustíveis está sempre em constante evolução. Acompanhar o crescimento da demanda e a digitalização do mundo atual, são grandes desafios enfrentados pela empresa.

Nesse quesito, a área de operação desta empresa atua com mais de 50 projetos ativos, além de uma carteira que conta com mais de 100 projetos mapeados para o futuro. Esses projetos atuam sobre diversas áreas: logística, indicadores, financeiro, entre outras, conforme observa-se abaixo:

[pic 4]

Gráfico 2 – Projetos por área

VALIDAÇÃO DO PROBLEMA

Para otimizar o controle e gestão da carteira de projetos da área de operações da companhia, será necessária a criação de um dasboard. Para Lee Veloso (2022), dashboard, ou painel de controle, é uma ferramenta de gestão visual que tem objetivo de apresentar informações de forma clara e objetiva e também monitorar evoluções, garantindo o atingimento de metas.

Serão utilizadas as ferramentas Microsoft Excel e Power BI para formulação da solução com painel dinâmico, possibilitando a rápida visualização da carteira de projetos atual e futura.[pic 5]

Imagem 1 – Modelo de Dashboard para Gerenciamento de Carteira de Projetos (Fonte: https://imasters.com.br/devsecops/dashboard-de-projetos-passo-a-passo)

Além da ferramenta a ser implementada, deverá ser realizado benchmarking dentro da empresa para veriguar as melhores práticas de gestão de projetos aplicadas, aliadas a um roteiro de entrevistas com os líderes de cada projeto para identificar gargalos, demandas e sentimentos.

CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO

Após ter todo conhecimento necessário a respeito dos projetos da área de operações, será necessário o desenvolvimento de um roteiro de trabalho para construir o dashboard de Carteira de Projetos de Operações. Esse roteiro deve apresentar quais serão os recursos que serão exigidos para elaboração da atividade, assim como o tempo previsto para entrega da primeira versão.

Essa solução trará autonomia aos gerentes de projetos e maior controle dos resultados e problemas a serem analisados.

Se faz importante o apoio da área de tecnologia da informação (T.I.) para suporte com as bases de dados e instalação dos softwares que serão utilizados na construção da solução. Além disso, será necessário o empenho de uma equipe composta por um gerente de projetos e um especislita em soluções digitais.

VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO

Para avaliar o problema encontrado, através das entrevistas, serão feitas análises dos projetos em andamento. Diante disso, entender as “dores” dos gerentes de projetos e o que eles buscam em termos de facilidades para otimizar a gestão dos projetos.

Além disso, é importante fomentar a cultura da gestão entre as áreas, para que todos “falem uma mesma língua” e para que o processo seja único.

Os principais riscos encontrados são os de tecnologia – ter equipamentos aptos para o funcionamento em nuvem da Carteira – e o cultural, onde será necessário a mudança da cultura da organização e o conhecimento da importância de gerar essa solução.

CONCLUSÕES

Com isso, será oferecido uma Carteira de Projetos unificada que auxiliará na padronização e acompanhamento dos projetos. Os problemas de falta de gestão ded tempo, risco e custos serão mitigados e terão respostas mais rápidas, assim como qualquer alteração no escopo.

O trabalho em conjuntos com todas as áreas, principalmente, com o suporte do time de Tecnologia da Informação, será fundamental para facilitar a contribuição de todas as equipes e o funcionamento do sistema.

Finalizado o projeto, poderão os diretores avançarem nos principais problemas encontrados, evitar desperdícios e ter uma resposta rápida e clara para tomadas de decisão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Posto Abastecimento. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/posto-abastecimento.html>. Acesso em 23/10/2022;
  2. Anuário Estatístico, ANP – Agência Nacional do Petróleo. Disponível em <https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/anuario-estatistico>. Acesso em 23/10/2022;
  3. LIMA, José. O mercado brasileiro ded combustíveis. Disponível em <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/19257/ Coluna%20Opiniao%20Fevereiro%20Jose%20Lima.pdf>. Acesso em 23/10/2022;
  4. VELOSO, Lee. O Que é Dashboard: Tipos, Funcionalidades e Como Fazer Um. Disponível em: <https://site.moki.com.br/dashboard-o-que-e/>. Acesso em 23/10/2022;
  5. NASCIMENTO, Fabrício. Dashboard de Projetos – Passo a passo. Disponível em: <https://imasters.com.br/devsecops/dashboard-de-projetos-passo-a-passo>. Acesso em 23/10/2022;
  6. MANCEBO, Rafael. Empreendedorismo e Inovação – FGV.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (470.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com