TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engenheiro Civil

Por:   •  18/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

 Dimensionamento de sistema de captação de chuva e de reuso de águas cinza [1]

Autor: Vinicius André C. Borralho[2]

Orientador: Airton Maciel [3]

SINOPSE DO CASE

Desde os primórdios da civilização, o homem estabeleceu maneiras de se instalar em determinados locais, onde situavam-se sempre perto de lagoas ou rios devido às suas necessidades de se utilizar a água como fonte de sobrevivência. O fator decisivo que fazia com que esses grupos ou civilizações se estabelecessem no loca era a possibilidade de estes desenvolverem a agricultura.

Os Maias, um dos povos mais desenvolvidos de seu tempo, foram verdadeiros engenheiros hidráulicos, o que lhes permitia irrigar uma extensa área cultivada. Pesquisadores descobriram recentemente que os maias desenvolveram canais de água pressurizada, antes mesmo da chegada do povo europeu. Estes utilizavam a combinação da força da gravidade com o estreitamento dos aquedutos, afim de conseguir uma mudança na pressão da água.

Além dos Maias, os Romanos também desenvolveram técnicas de engenharia hidráulica, as quais eram destinadas a irrigação de campos agrícolas. Tais técnicas também foram aplicadas à construção e manutenção de aquedutos, afim de fornecer água, drenar o esgoto urbano e promover as necessidades dos cidadãos em termos de água.

Atualmente, tais técnicas são consideradas ultrapassadas, havendo a substituição de aquedutos por tubulações, por uma maior facilidade de instalação e manuseio do mesmo. No início da fabricação das tubulações, os materiais utilizados faziam com que o tubo se tornasse mais denso. No entanto com o avanço tecnológico houve uma melhoria dos mesmos, garantindo uma maior eficiência no transporte da água.

Na cidade de São Luís do Maranhão, por exemplo, o abastecimento ocorre por meio do sistema ITALUIS, o qual transporta a água do rio Itapecuru para a população da cidade. Tal sistema é composto por tubulações de meia polegada e diâmetro 1.440mm. Em virtude do desgaste desta tubulação, o sistema ITALUIS vem passando por uma melhoria, na qual consiste na implantação de uma nova tubulação, mais resistente.

Para propor as soluções requeridas pelo professor é necessário que nós possuamos conhecimentos prévios sobre hidrostática e hidrodinâmica básica assim como conhecer os critérios elencados na norma NBR5626 para dimensionamento de sistemas de abastecimento de água em prédios e residências. As soluções têm que estarem embasadas nestes assuntos. Como sucesso final deste trabalho, iremos fazer um relatório técnico-científico apresentando os conceitos básicos aplicados na nossa solução e justificando as soluções.

2.IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Com o avanço de das técnicas utilizadas na construção hidráulica dos prédios, seguindo a NRB 5626, foram abordadas as seguintes questões:

  • Quais são os objetivos principais da norma NBR 5626;
  • Quais as relações diretas e indiretas dos assuntos de hidrostática e hidrodinâmica com a norma NBR 5626;
  • Qual é o consumo diário de água total do condomínio sem reuso de água cinza e água de chuva?
  • Qual é o consumo diário de água total do condomínio com a implantação do projeto reuso de água cinza e água de chuva? Qual foi a % de economia de água tratada?
  • Qual é o volume proposto do reservatório de água de reúso e do reservatório de captação de água de chuva?

2.1 Quais são os objetivos principais da norma NBR 5626

A norma NBR 5626 que fixa as exigências e os critérios para projetar as instalações prediais de água fria, sempre atentando as condições técnicas mínimas de higiene, economia, segurança, e conforto aos usuários. Segundo esta norma existe uma forma para se definir o tamanho certo dos reservatórios inferior e superior.

A caixa d’água tem como função principal de servir como um reservatório para dois dias de consumo, devido à preocupações que venham a surgir como falta no abastecimento de água. O reservatório inferior deve ser 3/5 e o superior 2/5 do total de consumo para este dado período, no caso de prédios deve se acrescentar cerca de 15 a 20% desse total para um eventual caso de incêndio.

2.2 Quais as relações diretas e indiretas dos assuntos de hidrostática e hidrodinâmica com a norma NBR 5626.

A hidrostática está relacionada diretamente com a norma NBR 5626, quanto à capacidade de armazenamento, dos reservatórios, assim como a pressão exercida pela massa de água e pressão atmosférica.

Relacionada a norma NBR 5626, a hidrodinâmica está relacionada devido ao nível de pressão que a caixa d’água sofre devido à altura onde se localiza e também à sua força gravitacional. Deste modo, a água irá apresentar um deslocamento no qual este terá uma velocidade aumentada.

  1. Qual é o consumo diário de água total do condomínio sem reuso de água cinza e água de chuva?
  • 10 edifícios, com 8 andares, 2 aptos por andar, com 3 dormitórios, garagem subterrânea.
  • Média de 4 pessoas por apto.
  • Consumo de água nos aptos de 150L/hab/dia
  • Área de jardinagem comum ao condomínio com 1000m².

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

A estimativa de consumo diário é dada pela Norma NBR-5626 através de duas tabelas aonde se encontra o consumo diário de m² da área de jardinagem.

2. Serviço público

Edifícios de escritório por ocupante efetivo (50) a (80)

Escolas, internatos per capita (150) Escolas, externatos por aluno (50) Escolas, semi-internatos por aluno (100).

Hospitais e postos de saúde por leito (250).

Hotéis com cozinha e lavanderia por hóspede (250) a (350).

Hotéis sem cozinha e lavanderia por hóspede (120).

Lavanderias por kg de roupa seca (30).

Quartéis por soldado (150) Cavalariças por cavalo (100) Restaurantes por refeição (25) Mercados por m2 de área (5)

Garagens e postos de serviços por automóvel (100).

Rega de jardins por m2 de área (1,5) Cinemas e teatros por lugar(2) Igrejas por lugar (2) Ambulatórios per capita (25) Creches per capita (50).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (561.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com