TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estacionamento Sustentável

Por:   •  14/2/2020  •  Monografia  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA

PROJETO: MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM ESTACIONAMENTO AUTOMOTIVO POR MEIO DE PROJETOS DE ENGENHARIA

Orientador: Profº Julio Oliveira, Msc

Rio de Janeiro

Maio/2015

  1. RESUMO:

O trabalho apresentado está dividido em três subprojetos. i) um sistema de plataformas metálicas deslizantes, ii) um sistema de captação e reuso das águas de chuvas para ser utilizada no lava-jato, iii) um sistema de geração de energia através de uma fonte limpa e renovável, tendo como objetivo geral proporcionar uma maior disponibilidade de vagas de garagens, e também a implantar processos sustentáveis e ecológicos, com o intuito de proteger os recursos naturais e o meio ambiente. Foram revisadas bibliografia sobre estacionamento, legislação de reuso de águas e projetos sustentáveis de água e energia. Foram feitos projetos de engenharia, descrição dos processos a serem adotados para a implantação e os estudos de viabilidades econômica. Constatou-se que é possível a realização dos subprojetos, demonstrando a redução dos custos de energia e água, bem como, o aumento do faturamento baseado no acréscimo de vagas disponíveis de garagens no estacionamento.

  1. POSICIONAMENTO DO PROJETO NO CONTEXTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO:

Um estacionamento, seja ele público ou privado, é um componente muito importante do sistema de transportes, dependendo das suas características (nível e tipo de oferta), ele possui um impacto significativo no meio ambiente ou na qualidade de vida urbana.

Neste caso, uma política de estacionamento coerente deverá ser sempre um componente fundamental de qualquer política de mobilidade urbana, uma vez que, os automóveis passam mais tempo imobilizados, ocupando espaços públicos ou privados, do que em movimento.

No início ou no fim de cada viagem é necessário dispor de um local próprio para estacionar, o que nem sempre é fácil, principalmente em áreas urbanas.

Os estacionamentos são uma resposta à crescente taxa de veículos nas ruas, conforme está demonstrado na Tabela 1 abaixo, provocando, consequentemente, uma grande procura por vagas nos estacionamentos.

Tabela 1 - Consumo de carros no Brasil (milhões)

Pais

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

Brasil

3,7

3,9

4,4

4,8

5,2

5,4

5,6

5,8

Fonte: KPMG, Revista Parking Brasil, Dez/2013, p.26

Porém, hoje não basta apenas procurar dar respostas às necessidades de lugares nos estacionamentos, apenas com o aumento do número de vagas. Um novo paradigma exige que empreendimentos dessa natureza tenham melhores práticas de gestão dos recursos renováveis, bem como de controle dos resíduos produzidos, traduzindo-se assim na redução dos impactos ambientais causados pelas suas atividades. Em busca do desenvolvimento dessas práticas e ao mesmo tempo do fortalecimento dos seus negócios, as empresas estão despertando cada vez mais para a sustentabilidade.

  1. DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PROJETO:

O presente tem como objetivo geral a implantação de projetos de engenharia, que visem não só um melhor atendimento aos clientes, mais também a implantação processos sustentáveis e ecológicos, com o intuito de proteger os recursos naturais e o meio ambiente, por meio de sistemas integrados de vagas de garagens, captação e reuso das águas de chuvas e do processo de lavagem dos veículos e geração de energia limpa.

  1. Objetivos específicos

Os objetivos específicos do projeto são os que se seguem:

  • Fazer levantamento bibliográfico;
  • Contextualizar o cenário brasileiro referente à demanda de carros e oferta de estacionamentos;
  • Implantar o sistema de transporte de carros através de plataformas metálicas;
  • Implantar o sistema de captação de águas de chuvas e reuso da água da lavagem dos carros;
  • Implantar um sistema de utilização de energia renovável e limpa com a utilização de microturbina de geração de energia.

  1. Benefícios do projeto

Os benefícios do projeto são:

  • Aumentar a capacidade das vagas de garagens, através da implantação de plataformas metálicas sobre trilhos para a manobra dos veículos, diminuindo assim o espaçamento entre os veículos e utilizando melhor a área disponível para estacionamento;
  • Aproveitamento das águas de chuvas, para reutilização no processo de lavagem dos veículos, através de calhas, canaletas de piso e reservatórios, reduzindo custo e eliminando o desperdício do uso da água potável fornecida pela distribuidora pública;
  • Geração de energia limpa, através da implantação de microturbina geradora adaptada na entrada da tubulação de água potável, produzindo assim a redução dos custos.
  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto será composto de três subprojetos, conforme está mostrado na Figura 1, sendo: (i) subprojeto destinado à implantação de um sistema de plataformas metálicas sobre trilhos para a movimentação horizontal dos veículos; (ii) subprojeto que visa a captação e utilização das águas de chuvas, bem como, a reutilização das águas do processo de lavagem dos carros, com a implantação de um sistema de coleta de calhas, canaletas e reservatórios, provendo assim a autossuficiência do estacionamento; (iii) a implantação do subprojeto que visa o uso de fonte alternativa e limpa de geração de energia com a implantação de um sistema de microturbina geradora de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (897.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com