TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Uso do Multímetro

Por:   •  1/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Complementar

Para se medir tensão máxima, a corrente elétrica e a resistência elétrica, é comum utilizar o multiteste (multímetro), porém é necessário conhecer o básico do instrumento de medida. Abaixo estão representados 9 multímetros com escalas corretas e inapropriadas para a medição efetuada. Para o multímetro em na escala correta, faça a leitura e coloque o tipo de medida que está sendo realizada e sua precisão, para os multímetros em escala inapropriada, explique o porquê está aparecendo esta leitura e o que deverá ser feito para realizar a leitura corretamente.

• Primeiro conjunto de multímetros: (VOLTÍMETRO)

A – Escala correta. A medida encontrada está abaixo da escala escolhida, porém não tão distante da mesma, sendo assim uma medida com boa precisão. À medida que foi feita é de diferença de potencial e vale 17,03V com erro de ± 0,01V numa escala de 20V.

B – Escala incorreta. A escala escolhida é muito alta, de que forma que a medida apresenta um erro muito grande em relação ao seu valor. Deve-se fazer testes com medidas inferiores como por exemplo 2000mV para que se diminua o erro. É uma medida de diferença de potencial com o valor de 0,08V na escala de 20V e com o erro de ± 0,01V.

C – Escala incorreta. Quando o voltímetro apresenta o dígito 1 no canto esquerda significa que a escala está errada e o potencial a ser medido está superior à escala utilizada. Poderá queimar o equipamento. Deve-se desligar rapidamente o circuito ou retirar o multímetro do circuito. Coloque na escala apropriada, que seja superior à da fonte para iniciar uma nova medida. Foi feita uma medida de diferença de potencial com escala de 20V.

• Segundo conjunto de multímetros: (AMPERÍMETRO)

A – Escala correta. A medida encontrada está próxima da escala escolhida de maneira que se obteve a melhor precisão, a leitura foi feita para medir a intensidade do fluxo da corrente elétrica e mede -146,7µA com erro de ± 0,1µA numa escala de 200µA. Entretanto a medida apresenta valor negativo o que indica que ouve uma inversão das ligações das pontas de prova em relação ao circuito. Para resolver basta inverter as pontas e refazer a leitura.

B – Deve-se realizar alguns testes para conferir o resultado, a leitura foi feita para medir intensidade do fluxo da corrente numa escala de 200µA e apresenta erro de ± 0,1µA. Quando a medida for nula pode significar que o resultado realmente é nulo ou que o fusível do multímetro está queimado ou a escala selecionada é muito grande ou o circuito está desconectado (fio cortado ou mau contato). Deve analisar cada um dos casos afim de encontrar o resultado correto.

C – Escala incorreta. Quando o amperímetro apresenta o dígito 1 no canto esquerda significa que a escala é muito pequena em relação a corrente elétrica o que pode resultar na queima do aparelho. Deve-se desligar rapidamente o circuito ou retirar o multímetro e refazer as medições começando da maior escala até a que o resultado fique mais preciso.

• Terceiro conjunto de multímetros: (OHMÍMETRO)

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com