TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Experimento Como Apoio a Aprendizagem

Por:   •  22/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de TCC

TÍTULO DO PROJETO:

O USO DE EXPERIMENTOS COMO APOIO A APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM COM FOCO EM ONDAS E TERMODINAMICA.

ALUNO: WENDERSON BARROS PEREIRA

ORIENTADOR: GISLENE MICARLA BORGES DE LIMA

1.  INTRODUÇÃO (MÁXIMO DE 200 PALAVRAS)

É notório que desde sua implementação, a física como matéria curricular traz consigo paradigmas de dificuldade que constantemente se revelam por meio dos elevados índices de evasão e reprovação além de notas baixas. Todavia algumas escolas e universidades, afim de reverter ou amenizar tais prerrogativas lecionam aulas laboratoriais com foco em experimentos que fazem referência as aulas teóricas e de fato trazem resultados bem satisfatórios que puderam ser comprovados por pesquisadores [1]. O problema trivial é que na maioria das vezes estes não são suficientes ou não apresentam o grau de compreensão desejado para o referencial teórico adotado, os motivos são os mais diversos possíveis como por exemplo: a falta de espaço físico na instituição de ensino associado a falta de equipamentos adequados, o déficit de tempo por parte do próprio corpo docente na elaboração dos experimentos, dentre diversos outros fatores. Acontece que não precisa ser tão difícil, pois o advento da tecnologia bem como a facilidade de obtenção de materiais traz consigo uma nova perspectiva que pode ser difundida com muita facilidade sem precisar de equipamentos caríssimos e de difícil manuseio. Para atestar este fato será utilizado a vertente da física cujo componente curricular denomina-se como “Ondas e Termodinâmica”.

2.  DESCRIÇÃO DO PROBLEMA ABORDADO (MÁXIMO DE 400 PALAVRAS)

Problemas como a falta de compreensão de assuntos, dificuldade de interpretação, problemas com a matemática básica e conceitos fundamentais da física fazem do corpo discente brasileiro um dos menos efetivos quando comparado com outros países. O programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) traz consigo esta realidade com resultados bem ruins acerca do desempenho de alunos brasileiros até 15 anos na área da ciência que por sua vez implicam em impactos diretos a forma com que estes absorvem informações nas etapas seguintes de seus desenvolvimentos acadêmicos (Ensino médio e superior). Para, Zulma e Daniel (2015, p59): (...) “as habilidades necessárias para o desenvolvimento do espírito investigativo nos alunos, não estão associadas a laboratórios modernos e equipamentos sofisticados. Em muitos momentos, experimentos simples, com materiais e lugares alternativos, podem levar o aluno a importantes descobertas” é este pensamento interliga o presente trabalho a sua principal problemática que permeia a temática escolhida que por sua vez é oriunda da idealização de uma questão base. que neste caso se trata do seguinte: “É possível elaborar experimentos de forma simplificada, dinâmica e sem altos custos para que apresentem o mesmo grau de absorção de conteúdo que os tradicionais?” Além disso, os resultados antes e depois da aplicação do questionário são satisfatório e viabilizam a realização do projeto em larga escala?

3.  OBJETIVOS (MÁXIMO DE 150 PALAVRAS)

Objetivo Geral: Investigar e/ou comprovar a eficácia da utilização de experimentos de baixo custo na complementação do ensino teórico da disciplina “Ondas e termodinâmica”.

Objetivos Específicos: (i) Trazer à tona uma breve explicação teórica dos assuntos de ondas e termodinâmica através de revisões, (ii) utilizar questões do exame do nacional do ensino médio (ENEM) como base avaliativa de proficiência.  (III) Analise dos resultados antes e depois da aplicação do formulário de sondagem.

 4. METODOLOGIA (MÁXIMO DE 200 PALAVRAS): 

A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a de pesquisa-ação, que se caracteriza como um estudo que acontece em um determinado espaço, como por exemplo, em uma sala de aula, e quando encontra-se diante de um problema no qual busca-se compreendê-lo e solucioná-lo eficientemente. Neste tipo de estudo, o observador pode ser também um participante assíduo na obtenção da solução do problema em questão (LUDKE; ANDRÉ, 2013).

Adicionalmente, para embasar de forma teórica as questões escolhidas e ministradas, foram base o banco de questões do ENEM, com o objetivo de coletar questões coesas e bem elaboradas.

Como mecanismo avaliativo, aplicou-se dois questionários em fases distintas da aplicação do projeto, o primeiro deve ser aplicado em sua fase inicial, a fim de realizar um teste diagnóstico dos alunos participantes, de forma a entender o nível de conhecimento preexistente com relação aos assuntos de ondas e termodinâmica (ver APÊNDICE “X”), e o segundo deverá ser aplicado na fase final do projeto, com o propósito de realizar uma avaliação de possível desenvolvimento.

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: 

Quadro:

Quadro 01 - Cronograma inicial para o desenvolvimento do TCC

CRONOGRAMA

Mês 01

Mês 02

Mês 03

Mês 04

Mês 05

Definição do tema

X

X

Definição dos objetivos e problema de pesquisa

X

X

Levantamento bibliográfico

X

X

X

X

X

X

Aplicação e Implementação dos Métodos

X

X

X

X

Análise de Resultados

X

X

X

X

X

Conclusões

X

X

Envio para a banca

X

Defesa

X

Fonte: Elaborado pelo autor.

6.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

[1] Moraes, A. M. e Moraes, I. J. (2000). “A avaliação conceitual de força e movimento”. Rev. Bras. Ens. Fıs., 22 (2): 232-246

De Freitas, Zulma Elizabete; Klug, Daniel (2015). A função da experimentação no ensino de ciências e matemática: uma análise das concepções de professores. Revista de Educação, Ciências e Mathematics, 5(3), pp. 57-68

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com