TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO DIDÁTICO SOBRE O USO DO APLICATIVO PLICKERS PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO

Por:   •  7/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

EXPERIMENTO DIDÁTICO SOBRE O USO DO APLICATIVO PLICKERS PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO

FILHO, Júlio Cesar Medeiros.

Orientador: BADIN, Neiva Terezinha.

Instituição participante: Instituto Federal Catarinense – Camboriú – SC.

INTRODUÇÃO

        Este trabalho refere-se à disciplina de Estágio Supervisionado IV, o qual conta com um experimento didático aplicado no mesmo instituto que o curso de Licenciatura em Matemática do qual o acadêmico cursa, no município de Camboriú, e relatado neste documento. O experimento didático foi aplicado pelo acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, e foi orientado pela professora Neiva Terezinha Badin, porém, este relato irá abranger apenas a aula em que o acadêmico utiliza o aplicativo.

        O experimento didático foi aplicado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, tendo como a turma IA17 selecionada para a aplicação do mesmo. A turma possui um total de 35 (trinta e cinco) alunos, com uma faixa etária variando entre 15 (quinze) anos de idade a 17 (dezessete) anos de idade.

        O experimento contou com quatro etapas, sendo elas: observações, planejamento, aplicação e análise dos dados recolhidos durante o processo de aplicação.

        O período de observação teve uma duração de 22 (vinte e duas) horas, no qual o acadêmico deveria observar algumas turmas e selecionar uma para aplicação do experimento. A turma escolhida foi a IA17 pois, durante as observações, o acadêmico percebeu que era uma turma que tinha interesse em participar e aprender. Durante o período de observação, foi notado que a turma tinha um ótimo nível matemática, demonstrando facilidade no aprendizado e domínio dos conceitos básicos da matemática. Após selecionar a turma, o acadêmico partiu para a etapa de planejamento.

        Nesta etapa, o acadêmico planejou um conjunto de 5 aulas com duração de uma hora cada, contando com o tema: Probabilidade. A escolha do tema foi devido ao fato de terem visto Análise Combinatória pouco antes do início do experimento, então, o acadêmico optou por continuar a sequência didática, que trabalharia Probabilidade.

        O experimento tem como objetivo preparar os acadêmicos para o momento em que começarem a atuar, fazendo-os aliar o teórico ao prático, além de proporcionar um aprendizado diferenciado e proveitoso para os alunos da turma escolhida.

CAMINHOS METODOLÓGICOS, RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Foi observado e percebido, durante o período de observações, que o nível matemático da turma era muito bom, então, as questões utilizadas tiveram um foco similar ao dos alunos, no caso os vestibulares.

        Vale lembrar que antes da aplicação do Plickers com os alunos, o acadêmico em questão já havia tido três aulas com eles tratando o tema de probabilidade. O assunto foi trabalhado sem o uso de fórmulas, tendo como objetivo estimular o raciocínio lógico e aprendizagem do tema, e não os fazendo ficarem presos a fórmulas.

        A aula de aplicação do Plickers se deu no quarto encontro do experimento didático.

APLICAÇÃO DO EXPERIMENTO

        O acadêmico iniciou a aula explicando aos alunos que seria uma aula de resolução de exercícios, porém neste o aplicativo plickers seria utilizado para facilitar a obtenção de respostas dos alunos.

        Plickers é um aplicativo para auxiliar professores no ambiente escolar para trabalhar com seus alunos exercícios de uma forma diferenciada. O aplicativo plickers deve ser instalado pelo professor em seu smartphone e ter a aplicação aberta em seu notebook ou computador. Uma conta deve ser criada pelo professor para registrar alunos, exercícios e as notas dos alunos. Vale lembrar que é necessário acesso à internet durante a aplicação do Plickers para obter os dados em tempo real e permitir o acompanhamento por parte dos alunos durante a aula.

        O aplicativo Plickers é dividido em três partes: preparo do aplicativo, aplicação e a obtenção dos resultados.

Preparo do aplicativo

        O preparo do aplicativo funciona da seguinte forma: O acadêmico deve ter, antes da aula iniciar, o nome de todos os alunos da turma para os registrar no aplicativo. Além disto, o acadêmico deve registrar as questões que serão trabalhadas e suas alternativas a, b, c e d, podendo somente ter uma correta. Nesta aula em questão, o acadêmico registrou 15 questões que trabalham o tema de Probabilidade.

        O registro dos alunos se deve ao fato do aplicativo gerar um número para cada aluno, como mostra a figura abaixo.

Figura 1

[pic 2]

Fonte: Edgar Costa – Plickers.

        Após as questões e os alunos terem sido registrados, o acadêmico deve imprimir os cards para aplicação do Plickers. Os cards são numerados de acordo com a sua necessidade, e possuem um código distinto para cada número, como podemos observar na seguinte figura:

Figura 2

[pic 3]

Fonte: Edgar Costa – Cards para o aplicativo Plickers.

        Cada aluno receberá um card com o número referente ao seu registro feito pelo professor no aplicativo. O primeiro aluno registrado receberá o card 1, o segundo aluno registrado receberá o card 2, e assim por diante até que todos os alunos recebam seus cards.

Aplicação

        A aplicação do Plickers é simples e consiste no professor conectar seu smartphone e notebook/computador na internet wifi ou pela rede móvel. Após feita a conexão da internet, o acadêmico abrirá o aplicativo em ambos aparelhos.

        Em seguida, o professor conectará seu notebook/computador em um data show para os alunos acompanharem as questões e os resultados (em porcentagem) da quantidade de alunos que acertam a questão.

        Por fim, para darmos início a aplicação do Plickers, o professor deve entregar os cards enumerados para os alunos e instruir ele a usarem o card na hora das respostas.

        Inicia-se o uso do aplicativo quando o professor emite, no data, show os exercícios e suas alternativas (o aplicativo utilizado pelo notebook/computador conectado em um data show fornece). Os alunos devem calcular e utilizarem os cards para responderem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (266 Kb)   docx (125.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com