TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento de Tesengridade Estrutural

Por:   •  16/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

engenharia civil – 2º ano branco

mecânica geral

prof.: samuell aquino

tde 03

Confecção de uma estrutura suspensa flutuante através da Tensegridade.

juazeiro do norte - ce

2023

TOBIAS OLIVEIRA DE SOUZA

tde 03

Confecção de uma estrutura suspensa flutuante através da Tensegridade.

Natureza: Terceiro TDE da disciplina de Mecânica Geral, entregue como critério para nota parcial da disciplina, ministrada no Centro Universitário Paraíso, no bacharelado de engenharia civil.

Prof. Samuell Aquino.

juazeiro do norte - ce

2023

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        METODOLOGIA        5

3        RESULTADOS        8

4        CONCLUSÃO        9

5        REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão visa apresentar a integridade tensional de uma estrutura, que visa as forças de tração e compressão da estrutura para que ela se torne estável e resistente através da sua tensegridade ou integridade estrutural.

Em mecânica e em biomecânica, tensegridade ou integridade tensional é uma propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, de forma a proporcionar-lhes estabilidade e resistência.

Tensegridade é a designação dada ao padrão que pode resultar de uma relação de mútuo incremento entre forças contrárias (tração e compressão). Enquanto a tração (puxar) é contínua, a compressão (empurrar) é descontínua. Em um sistema de tensegridade deste género, a tração e a compressão equilibram-se num círculo vetorial fechado onde os vários elementos do sistema se solidarizam com o fim de aumentar a estabilidade estrutural, mantendo-a.

[pic 2]

Forças atuantes na estrutura

[pic 3]

Estrutura suspensa em equilíbrio através da Tensegridade.

Nesse sentido, as forças aplicadas de tração e de compressão elas se colocam em equilíbrio estrutural fazendo que a estrutura se torne suspensa.

O experimento de escolha foi baseado em uma estrutura de palitos com 4 cabos ligados a cada extremidade da estrutura na parte de cima e na parte de baixo, contudo, a muitos outros exemplos da presença de tensegridade em estruturas como as estruturas de em arco produzidas por K. Snelson em 2001.

[pic 4]

  1. METODOLOGIA

As etapas de desenvolvimento do experimento e a base teórica utilizada para a modelagem e execução estarão dispostas ao logo dos tópicos a seguir.

Materiais utilizados:

Palitos de picolé

Linha ‘’zero ‘’

Super Cola

Estilete  

Broca pequena de furadeira

A partir desses materiais obtidos foi construído duas estruturas idênticas com três palitos de picolé unidos entre si para ser as duas bases da estrutura.

[pic 5]

Após secar as duas partes, separei dois palitos e fiz um buraco com a broca da furadeira na extremidade deles e utilizei o estilete para cortar uma das pontas dos palitos para que eles diminuíssem o seu tamanho e se tornasse mais fácil de colar nas duas estruturas que estavam feitas. Após isto unir um dos palitos no vértice do triângulo da primeira estrutura e apliquei a super cola, e com a outra estrutura unir o segundo palito no ponto médio do palito oposto a um dos vértices do triângulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com