TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme A Meta

Por:   •  4/10/2020  •  Resenha  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Questões

1 – Quais os problemas encontrados na empresa?

Os pedidos da empresa estão atrasados, inclusive o pedido de um grande cliente que está atrasado por mais de 3 semanas. Outra coisa é que a empresa possui recursos, porém estão sendo mal administrados, está perdendo dinheiro. Apesar da compra de novos robôs, o lucro da empresa não aumentou e também não diminuiu os custos. Depois de uma análise mais aprofundada descobriram que o gargalo era a máquina NCX10. E no final percebem que na verdade o problema estava em toda fabricação, pois eles produziam peças que não vendiam com tanta frequência.

2 - Diferencie objetivos de metas?

A meta de uma empresa com fins lucrativos deve ser a de "ganhar dinheiro" tanto no presente como no futuro. Essa abordagem não conflita com os objetivos da empresa, que deve ser definida pelos seus proprietários, já que a lucratividade é condição necessária à sobrevivência de qualquer negócio, o que garante sua continuidade

3 - Disserte sobre o conceito de produtividade apresentado?

“A produtividade é o ato de fazer uma empresa ficar mais próxima de sua meta” (Goldratt, 1997, p.37)

O livro traz o conceito da melhoria contínua, onde o processo deve ser sempre analisado e aplicar melhorias em busca da maximização dos resultados da empresa, buscando formas de avaliar como as decisões no método produtivo afetam o lucro da empresa.

Em muitos casos, as empresas confundem produtividade com ter maior número de pessoal e tecnologia de ponta. Porém em grande parte dos casos uma reengenharia do processo produtivo, entendendo onde este pode ser melhorado, diminuindo os gargalos existentes, faz com que se tenha um aumento na produtividade.

A melhoria contínua, está de fato em permitir que os profissionais tenham meios para tomar decisões mais efetivas, sejam coesos em suas ações e resolvam os problemas cotidianos mesmo em situações desfavoráveis. Para isso, hoje, ouvir a equipe de trabalho e conhecer o processo produtivo é fundamental.

O livro A Meta mostra que toda empresa possui barreiras para o alcance de suas metas. Contudo, para que tenha sucesso em seu alcance ela deve gerenciar estes problemas de forma mais assertiva, obtendo assim melhores resultados e crescimento contínuo.

4 – Explique o que é um gargalo e faça uma síntese explicativa da metodologia de melhoria da produtividade, e das ações tomadas em cada passo.

Um gargalo é uma etapa da produção em que a demanda é superior à sua capacidade de realização, sendo portanto a limitante no fluxo da produção.

A melhoria da produtividade se dá em algumas etapas. São elas:

I- Identificar o gargalo: Momento em que se deve identificar quais as restrições no processo, ou melhor, quais os limitantes no fluxo geral do sistema;

II- Decidir como explorá-los: Deve-se escolher a melhor maneira de tratar esse gargalo. Pode ser um aumento de capacidade na produção ou até mesmo otimização de um processo de entrega;

III- Subordinar outras decisões: Todas as medidas tomadas para otimizar processos não restritivos não representam ganho de produtividade do sistema. Portanto os gargalos devem ser prioridade;

IV- Elevar as restrições: As restrições devem ser minimizadas ou eliminadas. Caso não seja possível, deve-se direcionar mais recursos nessa direção para que o gargalo seja mudado e então outra etapa passará a ser prioridade.

V- Recomeçar o processo: Após a aplicação dos passos anteriores, o processo deve ser recomeçado para a otimização de novos gargalos.

5 - Como identificar os gargalos no sistema produtivo? 

É possível se verificar e identificar gargalos em algumas etapas do processo:

  • Logo no início do processo de produção. Se quantidade de matéria prima que entra (input) não está chegando ao fim do processo (output) na quantidade de produtos que precisa produzir há um gargalo que pode gerar maior maior ociosidade, já que uma etapa depende da outra.

  • Mapear o processo é fundamental. O ponto fundamental é conhecer o seu processo produtivo. Cada uma das etapas, os insumos que requer, as máquinas que envolve e os funcionários que atuam. Ao mapear passo a passo, desde a compra das matérias-primas até a entrega ao cliente, certamente vai ser identificado pontos de melhoria.

6- Como as empresas podem aumentar os seus lucros?

O lucro é um dos pilares essenciais que ajudam qualquer negócio a sobreviver e está associado a quase todas as áreas da empresa. Existem vários meios de aumentar os lucros, alguns que podem ser citados:

  • Ter controle sobre as despesas. Manter o domínio sobre o orçamento de todos os setores é primordial para a saúde financeira de qualquer organização. No início, esse levantamento significa muito trabalho, mas depois será uma ferramenta incrível para aumentar o faturamento.
  • Reduza gastos. Diminuir gastos ajuda a melhorar o preço do produto e deixá-lo mais competitivo com o mercado.
  • Aumentar o mix de produtos. Essa é uma oportunidade para aumentar o lucro da empresa. Se já tem uma marca consolidada no mercado, tem expertise nas negociações do ramo e já sabe as carências do setor, pode ser uma boa ideia aumentar o mix de produtos.
  • Ter um diferencial. Empresas que têm um diferencial de mercado têm muito mais chances de se destacar e, assim, conseguir mais clientes. Por mais que se tenha confiança no negócio, é preciso ter bom senso e avaliar o que pode se entregar a mais para o seu cliente além da qualidade do produto ou serviço.

7 - A partir desta lista de componentes de um sistema produtivo: projetos, matéria prima, processos, produtos (qualidade, perdas, etc), negócio, visão, estratégia, gestão, planejamento/programação (ordens de produção, prazos, acompanhamento, controle, etc), pessoas, mercado, cliente, acionistas, sindicato, estado, etc e, auxiliados pelo filme e o texto em pdf desenvolva um parágrafo mostrando como uma organização opera/funciona?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (451.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com