TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxograma e requisitos para se fritar um ovo

Por:   •  6/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  2.130 Visualizações

Página 1 de 4

Folha de Exercício

INF - Informática

Nome do Colaborador:

NILTON DEFENDI

Descrição do exercício:

Exercício Proposto

Deve ser desenvolvida a visão lógica e elaborado um fluxograma de atividades/processo referente a execução da seguinte atividade:

  • Fritar um ovo

Requisitos e Expectativas

A necessidade de ingestão de comida pode significar não apenas um desejo, mas sim um aviso de seu organismo para a falta de algum nutriente importante à saúde. Quando se busca fritar um ovo, deve-se antes de mais nada verificar qual a real necessidade fisiológica do executor e se este realmente está com fome, atendendo o ovo suas expectativas e desejos.

Após a comprovação da vontade por um ovo frito, deve-se verificar se o executor possui os utensílios e insumos necessários para execução desta manobra (relacionados abaixo) e em caso da falta de algum material, os mesmos devem ser providenciados antes do início da execução do ovo frito.  

Utensílios para execução do ovo frito:

  • Fogão
  • Frigideira
  • Garfo ou colher
  • Recipiente para armazenamento da clara e gema
  • Prato
  • Escumadeira, espátula ou equivalente

Insumos para execução do ovo frito:

  • Óleo de cozinha
  • Ovo de galinha, de pata, de gansa, de qualquer bicho ou equivalente;
  • Sal

Após a garantia de que se possui todos os insumos e equipamentos, deve-se dar continuidade ao processo de execução do ovo frito pela verificação do fogão, analisando se o mesmo está limpo e pronto para realização da manobra. Em seguida, deve-se ligar o fogão e verificar também se a frigideira se encontra limpa e seca.

Deve-se então, colocar na frigideira um “filete” de óleo de cozinha, quantidade suficiente para cobrir suavemente a área útil do fundo. Deve-se acompanhar este processo de modo a garantir que o óleo já está quente, fato que é comprovado pelo início da borbulha e respingamento do insumo dentro da frigideira.

Agora com a frigideira já “untada” e bem aquecida, o executor deve focar na preparação do ovo para imersão da clara e gema no utensílio. Neste processo, deve ser realizada a manobra de separação do ovo da casca, e verificação se o mesmo está próprio para consumo. Atividades descritas com mais riqueza a seguir:

  • A separação do ovo da casca, se inicia com o auxílio de um garfo ou colher, utilizado na execução de leves batidas no corpo do ovo, fazendo com que a força cinética gere um leve rompimento da casca (leve marcas de rompimento, e não a ruptura total da mesma!!).

Após isso, deve-se segurar o ovo com as duas mãos sobre o recipiente que receberá o conteúdo, com a certificação de que o ovo está apoiado sobre os dedos e com as marcas de rompimento para cima (local onde deve ser encaixado os polegares para abertura do ovo).

Posteriormente, deve-se forçar levemente os polegares nas rupturas da casca e virar as mãos 180º, fazendo com que estas cheguem na direção da frigideira. Finalmente, afaste os polegares um do outro, abrindo a casca e libertando a clara e a gema.

  • Para verificação do teste de qualidade, deve ser realizada uma avaliação sensorial de alimentos a partir da cor, textura visual e odor, estes obedecendo os requisitos abaixo para aprovação de início do processo de fritura:
  1. O ovo deve respeitar as texturas visuais de um alimento apropriado para consumo, sendo sua gema da cor amarela “ouro” e sua clara incolor (Conforme figura abaixo):

[pic 3]

Figura 1 - Textura aceitáveis de um ovo

  1. O ovo deve respeitar os odores de um alimento apropriado para consumo, sendo este cheiro brando e sem resquícios de elementos “azedos”.

Após finalização do processo de separação da clara e da gema da casca e obtenção da aprovação do processo de qualidade, deve-se finalmente despejar a clara e a gema sobre o óleo de cozinha.

O processo de fritura já se encontra em andamento, mas após 30 segundos de seu início, deve-se polvilhar o sal (como recomendação básica, sugiro que inicialmente sejam adicionadas quantidades pequenas de sal, e aumentando o mesmo aos poucos, pois cada organismo possui uma reação diferente a esse tipo de substancia) sobre o ovo.

Nesta etapa deve ser decidido se o executor quer um ovo com gema dura ou mole, se a opção escolhida foi a gema mole, deve-se retirar o ovo 50 segundos após a pitada de sal, caso a escolha pela gema dura, deve-se retirar o ovo após 90 segundos.

O ovo agora já frito, deve ser colocado com o auxílio de uma escumadeira em um prato, o fogo apagado e o prato servido.

Se o sucesso na execução do ovo não foi obtido na primeira ou nas primeiras vezes, não desanime, deve-se continuar praticando, não se esquecendo principalmente das medidas de qualidade e segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com