TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 13

  1. INTRODUÇÃO

 Em razão do alto nível de competitividade, as organizações são instigadas a manter um desenvolvimento contínuo se adequando ás mudanças do mercado mundial. Diante dessa realidade, o sistema de produção é aplicado na organização dos processos/operações, diminuindo os desperdícios e aumentando a produtividade.

Neste cenário a prestação de serviços é responsável pela maior parcela da economia global. Segundo Gasparetto (2012), professor da Universidade Gama Filho, “a prestação de serviços no Brasil é responsável por aproximadamente 60% do PIB e por empregar um grande número de pessoas no nosso país, entretanto há uma grande carência na incorporação de medidas que possam tornar compatível a qualidade e a importância dos serviços”.

As academias fitness, como prestadoras de serviço, tem apresentado um crescimento considerável, aproveitando a propagação da busca pela qualidade de vida e pela adequação ao “novo padrão de beleza”. Fatores como atendimento, localização, qualidade, estrutura se tornam o diferencial na concorrência desse ramo, fazendo com que as empresas que não se adequam a estes padrões tornem-se ultrapassadas, perdendo espaço no mercado.  

Por ser um ramo em que há bastante exposição do corpo, muitas mulheres sentem-se desconfortáveis em se expor em academias mistas, diante disto, fez-se necessária a criação de academias exclusivas para o público feminino. Como é o caso da academia Aquarius Fêmina em Redenção no Pará, foco deste estudo de caso.

  1. SISTEMA DE PRODUÇÃO

Geralmente a mística que rodeia produtos/serviços finalizados nos deixa fascinados com sua complexidade, mas o que não sabemos é a tecnologia que há por trás da indústria que o fabrica. Para chegar ao seu estágio final são necessárias inúmeras etapas, que devem ser organizadas de maneira coerente, formando assim um sistema de produção que se adequa a realidade de cada empresa.  

 Sistema de produção é definido por Chiavenato (2004) como “a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção adotando uma lógica entre todas as etapas do processo produtivo”. Para que o sistema de produção funcione, falhas devem ser identificadas e resolvidas, minimizando os desperdícios e aumentando a produtividade da empresa.

Assim os principais componentes do sistema de produção dividem-se em:

  1. Entradas: Também chamadas de input ou insumos, que reúne tudo o que é necessário para que o sistema funcione. Exemplo, matéria-prima, mão-de-obra, energia, informação.
  2. Saídas: Ou outputs, é o resultado final do processo após a junção de todos os input’s.
  3. Processamento: é a transformação do insumo no produto final desde o primeiro até o ultimo estagio da produção, é basicamente todo processo interno do sistema de produção.

Os sistemas podem se dividir em muitos outros subsistemas, onde de acordo com Chiavenato (2004) A empresa – como um sistema - depende de vários fornecedores para garantir suas entradas e depende também dos clientes e consumidores para garantir suas saídas.

Figura 1: Ilustrando de forma simplificada o modelo de transformação. Fonte: Adaptado de

Slack, Chambers, Johnston (2002).

  1. SISTEMA DE PRODUÇÃO APLICADO A SERVIÇOS

De acordo com Churchill e Peter (2000), os serviços são distintos dos produtos pelas seguintes características; não são estocáveis, não podem ser separados da pessoa que os fornece, envolvem uma relação contínua com o cliente, ocorrem com maior envolvimento do cliente no processo produtivo, são intangíveis, não são uniformes no resultado final.

Os clientes possuem uma avaliação subjetiva desses serviços, visto que não podem ser tocados, provados, estocados e são consumidos ao mesmo tempo em que são produzidos. Uma dificuldade da produção de serviços é a falta de padronização, sendo que serviços que possuem muitas variações são executados de formas diferentes, não conseguindo agradar todo seu público alvo. Além desse serviço não poder ser testado antes de entrar no mercado sendo sujeito a alterações para sua melhoria.

A prestação de serviços pode ser comparada com o setor de manufatura, porque consistem em uma estrutura de gerenciamento que necessita de inovação contínua. O cliente procura resultados, satisfação e eficiência, não obtendo esses objetivos, a empresa perde o cliente para a concorrência. Por isso as organizações precisam se adequar as necessidades dos clientes e implantar melhorias para adquirir qualidade na prestação de serviço, e assim conquistar a confiabilidade do seu público.

Serviços são atividades econômicas que produzem um lugar, tempo, forma ou utilidade psicológica para o consumidor CHIAVENATO (2014). No ramo de academias esses serviços veem evoluindo, e no Brasil em 5 (cinco) anos teve crescimento de 133% segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e é o segundo país com maior número de academias no mundo. Sendo que existem diversas formas na prestação desse serviço como, focalizado para musculação, para ginástica aeróbica, para dança, mas também associados a clínicas de estética, de fisioterapia, de pilates, de nutricionista, etc.

Outra diversidade desse serviço é a academia exclusiva para mulheres. Um dos fatos que levam a criação desse tipo de academia é que muitas mulheres não se sentem confortáveis nas academias mistas, ou seja, academias frequentadas por homens e mulheres. Nas academias somente para mulheres todos os colaboradores e clientes são do sexo feminino, devido a essa grande demanda desse serviço à academia Aquárius Fêmina foi fundada na cidade de Redenção no estado do Pará, oferecendo serviços de musculação, mas com foco em aeróbica e em dança.

O estudo de caso foi feito no intuito de analisar a forma com que esse serviço vem sendo aplicado, se consegue suprir a sua demanda, se a qualidade do serviço é executada de acordo com as exigências dos clientes e se as estratégias utilizadas geram resultados de forma que o investimento da empresa seja revertido em lucros.

  1. OS OBJETIVOS DA PRODUÇÃO

Para que as organizações possam estabelecer seus objetivos de produção é necessário entender os objetivos de todas as pessoas que participam e/ou as que se interessam nas atividades das operações produtivas. Assim, esses objetivos deverão satisfazer os stakeholders, isso resultará no processo decisório da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com