TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PRAZOS

Por:   •  2/11/2019  •  Resenha  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Suelen Roberto da Silva

Trabalho da disciplina: GERENCIAMENTO DE PRAZOS

                                           

Tutor: Prof. SUELI MOREIRA MARQUET SILVA

Manaus

2019


BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver

REFERÊNCIA: APPLEGATE, Linda M., MONTEALEGRE, Ramiro, NELSON, H. James, KNOOP, Carin Isabel. BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver. Harvard Business School, Boston, 311-P01. 1996, 6 de novembro.

A leitura realizada para este estudo de caso trata sobre uma aplicação a ser realizada durante a construção do aeroporto de Denver em 1989, onde seria o primeiro aeroporto grande dos Estados Unidos, com a ideia de ser construído em apenas dois anos de execução do projeto, foi então alterado para a inclusão de um sistema integrado de manejo de bagagens, o qual melhoraria a logística de entrega das bagagens, o manejo e redução do tempo de espera.

Devido a complexidade, a pouca experiência da empresa contratada: BAE Automated Systems Inc., por ser uma tecnologia recente o grande número de entidades a serem atendidas pelo mesmo método, o alto grau de duvidas nas definições técnicas de projeto e o prazo curto para entrega foram determinantes, logo o aeroporto não pode ser entregue na data prevista.

Após muitos atrasos terem ocorrido no sistema de bagagem, por volta de maio em 1994 o prefeito da cidade informou que estava contratando uma empresa alemã por pressão de acionistas e a coletiva empresarial, a fim de avaliar o sistema instalado pela BAE, até que após cinco meses foi entregue um relatório constando que o sistema viria a funcionar e poderia funcionar normalmente. Mas não foi só isso, também foi apontado que havia ainda problemas mecânicos e elétricos.

Foi autorizado pelo prefeito a construção de um sistema de backup e a BAE foi notificada a pagar uma multa pelos atrasos diários e também por não ter cumprido o cronograma acordado no planejamento.

Toda essa mudança no escopo do projeto gerou uma avalanche de consequências que afetaram diretamente a conclusão da obra, onde o prefeito já pensava em cancelar os contratos e reduzir os prejuízos, ou então tentar algum acordo junto com a cidade, pois já tinha perdido a confiança depositada.

Economicamente os recursos até então não eram favoráveis, mas a expectativa da alta tecnologia a ser implantada na época demandava a criação de novos empregos pagos com incentivos federais e para desencadear novos negócios para que melhorasse a economia da época, mas a imprevisibilidade de vários fatores que ocorreram fez com que as funções aéreas ao invés de aumentar, caísse em 4% por volta de 1989.

Greiner Inc e a Morrison-Knud Engineers realizaram um plano máster para o processo de licitação e autorizando por eles devido a experiência no setor de transportes, um consorcio para focar na construção em alguns pontos:

  • Seleção do local;
  • Plano máster;
  • Avaliação ambiental;
  • Desenvolvimento e apoio ao projeto;

E assim era informado ao publico sobre os seus benefícios econômicos, o então plano máster era apresentado ao final a cidade no outono de 1987, exclamava a construção de um aeroporto mais moderno do mundo naquela época. Financiado de varias formas pelos executivos federais, o projeto recebeu um acordo de US$ 60 milhões para a construção do novo aeroporto, foi então estimado um prazo de entrega e jurado uma garantia de entrega para até seis meses no caso de atraso da entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com