TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Gerenciamento de Prazos - Aeroporto de Denver

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Jéssica Maria Nascimento Ávila

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Prazos

Tutor: Prof. Sueli Moreira Marquet Silva

São Luís, MA

2015

Estudo de Caso:

Gerenciamento de Prazos

BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver

REFERÊNCIA:

APPLEGATE, Lynda M.; MONTEALEGRE, Ramiro; NELSON, H. James; KNOOP, Carin Isabel. BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver. Harvard Business School. 311-P01, 1996.

 

Até o ano de 1970, o Aeroporto de Stapleton de Denver conseguiu atender as operações das aeronaves e passageiros. Porém, no começo do ano de 1980, devido ao crescimento dos setores de petróleo, imobiliário e turismo, da economia e consequentemente da população, o Aeroporto de Stapleton passou a ter muitos problemas como atrasos constantes de vôos. Na metade dos anos 1970, a cidade e o condado de Denver haviam definido que o Aeroporto Internacional de Stapleton precisava de expansão ou substituição, e em 1979 a cidade de Denver encomendou junto ao Denver Regional Council of Governments um estudo para avaliar as necessidades do aeroporto, o qual foi concluído em 1983 com a entrega de um relatório que recomendava a expansão da capacidade de Stapleton. A corrida eleitoral pela prefeitura de Denver precipitou as iniciativas para a melhoria da infraestrutura do aeroporto. Frederico Peña, eleito no segundo turno, se comprometeu com a expansão do aeroporto Stapleton.

Em 1984, a cidade de Denver e o condado vizinho de Adams começaram a desenvolver planos de longo prazo para um aeroporto, e em 1985 foi escolhido um novo local, ao nordeste de Denver, para a construção do mesmo. No ano de 1987, foi contratada uma empresa de consultoria para avaliar a seleção do local, o plano master, avaliação ambiental e desenvolvimento de apoio ao projeto. O plano master para a construção do aeroporto foi apresentado à cidade no outone deste ano e conclamava pela construção do aeroporto mais eficiente do mundo. O plano projetava o término da obra para o outono de 1993, iniciando a construção do novo Aeroporto Internacional de Denver (DIA) em novembro de 1989, que coincidiu com o momento de transição de poder na cidade de Denver, a qual elegeu Wellington Webb como seu novo prefeito, que herdou a administração do projeto do aeroporto.

O projeto iniciou sem o comprometimento de parte das principais das companhias aéreas, das quais o apoio e colaborações eram fundamentais tanto financeiramente quanto em termos de contribuição para o layout do aeroporto. Duas das maiores usuárias do aeroporto de Stapleton, a Continental e a United, só se comprometeram em 1990 e 1991, respectivamente. A partir daí foram feitas mudanças de base no plano de layout do aeroporto e nas suas instalações para acomodar suas necessidades operacionais.

O layout inicial do projeto não incorporava um sistema de bagagem para todo o aeroporto e a administração do projeto esperava que as companhias construíssem individualmente seus próprios sistemas como na maioria dos outros aeroportos americanos, como foi o caso da United que contratou a empresa BAE Automatic Systems para desenvolver um sistema automatizado de manejo de bagagens na asa B do aeroporto, que seria terminado em dois anos e meio, com o intuito de atender suas próprias necessidades. Como nenhuma outra companhia aérea estava tomando providências para desenvolver seu próprio sistema os gerentes do projeto recomendaram a inclusão de um amplo sistema integrado de manejo de bagagem. A empresa BAE mesmo possuindo todo o conhecimento e tecnologia para oferecer ao projeto do aeroporto, recusou participar da licitação do sistema integrado, pois sabia que era preciso mais tempo do que foi determinado pelo aeroporto para conclusão devido à alta complexidade do projeto. Porém, em 1992, o DIA resolveu contratar a BAE para tocar o projeto, a qual colocou várias condições para aceitar o trabalho, que foram aceitas pelos representantes de Denver e que ainda ofereceram acesso irrestrito a todas as áreas do aeroporto para eles pudessem trabalhar. E assim, em abril deste mesmo ano a empresa BAE assina o contrato para construir o sistema de todo o aeroporto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com