TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Prazos

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Karen da Silva Melo

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Prazos,

                                                                Tutor: Profª. Sueli Marquet

Rio de Janeiro

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Prazos

CASO: Sistema de Manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver

REFERÊNCIA: APPLEGATE, Lynda M., MONTEALEGRE, Ramiro, NELSON, H. James, KNOOP, Carin Isabel. Sistema de Manejo de bagagem do Aeroporto Internacional de Denver, Havard Business School, Novembro 1996.

O Texto traz o relato do Aeroporto de Denver que teve sua construção iniciada em novembro de 1989 e era o primeiro grande aeroporto construído após o Dallas-Fort Worth que foi inaugurado em 1974. Em 1992 o aeroporto já tinha 2 anos e os gerentes do projeto tiveram a ideia de incluir amplo sistema integrado de manejo de bagadame com o intuito de facilitar a vida dos usuários do aeroporto. Algumas das melhorias que viriam com tal implementação seria a redução do tempo de espera pela bagagem e menos manejo manual das bagagens. 

Antes da implementação de qualquer projeto há um estudo de viabilidade, riscos, duração. Havia um alto grau de incertezas nas definições técnicas e no projeto e além de tais riscos havia a falta de tempo para conclusão do projeto, havendo assim atraso na inauguração do aeroporto por conta das alterações no projeto sem um estudo correto para sua implementação. Haviam programado a inauguração apara outubro de 1993 que não teve sucesso e ainda tiveram mais 3 adiamentos em sete meses por conta da implementação do sistema de bagagens.

 Após os acionistas, a comunidade empresarial e as cia aeres exercerem pressão sobre o prefeito de Denver em 1994, foi contratada uma empresa alemã que realizou uma avaliação do sistema de bagagens e entregou um relatório favorável informando que o sistema era altamente avançado e que possuía a capacidade de cumprir com o que foi proposto, mas também tiveram pontos negativos, pois haviam problemas elétricos e mecânicos que poderiam afetar a estabilidade e confiabilidade. A empresa alemã solicitou aproximadamente 5 meses para fazer com que o sistema completo operasse de maneira confiável. Com base no relatório entregue pela empresa alemã o prefeito de Denver em agosto de 1994 fez exigências a BAE como uma multa de 12 mil por dia de atraso desde a data programada que era 29 de outubro de 1993, solicitou também que fossem pagos 50 milhões de dólares pelo sistema de bagagens convencional com carrinhos e rebocadores. Gene Di Fonso, presidente da BAE, sabia das dificuldades que encontraria em torno do projeto e considerou cancela-lo como melhor opção para amenizar o prejuízo ou buscar uma nova negociação com a cidade para concluir o projeto.

 Durante a corrida eleitoral de 1983 pela prefeitura de Denver a expansão do aeroporto era um assunto em alta, tanto que haviam três candidatos na disputa, ao final apenas dois foram para o segundo turno, Peña e Tooley. Ambos assinaram uma declaração se comprometendo a realizar a expansão do aeroporto. O Colorado Forum que consistia num grupo dos 50 principais empresários do estado que fizeram essa solicitação aos candidatos à prefeitura. Peña venceu as eleições e manteve seu compromisso com a expansão, pois de certo o mesmo seria cobrado.

Nos anos 80 a economia não andava bem e houve uma queda nos postos de trabalho. Com a economia ruim muitos governantes ingressaram numa política de obras públicas para salvar a região da queda livre da economia. Realizaram investimentos em infraestrutura, melhorando ruas e estradas, criação de uma nova biblioteca, etc. Peña teve um papel decisivo para a tentativa de minimizar a queda econômica.

Foi realizado o processo licitatório onde assinaram um contrato com o consorcio formado pela Greiner, Inc. e a Morrison-Knudsen Engineers para a construção do aeroporto mais eficiente do mundo. A equipe de consultoria priorizou alguns elementos como o local onde seria construído e a avaliação ambiental. Os executivos federais assinaram um acordo de $60 milhões em setembro de 1989 para a construção do aeroporto. Neste mesmo ano aconteceu uma transição política na cidade de Denver, Wellington Webb assumiu a prefeitura e com isso a missão de construir o aeroporto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com