TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos_FGV

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

Módulo 1

  1. Como a humanidade começou a lidar com as incertezas e o contexto do gerenciamento de riscos? E como nos devemos posicionar perante essas incertezas?

A humanidade começou a tentar antecipar as incertezas associadas ao futuro, a fim de lidar de uma forma melhor com as mesmas.

Cada um tem uma percepção de risco que molda a atitude que será tomada em relação ao mesmo. Esta atitude classifica os stakeholders em risk-aversion, quando a pessoa se sente extremamente desconfortável com a incerteza associada ao risco; risk-tolerant, quando não há uma resposta planejada ao risco; risk-seeking, quando busca-se o risco, a fim de buscar maior grau de utilidade ou bem estar.

  1. Quais são os principais riscos no gerenciamento de projetos? Unidade 2

  1. Riscos externos ou ambientais

Riscos difíceis de serem identificados e até mesmo controlados via plano de contingência. Podem ser, por exemplo, riscos gerados a partir de ação de fornecedores.

  1. Riscos internos ou organizacionais

Riscos que podem ser identificados e controlados via plano de contingência.

  1. Riscos tecnológicos

Riscos associados às tecnologias utilizadas no projeto. Por exemplo, um projeto que utilize uma tecnologia imatura pode gerar grande risco ao sucesso do mesmo.

  1. Riscos operacionais ou de gerenciamento

Associados às áreas de conhecimento do projeto (custo, tempo, qualidade, escopo, stakeholders, etc).

Um exemplo prático de risco operacional ocorreu no projeto que sou PMO hoje. Um plano de melhorias aplicado à primeira fase do projeto criou um risco para a segunda fase de atraso do cronograma. Isto ocorreu, pois foi necessário realizar uma adição de escopo no mesmo, a fim de aplicar a melhoria na implantação da segunda fase do projeto. Neste caso, visando minimizar o risco, realizou-se go live parcial, atrasando apenas parte do cronograma do projeto.

  1. Cite modelos de gerenciamento de riscos em projetos. Há similaridade entre eles?

PRINCE2, Smith e Merrit, PMI, NBR ISO 10.006

Todos estes modelos têm em comum a fase de planejamento da gestão de riscos (planejar 🡪 identificar 🡪 analisar 🡪 responder 🡪 controlar).

Módulo 2

  1. Como é composto um Plano de gerenciamento de riscos e com quais informações?

O Plano de Gerenciamento de riscos deve ser iniciado juntamente com os demais planos de um projeto - plano de custos, de comunicações, de cronograma, entre outros -, de forma a serem definidos os níveis de probabilidade e impacto dos riscos no projeto e quais medidas deverão ser tomadas durante a ocorrência dos mesmos.

Um PGR deve conter informações suficientes para que a gestão possa ser executada e riscos, monitorados e controlados. Dentre essas informações, devem estar contidas as seguintes:

  • Metodologia a ser utilizada;
  • Papéis e responsabilidades;
  • Ferramentas disponíveis;
  • Restrições e premissas;
  • Categorias de risco;
  • Definições do processo de identificação dos riscos;
  • Definições de probabilidade e impacto de riscos (análise qualitativa);
  • Definições do processo de análise quantitativa;
  • Definições do processo de resposta aos riscos;
  • Definições de controle e monitoramento dos riscos;
  • Indicadores de desempenho.

  1. Traga um exemplo de matriz de riscos

A matriz de riscos abaixo é um exemplo real de um projeto que atuo como PMO. Esta matriz é utilizada para o status report quinzenal com a diretoria, a fim de informar os riscos ocorridos no projeto e as respectivas respostas ao risco.

Neste caso temos alguns riscos relacionados aos steakholders, ao cronograma e à inoperabilidade do serviço proposto no projeto.[pic 1]

‘        

Espero ter contribuído com um pouquinho do que vivo hoje.

Abraços,

Adriana Nardi.

Módulo 3

Boa tarde a todos! Achei esse módulo mais robusto e com maior conteúdo que os demais. Bastante útil no meu dia-a-dia.

  1. O que é a análise qualitativa? Como utilizá-la?

A análise qualitativa permite que a equipe do projeto consiga ter uma ideia do peso dos riscos associados ao mesmo, a fim de priorizar a resolução dos riscos a partir da probabilidade de ocorrência e impacto. Além disso, define quais riscos devem ser analisados quantitativamente antes de antes de o plano de respostas ser construído.

Na análise qualitativa os parâmetros utilizados para medir a probabilidade e impacto são expressos em forma de cores ou adjetivos (alto, médio, baixo/ vermelho, amarelo, verde).

  1. O que é a análise quantitativa?

A análise quantitativa verifica os efeitos dos riscos nos objetivos gerais do projeto de forma numérica e apenas os riscos que podem trazer prejuízo ou impacto significativo ao projeto, conforme definido na análise qualitativa, são analisados dessa forma.

Na análise quantitativa os parâmetros utilizados para medir a probabilidade e impacto são expressos em forma numérica, sendo a probabilidade percentual e o risco em valor monetário ou tempo.

  1. Mostre uma matriz de risco com probabilidade e impacto.

No meu caso do meu projeto, a análise geralmente é qualitativa, porém, ao invés de classificarmos como alto, médio e baixo, classificamos como número para que possamos multiplicá-los e criar as faixas de classificação probabilidade x risco.

  1. O que é o VME (valor monetário esperado)? E a árvore de decisão?

VME

O valor monetário esperado é a medida de exposição máxima aceita para cada risco do projeto. Isto é: Valor esperado (VME) = Probabilidade x Impacto.

Árvore de decisão

Trata-se de um método gráfico que expressa os diferentes resultados a partir de ações que podem ser tomadas por um gerente de projetos. Incorpora a probabilidades ou os riscos e os custos ou recompensas de cada caminho lógico dos eventos e decisões futuras e espera-se estimar as probabilidades de ocorrência desses eventos, as incertezas e o peso, probabilidade ou valor esperado de cada possível alternativa considerada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (346.7 Kb)   docx (99.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com