TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapeamento do processo de carregamento de cimento

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Mapeamento do processo de Carregamento de cimento a Granel

Assim que chega em uma unidade Votorantim, o motorista se identifica na portaria, por isso ele deve estar sempre com seus documentos a mão e o documento do caminhão em dia, além do passaporte do transportador cidadão em mãos para o carregamento, sem esses documentos não haverá carregamento, após autorização e identificação do mesmo, é liberada a entrada até a casa do motorista (local de espera, onde o motorista aguardam sua vez para o carregamento).

Ao chegar no local, o caminhão é pesado para não exceder o limite de peso no momento do carregamento, a resolução 258/07 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, estabelece os limites máximos de pesos brutos dos veículos que trafegam nas rodovias brasileiras. Esta limitação é importante para garantir a durabilidade dos pavimentos, reduzir os custos de manutenção dos veículos e o risco de acidentes nas estradas, entre outras vantagens.

Os caminhões silos efetuam o transporte do cimento granel, e trabalham com descarga pressurizada, portanto precisamos de alguns cuidados adicionais para não corremos riscos de acidentes, principalmente na descarga.

A Votorantim cimentos possui um check  list  completo, abaixo alguns dos procedimentos:

[pic 1]

 Após a anotação do peso vazio é gerado uma ordem de carregamento no sistema com todas as informações necessárias, como:

  • Tipo de cimento que irá se carregado no caminhão;
  • Informações específicas do caminhão;
  • Com o valor do peso vazio é gerado pelo sistema qual a quantidade correta a ser colocada no caminhão, dentre outras informações.

Com essa ordem acompanha lacres com números de identificação para manter a segurança e integridade do cimento.

Com a intensificação do treinamento dos motoristas antes de iniciarem suas atividades na área fabril e o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual, Os EPI's - Equipamentos de Proteção Individual (capacete, botina, luvas, máscara, óculos de segurança, protetor auricular e cinto de segurança/trava-quedas) , devem ser utilizados por todas as pessoas que tiverem acesso às instalações industriais, inclusive os motoristas de transporte de matérias primas e cimento.  

Os caminhões que estão na unidade para carregamento de cimento, não podem ter na carreta silo restos de matérias. O motorista deve verificar no layout da unidade onde deve ser efetuada a abertura das tampas do seu silo.

Ele aproxima a carreta do ponto de carga, posiciona o caminhão sob a tromba de carregamento, aciona a tromba para que a mesma se encaixe perfeitamente no caminhão, ele deve acompanhar do início até o fim o carregamento para verificar se o cimento está passando corretamente pela tromba, ou se há imperfeições como:

  • Desperdício de cimento durante o carregamento;
  • Quebra de equipamento;
  • Se o cimento estiver fora do padrão ideal devido algum problema de armazenamento, dentre outros.

Isso é importante para que se detecte imediatamente o problema e o solucione, para que o produto chegue em perfeitas condições até o local de ensacamento.

Após o término do carregamento, o operador volta a pesar o caminhão para verificar, se o carregamento foi correto, ou se houve excesso ou cimento abaixo do estipulado.

Se houve excesso o operador e o motorista deverão repetir o processo de posicionar o caminhão sob a tromba, abrir as tampas e o operador acionar a tromba inversamente para que retire o excesso ou complete o que falta de cimento para que fique corretamente carregado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (225.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com