TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Do Software Livre

Dissertações: O Mundo Do Software Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

O Mundo do Software Livre

O documentário é composto por entrevistas, por narrativa apresentando conceitos e história do software livre e por trechos de filmes que apresentam de alguma forma idéias paralelas a temática do documentário (Em Nome da Rosa, Easy Rider e Fahrenheit 451, além de um trecho da série Simpsons).

Ele começa com uma cena do filme “Em Nome da Rosa”, onde o personagem apresentado é impedido de acessar uma biblioteca. Esse trecho serve como uma excelente comparação com as barreiras impostas pelo software proprietário, assim como as barreiras impostas pelo copyright no acesso a qualquer tipo de obra cultural. Mais distante de uma época em que a igreja católica era a principal interessada em restringir o conhecimento, hoje, temos um conjunto de pessoas, grupos, organizações, instituições, empresas e corporações com esse interesse, muitos destes, com objetivos semelhantes ao da Igreja, manter seu poder as custas das liberdades individuais.

O principal entrevistado, como não poderia ser diferente, é ícone e guru do Movimento Software Livre, Richard Matthew Stallman, o programador que no início da década de 80 iniciou o projeto GNU, que visava construir um sistema operacional totalmente livre e inspirado no UNIX, projeto este que anos mais tarde adotou o kernel Linux, de Linus Torvalds, como kernel para seu sistema, dando origem ao sistema GNU/Linux. Stallman também fundou a Free Software Foundation, organização sem fins lucrativos que foi e ainda é, de fundamental importância para o mundo do software livre, criando e aperfeiçoando licenças de software livre, como a GNU General Public License, e agregando toda uma comunidade de programadores que desenvolvem os softwares GNU. A edição final da entrevista com Stallman deu conta de várias questões conceituais importantes, com destaque para a abordagem de aspectos históricos, políticos, éticos, filosóficos e de liberdade do software livre.

Em momentos iniciais, para explicar o software livre, temos a conhecida comparação do software de código aberto com receitas de cozinha, tão utilizada por Stallman. Logo na sequência, Stallman faz diferenciação entre Freeware (software gratuito) e Free Software (software livre), com explicação das quatro liberdades fundamentais, e sobre a questão dos “freewares”, Stallman, mais adiante, deixa claro o seu posicionamento:

“Cada programa não livre, cada software proprietário é um problema social. Se proíbe o compartilhamento, é atacar a sociedade. Se permite o compartilhamento, mas não oferece o código-fonte, é dizer que seu desenvolvedor segue impondo seu poder aos usuários. Também é injusto. Também não deve existir. Então, não é uma contribuição, somente é um golpe, uma maneira de ganhar poder.”

Um dos momentos históricos mais importantes da informática, obviamente, o desenvolvimento e disponibilização do Kernel Linux, de Linus Torvalds, e a consequente união do mesmo com o sistema operacional do projeto GNU. Claro que não poderia faltar a história desta figura de fundamental importância para o mundo do software livre que é Linus Torvalds:

“Na verdade, eu não queria o dinheiro por uma série de razões. Quando postei o Linux originalmente, senti que estava seguindo os passos de centenas de cientistas e outros acadêmicos que construíram seu trabalho apoiando-se em outros – nos ombros de gigantes, nas palavras de Sir Isaac Newton.”

Além de Stallman, o documentário conta com entrevistados de diferentes profissões e áreas de atuação, os quais tiveram direta ou indiretamente ligação com o Movimento Software Livre.

Jorge Marcello dos Santos Mendes, Sargento do Exército Brasileiro, apresenta um panorama do “Plano de migração para software livre no exército brasileiro” orientado pelo Guia Livre - Referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com