TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nível De Pressão Sonora: Uso Do Decibelímetro

Por:   •  5/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

João pedro carvalho

LuiZ GUSTAVO gONÇALVES DA COSTA

MATEUS VINICIUS DE MOURA

MATHEUS PASCUAL GARCIA

PAULA MURARI COElHO

NÍVEL DE PRESSÃO SONORA:

USO DO DECIBELÍMETRO

[pic 3]

Londrina

2016


João pedro carvalho

LuiZ GUSTAVO gONÇALVES DA COSTA

MATEUS VINICIUS DE MOURA

MATHEUS PASCUAL GARCIA

PAULA MURARI COELHO

NÍVEL DE PRESSÃO SONORA:

USO DO DECIBELÍMETRO

Relatório apresentado à Disciplina Física II do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina.

Docente: Prof. Dr. Renato Akio Ikeoka

Londrina

2016


CARVALHO, João Pedro; COSTA, Luiz Gustavo Gonçalves da; MOURA, Mateus Vinicius de; GARCIA, Matheus Pascual; COELHO, Paula Murari. Nível de Pressão sonora: uso do decibelímetro. 2016. 24 páginas. Relatório apresentado à disciplina Física II – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

RESUMO

Realizada a medição da intensidade sonóra através do decibelímetro em um laboratório de física do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina e nos arredores deste mesmo centro. Os valores obtidos estão dentro dos padrões da norma, onde um laboratório deve ter no máxmo 50dB e a média obtida foi de 47dB. No ambiente aberto a média foi de 52dB e os padrões da norma recomendam 55dB. Portanto, o centro atende aos requerimentos prescritos para um ambiente escolar.

Palavras-chave: Decibelímetro. Intensidade. Som. Ambiente.


OBJETIVOS

Obter o nível de pressão sonóra a partir do uso do decibelímetro de uma sala em silêncio, a mesma sala com uma fonte sonóra e de um ambiente aberto da Universidade Estadual de Londrina.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 Nível de Potência Sonora        5

1.2 Nível de Intensidade Sonora        5

1.3 Pressão Sonora        6

1.4 Legislações Vigentes        7

2 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS        8

2.1 Trena Com Fibra de Vidro        8

2.2 Amplificador Estéreo de Áudio        8

2.3 Decibelímetro        9

2.4 Cronômetro        10

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        11

3.1 Nível de Ruído Ambiente (sala em silêncio)        11

3.2 Nível de Ruído Ambiente (sala com ruído)        11

3.3 Nível de Ruído Ambiente (ambiente externo)        12

4 Resultados e discussões        13

CONCLUSÕES        17

referÊncias        18

APÊNDICES        19

APÊNDICE A – Dados obtidos no decibelímetro         20


1 INTRODUÇÃO

Através dos conceitos definidos no relatório anterior, podemos classificar o som como uma onda mecânica e longitudinal, que está fortemente presente no nosso dia a dia. Seres humanos e vários animais percebem sons com o através da audição, o que lhes permite estimar a distância e posição da fonte sonora, a chamada audição estereofônica. Muitos sons de baixa frequência também podem ser sentidos por outras partes do corpo e pesquisas revelam que há animais, como os elefantes, que se comunicam através de ondas sonoras de baixa frequência.

Mais especificamente, o som é uma onda mecânica produzida por um sistema oscilante e se propaga com as deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio material elástico qualquer. [1]

O corpo humano não é capaz de identificar qualquer onda sonora, temos uma limitação quanto à sua frequência de oscilação, o ouvido humano reconhece sons com frequência na faixa de 20 a 20.000 Hz. Ondas abaixo deste limite são denominadas ondas infrassônicas, já as ondas sonoras acima do limite são denominadas ultra-sônicas.

Para entendermos melhor o conceito e conseguir mensurar a intensidade de uma onda sonora, iremos definir alguns conceitos nessa seção.

1.1 Nível de Potência Sonora

A potência sonora, como o conceito de potência já diz, é o nível de energia emitido por uma fonte sonora por unidade de tempo, sendo sua unidade dada em Watts (). As grandezas sonoras são definidas através de um nível de referência, este conceito será utilizado para diversas grandezas neste travalho. Utilizando uma potência sonora de referência , podemos definir o nível de potência sonora () como:[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

(1)

1.2 Nível de Intensidade Sonora

        

Para definirmos o conceito de nível de intensidade sonora, temos que primeiro definir o conceito de intensidade sonora. É definida como valor médio do fluxo de energia por unidade de área de uma seção transversal à direção de propagação, sendo uma razão da potência sonora com esta área, podendo ser definida como:

[pic 8]

(2)

Já o nível de intensidade sonora (), levando em conta a definição acima, pode ser dado da mesma forma feita para o . Considerando uma intensidade de referência , podemos expressar o , dado em decibéis ():[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (516.4 Kb)   docx (934.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com