TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Desenvolvimento de Sistemas, Processos e Produtos

Por:   •  4/7/2022  •  Monografia  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 6

GEQ056 Planejamento e Desenvolvimento de Sistemas, Processos e Produtos

Primeiro Ciclo de 2021

Prova

Prof. Omar Moore Madureira (in memorian)

Prof. Dr. Adherbal Caminada Netto

Prof. Dr. Gilberto Francisco Martha de Souza

1a Questão)  Considere a tabela de tarefas a seguir para a construção de uma planta industrial. Responda as seguintes questões:

  1. Construa o diagrama PERT
  2. Defina as tarefas que compõem o caminho crítico, bem como a sua duração.

TAREFAS

PRÉ-REQUISITOS

DIAS

1. Terraplanagem

Não há

4

2. Execução da Fundação

1

3

3. Execução da Estrutura/Cobertura

2

7

4. Execução das Paredes/Portas/Janelas

3

6

5. Instalação Hidráulica e Elétrica

3

4

6. Instalação de Máquinas

4 e 5

6

7. Instalação de Área de Logística

3

5

8. Instalação de Área de Refeitórios/Vestiários

6

5

9. Comissionamento da Planta

7 e 8

5

[pic 1][pic 2]

B)

Tabela de Caminho crítico

Caminho

Duração (Dias)

Início-1-2-3-4-5-7-8-9

4+3+7+6+4+5+5+5 = 39

Início-1-2-3-4-5-6-8-9

4+3+7+6+4+6+5+5 = 40

O caminho com mais dias é o segundo caminho pois requer 40 dias para completar o projeto.

Abaixo segue diagrama demonstrando caminho crítico.

[pic 3]

[pic 4]

2a Questão) Considerando o texto intitulado "Engenharia de sistemas complexos" de autoria do Prof. José Roberto de Castilho Piqueira, faça uma reflexão sobre o projeto desenvolvido na disciplina e defina possíveis situações inesperadas que podem gerar comportamentos críticos do mesmo.

O projeto que desenvolvemos se trata de um vergalhão de aço com sua aplicação em processos de construção civil, onde nesse processo são envolvidos diversos riscos, mas o seu principal risco se trata de vidas, pois um dimensionamento incorreto na parte estrutural na construção de um prédio, pontes, viadutos etc. pode resultar em tragedias gravíssimas, além de ocasionar prejuízos a organização em geral. E com isso são geradas algumas situações inesperadas tais como:

  • Má dimensionamento e alocação de equipes e recursos:

A ausência de um planejamento físico e financeiro se torno impossível a compreensão correta dos custos, de mão de obra suficiente para o cumprimento das atividades no tempo estipulado, além do custo e qualidade, este e um erro que pode ocorrer tanto no processo de planejamento como no processo de execução.

No processo de planejamento é realizado o dimensionamento de recursos, seja ele recurso de mão de obra e recurso de matéria prima, sendo assim os erros relacionados a dimensionamento incorreto resultam em prejuízos que pode tornar um produto ou projeto inviável.

No processo de execução, a má alocação do processo de fabricação, equipes e recursos se dá ao fato de não seguir o planejamento ou pela falta de um planejamento. Da mesma maneira, esse tipo de erro também, resulta em prejuízos a ponto de inviabilizar o produto ou projeto.

  • Falha de projeto e falta de compatibilização

A falha nos projetos e a falta de compatibilização são situações que, e em alguns casos é grave, pois nem houve a elaboração do projeto corretamente, o que resulta nos principais erros, sendo eles: O não atendimento a requisitos de norma, erros em dimensionamento do material e falta de especificação do material.

  • Falha na execução

Em geral esses erros estão interligados a questões operacionais e comportamentais, pois ocorrem por: falta de qualificação, falha na comunicação entre os profissionais, não seguir as recomendações de órgãos responsáveis pelo processo de construção de vergalhões de aço para construção civil, não seguir as indicações do projeto, desperdícios de materiais e não seguir ao planejamento.

3a Questão) Considerando o texto intitulado "Uma abordagem de engenharia de sistemas para gestão de inovação em uma empresa de medicina diagnóstica" faça uma análise crítica do processo de gestão da inovação na empresa em que você atua ou atuou.

Na empresa em que trabalho percebo que o processo de gestão da inovação ocorre de maneira ambidestra sequencial, pois ocorrem diversas mudanças para que sua estratégia possa ser alinhada ao objetivo, pois por se tratar de um empresa que trabalha com mercado de reposição de peças de freio para linha pesada (caminhões e ônibus), e esse mercado vem sofrendo mudanças constantes o que obriga a organização a se adequar ao mercado atual, mas as mudanças ocorrem de forma que possam ser aproveitados os processos já existentes, evidenciando novos processos para atendimento as próximas fases que o mercado pode proporcionar para empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (107.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com