TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Economia

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos

• Compreender e aplicar na prática o conceito Custo de oportunidade.

• Refletir sobre a relação entre os objetivos racionais de maximização dos resultados pelo agente econômico e as escolhas feitas por ele na aplicação dos recursos escassos.

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda à questão a seguir:

1) Qual o conceito e significado de custo de oportunidade? Dê um exemplo?

RESPOSTA:

Custo de oportunidade se refere ao valor que se poderá ganhar ou perder em de-trimento de outra escolha. Quando fazemos uma escolha estamos escolhendo um caminho dentre outros a ser seguido. Essa escolha poderá refletir o ganho ou a perda de algo, uma vez que teremos que abrir mão de outro caminho ou situação que haverá nas tomadas de decisões.

Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha, sendo o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada que tem o valor associado à alternativa não escolhida.

Exemplos:

1) uma fábrica de bebidas que produzia 5.000 litros de suco por mês num mercado que absor-via totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar a produção de uma nova bebida: refrigerante. Porém, ao alocar recursos para tal, des-cobriu que terá de deixar de produzir 1500 litros de suco para atender a demanda de 2.300 litros de refrigerante. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda dos 1500 litros de suco que deixaram de ser fabricados.

2) Se uma cidade decide construir um pronto socorro em um terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras cons-truções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo a possibilidade de construir um centro esportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amor-tizar parte das dívidas da cidade.

3) Se uma pessoa opta por trabalhar 12 horas por dia para auferir uma renda maior que possa oferecer aos seus filhos uma educação de qualidade, você estará abrindo mão de um maior cuidado com sua saúde pela falta de tempo para fazer exercícios físicos ou simplesmente para descansar em casa. No futuro essa decisão por uma longa jornada poderá ter sérias conse-quências. No futuro você terá o prazer de ver seus filhos se formando em boas universidades e conquistando boas posições no mercado de trabalho. Entretanto, ao se submeter a longas jor-nadas de trabalho, você precisará gastar mais dinheiro com médicos e medicamentos em sua aposentadoria. Portanto, a decisão tomada hoje trará os benefícios de uma consolidação pro-fissional dos seus filhos proporcionado pela renda auferida, mas ao mesmo tempo levará você a uma maior necessidade de assistência médica pelo stress de um longo período de trabalho árduo. Se pensarmos o inverso: essa mesma pessoa optou por trabalhar o estritamente neces-sário para a sobrevivência de seus filhos e para uma educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com