TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Espigão

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

1º) A falta de mão-de-obra por deficiência ou mau dimensionamento das equipes, como também, desconhecimento da produtividade das mesmas, falta de material por deficiência no planejamento ou controle dos materiais para suprir a mão-de-obra, retrabalhos por falta de controle das etapas de serviços intervenientes e deficiência de mão-de-obra gerando perda de tempo, ou seja, serviços subsequentes têm que esperar por reparos, são fatores que provocam a descontinuidade da produção na construção civil. Tais descontinuidade geram desperdícios. Cite e comente os 5 passos para combater os desperdícios.

  • Identificação: Verifique atentamente se todas as instalações, maquinas, equipamentos, espaço físico, logísticas, insumos, matérias primas ocupação do tempo, empregos dos talentos disponíveis ideias e oportunidades e demais recursos estão sendo aplicados e utilizados da melhor maneira;
  • Análise: identificar as prováveis causas, e efeitos e as ações que são requeridas para resolver ou equacionar as situações encontradas;
  • Medição e classificação: medir e quantificar o desperdício produzido, classificar em ordem e valor;
  • Ações de combate:

-Escolher um líder para gerenciar e combater o desperdício;

-e preparar as ações do combate ao desperdício;

-Treinar e capacitar a equipe e pontuar todas as atividades da ação

  • Gerenciamento: verificar continuamente se as ações estão sendo cumpridas

2º) Assinale V para alternativas verdadeiras, F para alternativas falsas e marque a opção correta:

I. A tendência de construção enxuta é baseada no princípio Just in Time, onde é trabalhada a ideia de que nada deve ser encaminhado à produção, transporte ou ser comprado antes do momento ideal. Basicamente, a construção enxuta, ou “lean construction”, é pautada nos seguintes pontos: corte de processos que não agregam valor às obras; manutenção contínua do ritmo produtivo e realização eficiente do trabalho, unindo atividades complementares para que ocorram simultaneamente, desde que isso não prejudique outra etapa do processo produtivo ( )

II. É hábito no Brasil a elaboração de estudos estatísticos e ou quantitativos e, por isso mesmo, os casos de desperdícios no setor da construção civil são cada vez mais raros, tratando-se de um assunto de pouca importância. ( )

III. A qualidade consiste nas características do produto que vão de encontro às necessidades dos clientes e, dessa forma, é proporcional a satisfação em relação ao produto. ( )

IV. No setor de construção civil, tendo em vista sua organização natural, não necessário introduzirmos o uso de normas e técnicas nacionais na aquisição e no emprego de materiais, na contratação de serviços e na construção em geral. ( )

V. Em obras de construção civil em geral, enquanto o mais barato for confundido com o mais econômico, estaremos andando no caminho errado dentro da busca da maior eficiência e eficácia na construção civil.

( )

a) F V F F F

b) F F V F V

c) V F V F V

d) F V F F V

e) V V F F V

3º) Um dos aspectos relativos à desperdícios na construção civil diz respeito à mão de obra. O tempo perdido por uma frente de trabalho pela falta de material para a realização de uma atividade específica, impacta, sobremaneira, todo o processo produtivo, com repercussões financeiras negativas para a empresa. O mesmo se aplica aos equipamentos. Máquinas ociosas, decorrentes de dimensionamento incorreto da frota ou problemas de logísticas, também representam perdas em função do tempo de espera, devendo ser evitadas sempre que possível. Atualmente os construtores estão, no intuito de diminuir o desperdício, pensando nos 6M´s da qualidade, são eles:

a) mão de obra, metodologia, máquinas, material, meio ambiente, medição.

b) metodologia, massa de fornecedores, meios de manobras, mecanismos de medição, meios de comunicação.

c) mecanismos de pressão por prazos, meios de manobras, metodologia, mão de obra, massa de manobra de fornecedores, material.

d) mão de obra, mecanismos por pressão por prazos, meios de manobras, meio ambiente, medição, máquinas.

e) mão de obra, máquinas, meios de manobras, meio ambiente, mecanismos de pressão por prazo, meios de comunicação.

4º) qual a diferença do processo construtivo tradicional e o processo construtivo racionalizado?

Processo tradicional: São os processos e procedimentos de utilização de materiais de construção, transmitidos pelo costume e práticas quer pela vida oral, narrativa ou por hábitos, passados de geração em geração, tal processo apresenta pouco ou nenhum controle e planejamento. Impera em áreas urbanas.

Processo racionalizado: são os processos que incorporam princípios de planejamento e controle.  

   

5º) Na alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria portante, vedação e estrutura funcionam como um só. Os blocos são organizados de forma a serem capazes de suportar todas as cargas da construção. Há possibilidade de uso de blocos cerâmicos e de concreto e essa escolha depende de vários fatores. Compare o uso de bloco de concreto e tijolo cerâmico citando vantagens e desvantagens.

R=

Bloco de concreto×Tijolo cerâmico

  • Vantegens
  • Produto com tamanho mais padronizado
  • Possui maior resistência
  • Economia no revestimento
  • Maior facilidade para implantação de eletrodutos
  • Devido ao tamanho maior é possível ter agilidade na construção fazendo com que o levantamento das paredes seja mais rápido
  • Desvantagens
  • Mais caros
  • Coeficiente de condutibilidade térmica é maior
  • Adição de cimento ao produto aumenta o impacto ambiental

6º) No processo de automação da construção, as máquinas em substituição ao ser humano, não necessitam mais do seu comando para atuar, mas sim de uma programação pré-estabelecida. Os mecanismos automatizados são usados no processo de:

a) fabricação, descarga de material, inspeção e descarte de resíduos.

b) montagem, inspeção, entrega definitiva da obra e implantação de layout.

c) fabricação, transporte, montagem, inspeção e controle.

d) controle, descarga de material e descarte de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (355.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com