TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Instalações

Por:   •  28/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 13

1.Aplicações Industriais

         Quando falamos de gases industriais é relevante saber que nem todos são tóxicos ou desnecessários, pelo contrário, em diversas indústrias utilizam-se gases nos processos de manufatura de produtos. São muito úteis para realizar limpeza nas  industrias, na realização de testes de calibração e medição, secagem e seu uso é  notório também na indústria alimentícia. Por isso utilizar o gás apropriado para a aplicação destinada  pode fazer grande diferença no processo. É possível também prolongar a vida útil dos equipamentos, otimizar a qualidade do produto final, a produtividade e a flexibilidade operacional, diminuindo os custos a longo prazo.

         Na indústria química os gases são muito importantes nos processos de aquecimento, resfriamento, controle de fluidos no processo e também na conservação de produtos. Dessa forma, a sociedade exige que os produtos consumidos sejam cada vez mais qualificados para o fim a que foram produzidos e, os pesquisadores, analistas da qualidade e/ou profissionais da área de otimização de processos buscam exatamente isso. Na indústria alimentícia os gases são aplicados na conservação dos alimentos, para que o consumidor receba o produto com a mesma qualidade da qual ele foi produzido; gaseificação de refrigerantes e cervejas; inertização; desoxigenação para bebidas e óleos; transporte refrigerado e hidrogenação.

         Os principais gases utilizados pelas indústrias são: oxigênio, nitrogênio, argônio, hidrogênio, monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, amônia, hélio, óxido nitroso e acetileno. A maioria deles são obtidos através de ar comprimido, porém alguns são sintetizados em laboratórios e indústrias.

         O processo para obtenção desses gases ocorre da seguinte forma: primeiro o ar é comprimido para eliminar poeira e sujidades contidas, em seguida o ar passa por um processo de resfriamento para a mudança de fase (de gás para líquido), em seguida o ar líquido é colocado em uma coluna de destilação para a separação das espécies de interesse oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e argônio.

         Tipos de gases e quais as suas aplicações:

         Oxigênio (O2):  O oxigênio é o gás mais conhecido e também o mais utilizado; é um gás que tem como características ser incolor, inodoro, insípido e constitui 21% do ar atmosférico. É armazenado a altas pressões. Muito utilizado tanto puro como em mistura, porém não pode ser misturado com óleos e graxas devido ao alto risco de explosão. É utilizado em operações de corte e processos de combustão; em processos de soldagem, desempeno, escarfagem, flamagem, goivagem e aquecimento; e a aplicação mais conhecida talvez seja a utilização na área medicinal em tratamento médico de doenças respiratórias, em aplicações anestésicas e câmeras hiperbáricas; se o gás for de extremamente puro também pode ser utilizado em laboratórios.

[pic 1]

Figura 1 - Molécula Oxigênio

         Argônio (Ar): Assim como o oxigênio, o argônio é incolor, inodoro, insípido, porém não forma ligações químicas com outras espécies em nenhuma temperatura ou pressão por ser um Gás Nobre (com 8 elétrons na camada de valência). É também levemente solúvel em água. Muito utilizado na indústria de soldagem, como gás para proteção, soldagem de metais, para atingir determinadas características de materiais para a soldagem; na indústria eletrônica e também como gás para transporte de cromatografia.

[pic 2]

Figura 2 - Molécula Argônio

        Dióxido de Carbono (CO2): Em condições normais de temperatura e pressão o CO2 tem como características ser incolor, inodoro, não tóxico, não inflamável e cerca de 1,5 vez mais pesado que o ar. Sua obtenção é feita a partir da queima do gás natural ou da indústria petroquímica. É utilizado no processo de gaseificação de bebidas, proteção de soldas, cura de moldes de fundição em areia, combate a incêndios (extintores de CO2) e conservação de alimentos.

[pic 3]

Figura 3 - Molécula CO2

         Nitrogênio (N2): Faz parte da composição do ar, representando 78% do ar atmosférico. Possui ponto de ebulição de -196oC, não é tóxico, é insípido e inodoro. É um gás totalmente inerte; é pouco condutor de calor e eletricidade e possui baixa solubilidade na maioria dos líquidos. O nitrogênio por não ser reativo é muito utilizado, na indústria química como solvente, fornece proteção a outros materiais contra deterioração e fabricação de explosivos químicos como o TNT e a pólvora; na indústria alimentícia é utilizado no estado gasoso para prevenção da oxidação e do aparecimento de mofo ou insetos. No estado líquido, é usado nos sistemas de refrigeração e como congelante seco. O baixo ponto de ebulição do nitrogênio recomenda seu uso como agente criogênico para a maioria das substâncias químicas e proporciona valiosos dados sobre o comportamento da matéria a baixas temperaturas; nas indústrias metalúrgica e elétrica recorrem ao nitrogênio para prevenir a oxidação. O caráter estável e a baixa reatividade do nitrogênio gasoso recomendam seu emprego no fabrico de espumas de borracha e plásticos, na obtenção de aerossóis e na pressurização de propulsores líquidos para jatos de reação. Na medicina, a substância também é largamente aproveitada, por seu rápido congelamento, como conservante.

[pic 4]

Figura 4 - Molécula N2

2.Segurança

2.1.Transporte

         O tipo de fornecimento é escolhido em função de vários fatores, e busca levar ao consumidor tranquilidade e confiança para desenvolver as suas tarefas. É relevante nesta escolha o volume de gases adquirido e seu potencial, assim como a localização e distância do centro distribuidor, além do preço de venda e a estratégia de marketing, bem como o custo de distribuição, que é o principal fator de escolha. 36 A distribuição física da empresa é norteada pelas normas da ABNT e padrões de qualidade. A distribuição do gás, na forma líquida, para os tanques estacionários é feita por carretas terceirizadas, sendo que no passado já houve frota própria. Diante deste quadro, abaixo serão descritas as principais características de cada forma de distribuição dos produtos da empresa focal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com