TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador Univesp

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  1.401 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

CARLOS ALBERTO DA PAZ

CICERO ARTANIO AZEVEDO MORAIS

DANIELA APARECIDA MIRANDA POGOGELSKI

EDMAR SENA DE JESUS

JESSICA JANAINA CROCCO LOPES

MARCEL GOMES DO NASCIMENTO

RAFAEL PILEGGI

Ferramentas computacionais para laboratórios de cursos de Engenharia.

Vídeo do Projeto Integrador

<https://youtu.be/6L6az3jA174>

Mauá - SP

2021


UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Caixa de Ferramentas: site de apoio ao estudante de engenharia.

 

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Engenharia da Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

                                                                       

Mauá - SP

2021

JESUS, Edmar Sena; LOPES, Jéssica Janaina Crocco; MORAIS, Cicero Artanio Azevedo; NASCIMENTO, Marcel Gomes; PAZ, Carlos Alberto; PILEGGI, Rafael; POGOGELSKI, Daniela Aparecida Miranda. Caixa de Ferramentas: site de apoio ao estudante de engenharia. 15f. Relatório Técnico-Científico. Engenharia da Computação – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Erika Vieira De Almeida. Polo Mauá, 2021.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo auxiliar alunos e professores no ensino online, criando um site que reúnam diversas ferramentas uteis existentes na internet e em aplicativos, mas que estão separadas, e assim promovendo uma forma de comunicação entre professores e alunos e alunos entre si. A ideia é o site funcionar com um tipo de “biblioteca virtual”, onde o aluno entra e tem acesso aos mais diversos aplicativos, porem o site não os hospeda, e sim, redireciona o aluno para esses sites. O professor pode consultar as ferramentas no site e recomendar para o aluno algo que auxilie em sua aula, ou até mesmo usar para lecionar. Conversamos com professores para desenvolver uma ferramenta que fosse realmente útil para eles e para os alunos, e ao final do trabalho, pretendemos deixar o site online e continuar alimentando ele, para que nossos calouros não precisem passar pelo caminho das pedras ao buscar ferramentas para auxiliar nas aulas da UNIVESP.

PALAVRAS-CHAVE: Gratuito; Online; Estudo; Engenharia; Professor; Ajuda.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. DESENVOLVIMENTO        3

2.1 Objetivos        3

2.2. Justificativa e delimitação do problema        3

2. 3. Fundamentação teórica        4

2.4. Aplicação das disciplinas estudadas no Projeto Integrador        5

2.5. Metodologia        5

3.  RESULTADOS        7

3.1. Solução inicial        8

3.2. Solução Final        8

4.  CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

1. INTRODUÇÃO

O processo de globalização da economia e da comunicação, a evolução das tecnologias e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem digital (GARRISON; ANDERSON, 2005). O problema é que nem professores nem alunos estavam preparados para uma mudança tão rápida e radical na forma de ensino, partindo para uma forma obrigatoriamente online de ensino. Muitos não estavam sequer preparados para essa mudança, e mesmo os professores que já lecionaram dessa forma demonstraram terem sido pegos desprevenidos.

O presente trabalho é sobre um site que reúne ferramentas de apoio ao ensino da engenharia para auxiliar alunos e professores nessa jornada, principalmente no cenário do ensino online obrigatório devido fatores externos, como por exemplo a pandemia de Sars-CoV-2 (Covid-19, Corona vírus), mais concretamente trata de um site que reúne sites, aplicativos e programas que podem auxiliar alunos e professores, esses sites não foram desenvolvidos por nós, eles já existem espelhados pela internet, como calculadores de física, ou compiladores de Java, porem cada um está em um site, perdido pelas páginas de busca do Google.

É objetivo desse trabalho facilitar o acesso de alunos e professores as mais diversas ferramentas existentes que podem auxiliar e facilitar o ensino e aprendizagem dos mais diversos ramos da engenharia, juntando todos eles em um único site, como se fosse uma “biblioteca online”, o site também possui um fórum, onde o professor pode criar salas de conversa privadas só para ele e sua turma de alunos e os alunos podem criar salas abertas para debater com outros alunos, assim ele não precisa criar diversos grupos em aplicativos pessoas de comunicação, como o famoso WhatsApp, e os não tão famosos Signal, Messenger, Telegram, Discord e derivados. Nessa primeira parte do trabalho optamos por começar a criação da ferramenta online, pesquisa e teste das diversas ferramentas uteis para o projeto e da entrevista com professores. Vale ressaltar que o site e o fórum foram criados separadamente, e o fórum demandou mais tempo e ficará pronto para a segunda parte do trabalho.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, focada na parte de programação e ensino, enriquecida com algumas entrevistas com professores, dentre eles os maiores colaboradores para esse trabalho foi o Prof. Dr. José Roberto Cardoso professor titular do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da EPUSP, e do ex-professor de ETEC Rodrigo Ilton Caruso de Oliveira, que nos auxiliaram a encontrar os problemas no ensino da engenharia e no ensino online e a criar uma solução para um problema real e existente nesse meio. Gostaríamos de deixar registrado a honra de ter conversado com ambos os professores e de ter obtido seus conselhos e orientações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com