TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador II - Univesp

Por:   •  28/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  2.317 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO[pic 1]

INTEGRADOR

 

PLANO DE AÇÃO

Integrantes

Cristiane Aparecida Viana dos Santos - RA: 2014363

Fábio Ignácio da Costa -  RA: 2014275

Francine Aparecida Souza Machado - RA: 2015051

Marina Silveira Reato - RA: 2014193

Pedro Henrique Pereira Alves – RA: 2001404

Renato Agostinho dos Santos – RA: 1825661

Tatiane Alvim Martins de Abreu - RA: 2000021

Disciplina

Projeto Integrador para Licenciatura II – TPL 502

Tema escolhido pelo grupo com base no tema norteador da UNIVESP

Tecnologia para Todos: (des) envolvimento da inclusão tecnológica.

Título provisório do trabalho

Uma tecnologia em (des) envolvimento: do pouco ao muito.

Problema

Falta de acesso aos recursos básicos tecnológicos enfrentados pela comunidade escolar. Dificuldades e situações de vulnerabilidade que desafiam a escola no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo

Propor a inclusão de todos os alunos na atividade, fazendo com que não se sintam desprivilegiados por não terem acesso a celulares, computadores e/ou outros meios, incitando neles a acolhida que a aula presencial daria.

Polo(s)

Ribeirão Preto

Orientador do PI

Carlos Cesar Vieira

Descreva o processo de escolha do local de realização do PI.
Orientação para o preenchimento: É esperado que o grupo descreva o processo de escolha do local identificando as seguintes ações: quais outras opções de comunidades externas existiam ou se existiam; como chegaram até essas comunidades; quais as ações e decisões tomaram em grupo para a escolha da comunidade participante do projeto.

Em reunião de grupo, com participação de todos os integrantes, foi decidido que o local onde o projeto integrador se realizaria seria o mesmo onde foi realizado o projeto do semestre anterior - na Escola Estadual Expedicionários Brasileiros, periferia do município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Porém, com mudança na coordenação da escola pretendida, o grupo não obteve autorização para essa nova implantação e então ficou decidido que o projeto, neste semestre, seria implementado de forma online aos alunos de 6º ano de outra escola estadual “A”*¹, dando continuidade ao Projeto de acompanhamento de alunos do 6º ano do ensino fundamental, que estão justamente em transição escolar, agora com vários professores e vários outros processos de adaptações devido a Pandemia que ainda permanece em crescimento em nosso país. Já havia sido identificado pela comunidade questionada pelo grupo, que o índice de interação dos alunos é bem abaixo do esperado, a escola utiliza todos os recursos disponíveis para trazer para si o aluno e sua família, mas acredita-se que por se tratar de uma escola de periferia, a maioria não tem acesso a celulares e outros dispositivos que possam utilizar exclusivamente para a realização das aulas online. Geralmente, há apenas um celular por família e nem sempre esse aparelho pode ser compartilhado no horário da interação do professor com o aluno ou até mesmo não possui os recursos tecnológicos necessários para a realização da aula (memória suficiente para instalação de novos aplicativos, acesso à internet ou crédito), mesmo com a disponibilização neste ano de 2021, pelo Governo Estatual, chip’s para a realização das aulas online, aos estudantes que não têm acesso à internet. Conforme informado pela escola, o contato com os responsáveis nem sempre acontece, pois os telefones estão desatualizados, os responsáveis não podem atender ou não podem ir à escola retirar os materiais de apoio. Assim, os alunos ficam desamparados não apenas desse material didático, mas também do contato estudantil a que todos são forçados pelo distanciamento social.

*¹: A nomeação da escola “A”, deu-se dessa forma, a pedido da direção, afim de não expor as condições sociais dos alunos participantes.

Descreva como foi a conversa com a comunidade externa que participará do projeto e que acolheu o grupo.

Orientação para o preenchimento: É esperado que o grupo descreva a primeira visita à comunidade externa, identificando as seguintes ações: qual(is) pessoa(s) conversou(ram) e sua posição na empresa/escola/etc.; descreveu o local da visita; as percepções do grupo quanto ao seu primeiro contato.

A conversa com a comunidade externa ocorreu com base na vivência profissional de um dos integrantes do grupo - o aluno Pedro - que atua como professor nessa unidade escolar e com base no questionário desenvolvido pelo grupo. Temos grandes perspectivas de mudança nessa escola, pois encontramos nela professores e equipe gestora engajados para melhoria e bem-estar dos alunos. O que falta é apenas o maior envolvimento da família, muitas vezes não por falta de vontade ou interesse, mas sim pelas condições que vivenciam diariamente: falta de emprego, falta de estrutura física e tecnológica na residência, pais com baixo nível de escolaridade. Outro fator de maior influência que acaba desestabilizando a todos: a pandemia e suas consequências.

Descreva, a partir da conversa com a comunidade externa, quais problemas podem ser pesquisados e que se relacionam com o tema norteador definido pela UNIVESP.

Orientação para o preenchimento: É esperado que o grupo descreva ao menos um problema e sua relação com o tema norteador definido pela Univesp.

O principal problema a ser pesquisado, encontrado pelo grupo, foi o de acesso às formas de tecnologia mais atualizadas, que hoje fazem ponte escola-domicílio no ensino remoto, demandado pela pandemia. Portanto, com o índice de participação escolar dos estudantes e suas famílias bastante abaixo do esperado, segundo a comunidade de professores e gestão escolar da instituição a qual o grupo teve contato, foi definido que os problemas a serem estudados, atualmente, giram em torno dessa questão da falta de acessibilidade aos meios tecnológicos exclusivistas que permitem contato professor-aluno / escola domicílio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (736 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com