TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - Univesp

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  4.880 Visualizações

Página 1 de 16

ARIANE CARNEIRO RUIZ BARRETO RA 1807782 ARLETE TAVARES DE OLIVEIRA RA 1801351 CARINE MARCONDES FERREIRA RA 1807379 FRANCIELE APARECIDA DE PAULA RA 1817307 LAIS SANTOS DA SILVA RA 1801704

MARIA ESTELA SANT ANNA DORNELLI RA1815942

Práticas de convívio social na escola, Ensino Fundamental I: propostas didáticas que considere o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança no contexto

Ouroeste - SP 2018


O uso de tecnologia assistivas no desenvolvimento de criança para inclusão.

Relatório Técnico - Cientifico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Tutor: João Olinto Trindade Junior

Ouroeste - SP 2018


RESUMO

Este projeto objetiva analisar o desenvolvimento educacional de alunos portadores de necessidades especiais matriculados em sala regular e que frequentam a sala de Atendimento Educacional Especializado, observando o ambiente escolar e as tecnologias assistivas, bem como o uso de jogos lúdicos utilizados pelo professor para o amparo e aprendizado do aluno na esfera afetiva, social e cognitiva.

PALAVRAS-CHAVE: Mídias Assistivas; Autismo; Jogos Lúdicos; Aprendizagem;


ABSTRACT

This project aims to analyze the educational development of students with special needs enrolled in a regular classroom and attending the Specialized Educational Attendance room, observing the school environment and the assistive technology, as well as the use of play games used by the teacher for the protection and learning in the affective, social and cognitive spheres.

KEYWORDS: Assistive Media; Autism; Play Games; Learning;


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – Esboço Tabuleiro        14

FIGURA 2 – Protótipo Inicial.        15


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        1
  1. Problema e objetivos        1

1.2. Justificativa        2

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

  2. MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS        5
  3. ANÁLISES E DISCUSSÕES DE RESULTADOS        6
  1. Protótipo Inicial        7
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

ANEXOS        12


  1. INTRODUÇÃO

Cresce cada vez mais o número de alunos portadores de necessidades especiais em salas regulares de ensino, tendo o amparo legal de seus direitos que vem crescendo com o passar dos anos.

Na cidade de Fernandópolis interior do estado de São Paulo, com cerca de 68.823 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018). Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP (2017), 43 escolas entre a rede municipal, estadual e privada, com um total de 12.871 alunos da educação infantil ao ensino médio.

Dentre a quantidade total dos alunos do município há um grande número de alunos portadores de necessidades especiais, segundo o INEP (2017) no Censo Escolar foram informados que possuem há 301 alunos matriculados portadores de necessidades especiais seja em escolas especiais, inclusos ou em classes especiais.

Dentre as escolas do município a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Arnaldo da Silva possui alunos com necessidades especiais e Sala de Atendimento Educacional Especializado.

O relacionamento entre a professora da sala regular de ensino com a professora especialista é fundamental para o bom desenvolvimento no aprendizado, por isso o uso de tecnologia assistiva é necessária para ampliar a forma de ensinar e aprender ao aluno.

Ela está presente diariamente em sala de aula e promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno que possui algum tipo de deficiência. As mais usadas são a televisão, DVD, computador e o rádio, além de outras ferramentas para uso de complementação do trabalho com as mídias tecnológicas.

  1. Problema e objetivos

O aluno portador de Autismo necessita adquirir sua independência para desenvolver sua segurança em executar suas atividades tanto em sala de aula como na vida familiar.


Os jogos lúdicos proporcionam a construção do processo de aprendizagem e pelo aluno se interessar por brincadeiras, junto com outros alunos pode ser desenvolvido seu lado social e sua comunicação, ampliando posteriormente para o conhecimento a ser adquirido em sala de aula.

  1. Justificativa

Desenvolver através dos jogos lúdicos a aprendizagem do aluno com a interação entre os jogadores, ajudando no processo de ensino-aprendizagem, incentivar o estudo para conseguir executar o jogo e sua autonomia nas diversas situações que possa se encontrar.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Anos atrás os alunos portadores de necessidades especiais frequentavam a Classe Especial de acordo com sua necessidade, com a luta por seus direitos a Classe Especial foi extinta e transformada em Sala de Recursos e os alunos que ali frequentavam foram inclusos em salas de aulas regulares, e em seu contra turno frequentavam a Sala de Recursos.

Segundo consta na Resolução 4/2009 do Conselho Nacional de Educação, a sala de Atendimento Educacional Especializado deve amparar o aluno em suas necessidades do cotidiano escolar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com