TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Mecânico

Por:   •  12/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

EEEM ARNULPHO MATTOS

Curso técnico de mecânica industrial

Airam, Ana Carolina, Breno, Douglas, Eduardo Henrique, Emanuel, Gabriel Dutra, Jefferson, Lázaro e Luccas.

FEIRA TÉCNICA:

Projeto de redutor de força com sistema de polias

VITÓRIA

2019

Airam, Ana Carolina, Breno, Douglas, Eduardo Henrique, Emanuel, Gabriel Dutra, Jefferson, Lázaro e Luccas.

FEIRA TÉCNICA:

Projeto de redutor de força com sistema de polias

Projeto da Feira técnica apresentado ao curso técnico, da área de mecânica industrial, da instituição Arnulpho Mattos como parte de nota do trimestre e exposição de conhecimento.

Orientador(a): Prof. Rogério Suave

VITÓRIA

2019

Dedicamos este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial em nossas vidas, e ser o primordial para que se tenha fé para ter a construção desse trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos imensamente à Deus, por ter nos concedido saúde, força e disposição por estar quase finalizando este curso técnico e apresentando um dos trabalhos finais. Sem ele, nada disso seria possível. Também somos gratos ao senhor por ter dado saúde aos nossos familiares e tranquilizado os nossos espíritos nos momentos mais difíceis das nossas trajetórias acadêmicas até então.

Ao orientador Prof. Rogério Suave que teve papel fundamental e ajudou em partes primordiais do projeto baseado nesse trabalho.

Ao professor e coordenador do curso Pablo Melo que também orientou e ajudou na elaboração do projeto.

Ao Prof. Fabricio Plaster que também contribui na elaboração do trabalho.

Ao Prof. Uerbson Miranda que participou na construção e orientação do projeto

“O sucesso nada mais é que ir de fracasso em fracasso sem que se perca o entusiasmo.”

(CHURCHILL, WINSTON; 1923.) 

RESUMO

ABSTRACT

ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Polia Fixa.        11

Figura 2: Polia Móvel.        12

Figura 3: Polias Sincronizadoras.        13

Figura 4: Polia de Ferro Fundido        13

Figura 5: Uma polia fixa e várias polias móveis (talha exponencial).        14

Figura 6: Polia Motora e Polia Movida.        16

Figura 7: Polia Motora maior e Polia Movida menor.        17

Figura 8: Polia Motora menor e Polia Movida maior.        17

SUMÁRIO

  1. Introdução

 Ao longo de muitos anos o ser humano tende a criar muitas maneiras, técnicas e ferramentas mecânicas para facilitar na sua rotina de trabalho e para oferecer uma melhor comodidade para um operador realizar sua atividade e pudesse ter um rendimento maior nas ações de transportes e elevações de materiais ou de objetos pesados, visto que a força do braço humano é limitada e nem sempre estaria apta a desempenhar certos tipos de esforços.        

No caso como exemplo que vamos abordar nesse trabalho é o sistema de polias que basicamente consiste no uso de polias para diminuir a força necessária para o carregamento de objetos com altas cargas, com o uso de polias móveis e fixas. Um exemplo que esclarece é que: para uma pessoa elevar um caixote é utilizado uma máquina simples chamada de roldana ou polia, na qual a força necessária (motora) é aplicada de maneira mais cômoda e com menos esforço em alguns casos.

Quando se começou a ter à implementação das polias ou roldanas começaram a ser colocadas em prática, principalmente no setor de mecânica industrial, teve grandes resultados pois os grandes esforços braçais e os realizados com máquinas e motores a execução desses exemplos de trabalho foi diminuindo o uso da força e potência cumprindo a mesma função que as máquinas ou simplesmente para uso para esforços manuais com maior facilidade.

  1. SISTEMA DE POLIAS

O uso do sistema de polias é bem prático e simples, todavia é engenhoso, que nos permite elevar cargas a certas alturas ou para ter um leve de deslocamento com pouca força do que necessária e finalizando sem muito gasto de energia. E é apenas necessário cordas pelo menos uma polia e mosquetão para conseguir montar um sistema básico. Existe dois tipos de polias em questão de como fica a situação do seu eixo central, essas polias são as polias fixas e móveis.

  1. POLIA FIXA

As polias fixas tem seu eixo preso em algum apoio mais se tem o movimento de rotação, porém tendo o impedimento do movimento de translação. Elas modificam apenas o sentido e a direção da força motora. Mais o módulo da força motora continua o mesmo que o da força resistente.

Figura 1: Polia Fixa.

[pic 1]

Fonte: Mundo Educação (2017).

  1. POLIA MÓVEL

Já as polias móveis diferenciam-se das fixas é que elas têm o seu eixo livre permitindo o movimento de rotação e translação. Com o uso das polias móveis e que se tem o benefício de que o valor da força motora é dividido ao meio e logo será necessário ter um comprimento seja da corda ou cabo de aço para ser puxado.

Nota-se que as melhores polias e indicadas são as de maiores diâmetros pois se oferece mais rendimento e no sistema se tem uma contagem que terá o peso da carga dividido por dois, como exemplo um sistema de 2:1 (que significa que o peso será dividido por dois).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (306.6 Kb)   docx (772.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com