TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Pesquisa Bibliográfica

Para início do projeto serão utilizados diferentes meios de pesquisas, com a finalidade de angariar conhecimento teórico e capacidade de desenvolver na prática as atividades necessárias para o sucesso do projeto, como teses, livros, dissertações, artigos científicos e consulta de normas.

  1. Obtenção da matéria-prima

Nessa etapa será confeccionado do buriti, nos locais nativos da palmeira, a matéria-prima para dar prosseguimento à pesquisa. A matéria-prima será confeccionada de forma a não causar nenhum dano negativo ao meio ambiente.

  1. Medir os diâmetros das fibras e determinar sua densidade

        Seguindo as normas da ASTM, serão medidos os diâmetros das fibras para, por conseguinte, ser realizado os ensaios depois de laminados os materiais de corpos de prova. Nessa etapa também será determinado a **

 

  1. Preparo do material para laminação

        Antes dos fibra dar forma aos corpos de prova ela terá que ser laminada. Para isso serão trabalhados com três tipos de resina: epoxi, poliéster e termoplástica(polipropileno). As resinas epóxi proporcionam grande amplitude e variedade de propriedades , pois reagem com um grande número de endurecedores e podem ser modificadas pela utilização de misturas de resinas e diluentes. Adaptam-se também a uma grande variedade de condições de processos pelo amplo espectro de viscosidade, reologia e velocidade de cura que podem apresentar. Alta resistência mecânica, térmica e química. Além de que sua natureza polar confere excelente adesão em uma grande variedade de fibras e substratos. A resina de poliéster tem se destacado devido às suas propriedades mecânicas desejáveis. Essa resina é extremamente versátil em suas propriedades e aplicações e têm sido um popular termofixo usado como matriz polimérica em compósitos, sendo amplamente produzidos industrialmente e possuem muitas vantagens comparadas às outras resinas termofixas, incluindo a capacidade de cura a temperatura ambiente, boas propriedades mecânicas (tração, flexão e impacto) e transparência (AZIZ et al., 2005; COSTA et al., 2015). Já a resina de termoplástico(polipropileno) tem elevada resistência química e a solventes, é de fácil modelagem, com alta resistência à fratura por flexão ou fadiga.

  1. Preparação dos corpos de prova

        Nessa etapa, com o auxílio do orientador, os alunos irão fazer a confecção dos corpos de prova conforme normas técnicas regulamentadoras da ASTM. Os corpos de prova confeccionados serão submetidos a diversos ensaios.

  1. Realização dos Ensaios

Para a conclusão do projeto e comparação dos resultados obtidos com os esperados e a viabilidade do uso da fibra do buriti no uso de componentes do projeto da equipe Sol do Equador, serão realizados os ensaios. Realizar-se-ão quatro ensaios: espectrometria, tração, MEV e difração de raio-x. Com a finalidade de se determinar possíveis falhas e as propriedades mecânicas e químicas do material após o processo de laminação. Todos os ensaios serão realizados nos laboratórios do IFPI Teresina-Central, sob auxílio dos técnicos responsáveis e do orientador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com