TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  22/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS RECIFE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

RODRIGO DA SILVA SOUZA

PROJETO DE PESQUISA: POTENCIAL DO USO DE TINTA SOLAR NAS FACHADAS DE GRANDES CONSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

Recife

2019

RODRIGO DA SILVA SOUZA

PROJETO DE PESQUISA: POTENCIAL DO USO DE TINTA SOLAR NAS FACHADAS DE GRANDES CONSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco como requisito parcial para avaliação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica no curso de Engenharia Civil, ministrado pela Profª Drª. Annielli Araújo Rangel Cunha

Recife

2019

RESUMO

Palavras-chave:


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1        Contextualização        4

1.2        Problema        5

1.3        Justificativa        5

1.4        Objetivos        6

1.5        Hipóteses        7

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

2.1        Value-Focused Thinking (VFT)        9

3.        METODOLOGIA        11

3.1        Área de Estudo        11

3.2        Fontes de Coletas de Dados        11

3.3        Amostra        12

3.4        Tipo e Métodos da Pesquisa        12

3.5        Procedimentos e Técnicas da Pesquisa        12

3.6        Variáveis        13

4.        CRONOGRAMA        14

5.        ORÇAMENTO        15

REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

O uso de energia solar vem crescendo nos últimos anos nas indústrias e residências com o uso de placas solares, mas agora uma nova forma de captar essa energia vem sendo desenvolvida e é conhecida como tinta solar.

Apesar de ainda está em fase de teste e com aplicações em laboratórios, esse tipo de fonte de energia tem grande potencial para uso em grandes edificações, uma vez que, o retorno econômico pode ser bastante lucrativo.

Desenvolvido na Austrália por um grupo de pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technnology, a tinta utiliza-se de composto químicos para captar o vapor d’água do ambiente e, com a energia solar, quebra-lo em molécula de oxigênio e hidrogênio.

Considerado uma fonte renovável de energia, o hidrogênio é um dos substitutos dos atuais combustíveis fosseis. Ele pode ser usado como fonte de energia para a produção de energia elétrica, com células de combustível hidrogênio e motores de combustão a hidrogênio.

  1. Contextualização

Os Métodos de Estruturação de Problemas permitem que participantes de um grupo de decisão compreendam o problema. Esse entendimento possibilita um direcionamento a um problema comum, identificado por todos, o que melhora o processo de busca de uma solução para o problema. A complexidade da situação do problema é que faz o uso dos métodos de estruturação valiosos, pois destacam a importância de representar essa complexidade de uma maneira que não exclua nenhuma camada envolvida [3].

 Dentre os principais métodos se destacam: SODA (Strategic Options Development and Analysis [4], SSM (Soft Systems Methodology) [5]; SCA (Strategic Choice Approach) [6], RA (Robustness Analysis) [7], VFT (Value-Focused Thinking) [8].

Para a identificação de alternativas de decisão viáveis para um determinado problema e contexto, o método VFT se destaca por envolver uma série de etapas voltadas a descobrir o que se deseja, os valores, metas e objetivos, e então, a partir destas informações, descobrir como alcança-lo.

O Value-Focused Thinking (VFT) é uma abordagem para a tomada de decisão com foco nos valores, onde as alternativas são relevantes porque são meios para atingi-los.

Baseado nesse argumento, o VFT descreve e ilustra mecanismos para a identificação de melhores alternativas, utilizando os valores fundamentais dos decisores para orientar e integrar suas atividades de tomada de decisão. Para isso, o processo requer o uso da criatividade significativa nas discussões com os decisores e indivíduos preocupados com a decisão [8].

  1. Problema

A avaliação dos efeitos práticos da utilização de métodos de estruturação de problemas ainda é escassa. O método VFT é indicado para a identificação de alternativas, a partir da compreensão e registro dos valores dos decisores.

No entanto, a validação do uso desse tipo de método ainda não pode ser definida, sobretudo pela ausência de ferramentas e critérios para avaliar as implicações de seu uso.

Dessa forma, o seguinte problema de pesquisa, de ordem prática, é formulado com vista a avaliar a aplicação do método VFT em um contexto de decisão em grupo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com