TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PÃO FUNCIONAL SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.696 Palavras (35 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E                     ENGENHARIAS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

DAIAN MASCHIO

PÃO FUNCIONAL SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Caxias do Sul

2017


DAIAN MASCHIO

PÃO FUNCIONAL SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Projeto do Trabalho de Conclusão I apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão I em Engenharia de Alimentos

Orientador (a): Junia Cápua de Lima Novello


Elementos obrigatórios

Sumário

1. Introdução         4

2. Objetivos         5

2.1 Objetivo geral        5

2.2 Objetivos específicos        5

3. Revisão Bibliográfica        6

3.1 O pão        6

3.1.1 História         6

3.1.2 Processamento dos pães, principais ingredientes e suas funções        7

3.1.2.1 Farinha de trigo        9

3.1.2.2 Levedura/Fermento        10

3.1.2.3 Sal        12

3.1.2.4 Água        14

3.1.4 Ingredientes do pão sem glúten        14

3.2 Doença Celíaca        16

4. Material e métodos         18

4.1 Desenvolvimento da formulação        18

4.2 Análises Físicas           20

4.3 Análises Físico-Químicas        20

4.4 Análise sensorial         22

5. Cronograma        24

6. Referências Bibliográficas        25


1. Introdução

        O pão é considerado um dos alimentos mais importantes na dieta humana, devido à sua facilidade de obtenção e suas propriedades nutricionais. Seus ingredientes básicos são farinha de trigo, água, sal e levedura. A farinha de trigo, que pode ser considerada um dos principais ingredientes na fabricação de produtos panificados, contém em sua composição o glúten: um conjunto de proteínas - as gluteninas (glutelina) e gliadinas (prolaminas).

        A ingestão dessas proteínas algumas vezes estão associadas à problemas de intolerância ou alergias, provocando a doença celíaca. Esta enfermidade afeta aproximadamente 1% da população mundial, causando uma inflamação severa no intestino, mais precisamente nas microvilosidades intestinais, que tornam-se incapazes de absorver os nutrientes contidos nos alimentos. Desencadeando, desta forma, outras intolerâncias e doenças, como intolerância à lactose, anemia e diabetes. Além disso, esta doença é geneticamente predisposta, ou seja, está associada a genes herdados que, em algum momento da vida, se expressarão.

        Contudo, essas proteínas do glúten são responsáveis por conferir viscosidade e elasticidade à massa, aprisionando o gás carbônico, o que faz com que os pães ganhem volume e aeração. Portanto, ao substituir a farinha de trigo por produtos livres de glúten, como farinha de arroz, teff e fécula de mandioca, é necessário a adição de alguns ingredientes, afim de obter produtos semelhantes aos tradicionais (aqueles que contêm glúten), visto que a qualidade sensorial (aroma, sabor, textura) e físico-química (volume, estrutura, características de crosta e miolo) dos produtos sem glúten, são geralmente inferiores.

        Estudos são realizados para pesquisar e compreender o emprego de ingredientes que visam conferir estes atributos sensoriais e físico-químicos, os quais o glúten confere aos pães convencionais. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma formulação de pão isento de glúten e lactose, aliando os desafios tecnológicos e sensoriais na obtenção de produtos sem glúten, mas com as características semelhantes aos produtos tradicionais feitos à base de farinha de trigo.


2. Objetivos

2.1 Objetivo geral

        Desenvolver um pão funcional sem glúten e sem lactose, assemelhando-se em termos de características tecnológicas e sensoriais (sabor, volume e textura) aos produtos tradicionais fabricados com farinha de trigo, voltado ao público portador da doença celíaca e intolerantes à lactose e avaliar as características físicas, físico-químicas e a aceitação do produto.

2.2 Objetivos específicos

        De acordo com toda a pesquisa realizada, serão citados abaixo alguns objetivos específicos do presente trabalho para uma maior compreensão do tema.

  • Desenvolver uma formulação de pão funcional sem glúten e sem lactose.
  • Avaliar as características físicas de: cor (colorímetro); dimensões (por meio de um paquímetro); perda de peso (calculando a diferença do peso pré e pós cozimento) e volume (através do deslocamento de sementes de painço).
  • Avaliar a composição da formulação (características físico-químicas), por meio da análise de carboidratos (diferença de concentração com os demais componentes); fibra alimentar total (método ensaio enzimático); umidade e substâncias voláteis, gordura e cinzas (gravimetria); proteína, (método de Kjeldahl - titulometria); pH, (potenciometria) e acidez (titulometria).
  • Realizar avaliação sensorial de aceitação da formulação por meio de escala hedônica (9 pontos).

3. Revisão Bibliográfica

3.1 O pão

3.1.1 História

        De acordo com resolução RDC nº 90 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de 18 de outubro de 2000, pão é o produto obtido pela cocção, em condições técnicas adequadas, de massa preparada com farinha de trigo, fermento biológico, água e sal, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas (BRASIL, 2000).

        Este alimento é um produto básico proveniente da era Neolítica (MONDAL; DATTA, 2008), originado há aproximadamente oito mil anos atrás, nos vales dos rios Tigre e Eufrates, na antiga Mesopotâmia e no vale Hindu. Nesta época, produzia-se uma mistura de água e variados tipos de grãos, grosseiramente triturados que, após determinado tempo, sobre pedras, sofriam uma rústica fermentação e, posteriormente, eram assados por intermédio de brasas (CANELLA-RAWLS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)   pdf (527.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com