TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É E PARA QUE SERVEM AS REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  3.483 Visualizações

Página 1 de 5

NOME: GUILHERNE TUASCA MANOEL

RA: T613787

PROFESSOR: WANDERLEY PICCININI JR

MATERIA: PRINCIPIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Sumário

1.        O QUE É E PARA QUE SERVEM AS REDES DE COMPUTADORES        1

2.        QUAIS SÃO OS TIPOS (ARQUITETURA) DE REDE? EXPLIQUE:        2

3.        CONCEITUE :        3

4.        QUAIS EQUIPAMENTOS SÃO UTILIZADOS EM UMA REDE?        3

5.        EXPLIQUE PARA QUE SERVE CADA UM DELES.        4

  1. O QUE É E PARA QUE SERVEM AS REDES DE COMPUTADORES

  • É formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores, e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos.
  1. QUAIS SÃO OS TIPOS (ARQUITETURA) DE REDE? EXPLIQUE:

ARCnet é uma rede local (LAN) Protocolo, para efeitos semelhantes em Ethernet ou Token Ring.

Ethernet é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes.

Token ring é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação.

FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas.

ISDN é um conjunto de padrões de comunicação para transmissão digital simultânea de voz, vídeo, dados e outros serviços de rede sobre os circuitos tradicionais da rede pública de telefonia comutada.

Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata (qb) a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points.

 ATM é, de acordo com o ATM Forum, "um conceito de telecomunicações definido pelos padrões ANSI e ITU (formalmente CCITT) para transporte de uma variedade completa de tráfego de usuários, incluindo sinais de voz, dados e vídeo.

X.25 baseado em uma estrutura de rede analógica, predominante na época de sua criação. É considerado o precursor do protocolo Frame Relay.

DSL é uma família de tecnologias que são usadas para transmitir dados digitais sobre linhas telefônicas.

  1. CONCEITUE :

Intranet - é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

Internet - é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.

Extranet - pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), mas com visões parciais dos seus dados corporativos

  1. QUAIS EQUIPAMENTOS SÃO UTILIZADOS EM UMA REDE?

Comutador ou Switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar pacotes (frames) entre os diversos nós.

Roteador (router em inglês) é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes.

Hub ou concentrador é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo, como principal característica, que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast). Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.

Repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico.

Placa de rede, também chamada adaptador de rede ou NIC, é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.

Modem vem da junção das palavras modulador e desmodulador.É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original.

Gateway, ou ponte de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos.

Bridge, é um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de várias redes de comunicações ou vários segmentos de rede. Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com