TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO DESCRITIVO

Por:   •  20/8/2017  •  Dissertação  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

BRUNO DE SANTANA CEDRO

BRUNO WILLIAM MIRANDA SILVA

EVANILSON TEIXEIRA DE OLIVEIRA

RODRIGO DE ALMEIDA FERREIRA

ATIVIDADES

BOM JESUS DA LAPA

                2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

ATIVIDADES

[pic 2]

                               

BOM JESUS DA LAPA

2017

CARTA, RELATANDO PROLEMAS QUE ENVOLVAM A ENGENHARIA ELÉTRICA.

Bom Jesus da Lapa, 31 de julho de 2017.

 Boa noite        

      Somos discentes da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa. Fomos instruídos pelo professor Ddo Antônio José Sobrinho de Sousa a fazer uma carta para um dos jornais de nossa cidade relatando algum assunto de nossa futura área profissional. De acordo essa proposta decidimos relatar um problema que dois de nós presenciamos ao chegar em Bom Jesus da Lapa: lentidão no processo de fornecimento de energia em nossa residência.

            Ao mudarmos para a cidade de Bom Jesus da Lapa BA, solicitamos para a empresa Coelba que é a fornecedora de energia elétrica para a nossa cidade, a reinstalação de energia em nossa residência. Fomos no escritório da Coelba e explicamos sobre a situação ocorrida, nos informaram que nosso problema seria resolvido no prazo de três a quatro dias úteis. O problema foi resolvido no limite do prazo, porém esse prazo é longo para um serviço que é essencial em nossa vidas, pois a energia elétrica está vinculada a todas as nossas atividades diárias.

          Levando em consideração o ocorrido, gostaríamos por meio dessa carta chamar a atenção da Coelba e da sociedade lapense buscando sugerir soluções para o impasse. Uma dessas soluções seria a contratação de mais técnicos capacitados afim de reduzir o tempo de espera do prazo estabelecido para a reinstalação de energia nas residências, com mais profissionais atuando o serviço prestado seria mais rápido. Sabemos que a cidade de Bom Jesus da Lapa está em ascensão e problemas desse tipo serão cada vez mais recorrentes caso esses problemas não sejam resolvidos. Agradecemos a atenção desde já.

                                                                                                 

Atenciosamente,

Graduandos em Engenharia elétrica: Bruno de Santana Cedro, Bruno Willian Miranda Silva, Evanilson Teixeira de Oliveira e Rodrigo de Almeida Ferreira.

..


RESUMO DO ARTIGO: Eficiência Energética nas Instalações Elétricas na Superintendência da Zona Franca de Manaus-Suframa

O Brasil possui, há pelo menos três décadas, programas voltados para a questão energética, mas foi com a crise de energia elétrica em meados  2001, que iniciou a busca intensiva pela sua eficiência e redução de consumo. Em todo o país foi reivindicado programas que tinham como objetivo otimizar o uso da energia elétrica, não sendo diferente dos demais, a Superintendência da Zona Franca de Manaus- SUFRAMA, analisou através de estudos a situação das suas instalações elétricas a fim de atender as suas necessidades atuais e futuras, pois com a eficientização energética ficaria possível aprimorar questões administrativas, ações corretivas, introdução de novas tecnológicas e conquistar diferenciais competitivas. Para o estudo da eficiência energética entre 2013 e 2014 foram implementadas ações como, acompanhamento das contas de energia, análise do contrato de fornecimento de energia com a concessionária, análise do ambiente de trabalho para o estudo da eficiência energética e à análise de faturas, que é uma das principais ferramentas utilizadas para averiguar a redução de consumo, por meio dela que podemos verificar se os resultados foram alcançadas. Para reduzir desperdícios na iluminação foram feitas algumas mudanças, como: Troca de lâmpadas comuns por lâmpadas led, limpeza de lâmpadas já instaladas para que essas possam ter um melhor desempenho, implantação de sensores de presença em áreas coletivas e banheiros e instalação de sensores de iluminação nos corredores e estacionamentos da SUFRAMA afim de iluminar os ambientes apenas quando alguma pessoa se fizer presente. Entre os anos de 2008 a 2012, a Suframa apresentava multas em suas faturas pelo baixo fator de potência e pela má contração da demanda, ocasionando desperdícios no consumo energia e altos custos a pagar. Para a correção do fator de potência foram utilizados banco de capacitores, afim de suprir parte da demanda de potência reativa requerida pelos equipamentos que possuem bobinas. Buscando reduzir a potência reativa, foram substituídos motores e compressores elétricos com baixo rendimento do chiller. Com a implantação do banco de capacitor em meados de 2014, observou-se um bom fator de potência obtido. Valores altos de fator de potência (próximos de 1,0 ou 100%), evidência o uso eficiente de energia elétrica, valores baixos mostra o desperdício em seu consumo, além de representar sobrecarga no sistema elétrico para os consumidores e concessionárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com