TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reaproveitamento do Entulho da Construção Civil

Por:   •  27/8/2022  •  Artigo  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 15

                  Reaproveitamento do Entulho da Construção Civil

           Antonio Gagini de Liz (1); Marlon de Moraes Proniewicz (2)

  1. Graduando Engenharia Civil pela Faculdade Pitágoras, Londrina – Pr. E-mail : antoniogaginiliz@hotmail.com
  2. Graduando Engenharia Civil pela Faculdade Pitágoras, Londrina – Pr. E-mail : marlonpro94@hotmail.com

Resumo

        Atualmente o crescimento desordenado da população do planeta, e as altas densidades demográficas nos centros urbanos, junto ao desenvolvimento econômico estão entre os principais fatores que contribuem para o aumento da geração de resíduos sólidos provenientes da construção civil. O entulho tem causado sérios problemas aos centros urbanos, pois descartado de forma crescente e desordenada, vem causando poluição e impactos ao meio ambiente. Estes problemas podem ser solucionados com a reciclagem e reaproveitamento desses resíduos gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais. O projeto teve como objetivo geral verificar como está sendo realizada a reciclagem e sua reutilização. Para este objetivo ser alcançado identifica a forma de reciclagem e os impactos do entulho causado ao meio ambiente com uma entrevista realizada em obra. Usou-se duas metodologias: teórico – empírica por se basear em pesquisa científica. Quantitativa quando faz entrevista em uma obra, abordando o tema “Reaproveitamento do Entulho da Construção Civil”.  

Palavra – chave: Resíduos da construção civil, Impactos ambientais, Destinação final, Reciclagem.

               Introdução

         Sabe-se que é enorme a quantidade de resíduos produzidos pela construção civil, conhecida como entulho, causando prejuízos urbanos, sociais e econômicos.

         O gerenciamento desses resíduos torna-se mais difícil, quanto maior a quantidade produzida, causando sério problema para as cidades.

         As tecnologias que estão sendo desenvolvidas são necessárias que sejam urgentemente difundidas. É importante que se esclareça a boa qualidade dos materiais confeccionados à partir da reciclagem do entulho, de forma a ampliar a aceitação deste produto pelos geradores (construtoras) e até pelos consumidores.

                Justificativa

     

    Como aumentar a reutilização dos resíduos gerados na construção civil?

     A problemática dos resíduos da construção civil sempre esteve presente nas cidades brasileiras, causando impactos no meio ambiente.

      Várias medidas poder ser tomadas para sua reutilização como criar pontos de entrega voluntária de resíduos, devidamente licenciados e capacitados para o recebimento, triagem e encaminhamento desses resíduos para a destinação final correta, que é a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que faz a reciclagem desses resíduos e os colocam novamente no mercado por um preço acessível.

      A Usina de Reciclagem pode ser de uma empresa particular ou do próprio município.

      A sua reutilização pode também ser iniciada nos canteiros de obras com a utilização de “containeres”, com a separação dos resíduos por tipo e natureza do material.

      Com um custo mais baixo o material reciclado pode ser usado na pavimentação de ruas, estradas, construção de encostas, canalização de córregos, construções de casa populares, tornando o custo da obra mais barato, sem abrir mão da qualidade.

      O material reciclado deve ser usado em obras públicas, como maneira de aumentar seu uso, tornando-se consumidora de material reciclado.

      Podem-se produzir agregados – areia, brita e bica corrida para a fabricação de blocos, briquetes, tubos para drenagem e placas.

       Será que os resíduos das construções civis estão sendo aproveitados?

      Infelizmente os resíduos das construções civis são poucos aproveitados. No Brasil, o reaproveitamento do entulho é restrito, praticamente, à sua utilização como material de aterro e em menor escala à conservação de estradas de terra. È muito pouco o seu reaproveitamento em relação à quantidade, demonstrando um enorme desperdício de material.

        È imprescindível o desenvolvimento de ações e políticas públicas em âmbito Municipal, Estadual e Federal que propiciem e incentivem a reciclagem e reutilização dos entulhos gerados pela construção civil.

              Hipótese

         Eu acho que o entulho está sendo reaproveitado na construção civil.

   Objetivo Geral

           Verificar como está sendo realizado o emprego da reciclagem e reutilização dos resíduos da construção civil em uma obra.

     Objetivos Específicos

             Identificar quais são as formas de reciclagem.

             Definir um questionamento sobre os impactos causados pelo entulho no meio ambiente.

             Visitar a obra.

             Analisar os dados.

             Contribuição para a conscientização da necessidade da reutilização do entulho através de políticas públicas.

             

     Fundamentação Teórica

               Procuramos ressaltar a importância dos resíduos reaproveitáveis ou recicláveis gerados pela construção civil, como meio de contribuição para limpeza urbana e a preservação do meio ambiente.

               É cada vez maior a quantidade de entulho gerado pela construção civil pois na maioria das  cidades não existe processo de implantação de programas de qualidade que solucione o problema.

                Seria oportunidade de negócio para empresas particulares ou públicas que apresentassem soluções práticas para a reutilização dos resíduos na própria construção, pois além de amenizar o problema do descarte irregular, estariam introduzindo no mercado, novos produtos, novas oportunidades de trabalho com geração de lucros e receitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com