TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  8/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA DE ENSINO I

Discente: Marcos Vinicius Mendonça Pereira Dos Santos

Matricula: 2014021131

São Luis-MA

2018

SUMARIO

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------- 3

DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------------------- 4

CONCLUSÕES  ------------------------------------------------------------------------------------------ 5

REFERENCIAS---------------------------------------------------------------------------------------------6

ANEXOS (PLANOS DE AULAS) ----------------------------------------------------------------------7

Introdução:

Este relatório de Pratica de Ensino em Física Licenciatura, foi realizado no segundo semestre de 2018, onde foram realizado as aulas da disciplina na Universidade federal Do Maranhão-Campus Bacanga-São Luís-Maranhão. A pratica de Ensino foi orientado pela professora Ivone Lopes Lima, da disciplina referida. A pratica de ensino tem como objetivo principal orientar os discentes como funcionar toda a dinâmica em sala de aula e como preparar e ministra as aulas utilizando algumas regras que devem ser utilizada para que ao lecionar o discente tenha total conhecimento do que está fazendo em sala de aula e seguindo os passos corretos de como funciona a escola, desde o Projeto Politico pedagógico, até a formar de como se apresentar em sala de aula, e também suas vestimentas no ambiente escolar, e como a postura em sala e tentar de formar mais abrangente e sucinta, lecionar de formar que todos os alunos possam ter interesse nas aulas e tenham uma maior entendimento de ensino e aprendizagem sobre os conteúdos que serão mostrados a eles no período letivo.

A cerca da Pratica de Ensino, é uma disciplina de 135 horas, onde foi divida os encontros em segunda, quarta e quinta feira, durante o período de 2018.  Onde tivemos uma roda de conversar no inicio da disciplina no inicio dela, onde foram expostas algumas questões sobre o curso de Física Licenciatura, por que fizemos esse curso, se gostávamos do curso ou só cairmos de paraquedas nele. Todos os alunos demostraram suas opiniões a cerca do curso e de qual escola eles vieram e qual era o professor de física da escola e se o professor marcou nossa vida, que isso deu origem a fazer o curso de Física Licenciatura. Continuamos as rodas de conversar para saber mais sobre os alunos que estavam na Pratica de Ensino, alguns gostaram das aulas do ensino médio e que fizeram ate questão de querer fazer a Pratica de Ensino 2, nas suas escolas de origem. Com o decorrer das aulas, a professora Ivone, nós apresentou lei federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 da Republica Federativa do Brasil que resguarda como devem prosseguir o Estágio Supervisionado no âmbito do direito e Resolução Nº 1191- CONSEPE de 03 de outubro de 2014 do Estágio da Universidade Federal do Maranhão. Textos voltados a pratica de docente, como direitos e deveres a serem utilizados na forma da lei. Fizemos a leitura do texto e depois debatiam sobre ela, e tiramos duvidas sobre algumas coisas relacionadas a pratica de Ensino 2. Que tem algumas características que todos os discentes tenham que saber antes de fazer o estagio na escola.

Desenvolvimento:

De forma pratica ouve o desenvolvimento das aulas com a participação dos alunos, com as micro aulas, o objetivo das micro aulas era para ver como primeiro contato dos alunos ministrando os conteúdos do ensino médio para os discentes em sala, junto com a professora, que nos orientou sobre como deveriam colocar em pratica as micro aulas, os alunos escolherem os conteúdos com base nas turmas que eles iria querer estagia no Ensino Médio, teve no total 9 micro aulas  de todos os discentes, com o objetivo principal que teriam 25 minutos cada aula, alguns tiverem êxito com a utilização do tempo, más a maioria terminou  o conteúdo exposto antes do termino e assim foi durante todas as aula . As aulas ministradas deram início com a utilização do quadro branco, data show, e outros recursos de áudio visual, dessa forma com a utilização desses recursos, os discentes elaboraram suas micro aulas de forma de slide, com utilização de alguns desenhos, gifs animados, musicas e vídeos, para demostrar de maneira mais fácil o entendimento do aluno do Ensino médio, os assuntos de física, mostrando aplicações no dia-a-dia, focando mais nos conteúdos que eram com conceitos e formas de aplicações.

Minhas micro aulas foram baseadas no Segundo ano do Ensino Médio, com a utilização do livro “ Física para o Ensino Médio, KAZUHITO E FUKE”. A minha primeira micro aula, eu utilizei outro livro de física que era do “ALBERTO GASPAR” onde começa por ondas, mas só apresentei essa aula, depois utilizei o livro “ Física para o Ensino Médio, KAZUHITO E FUKE”. Por que iniciava por termologia e foi por ele que eu utilizei ate o termino das 9 micro aulas.

Tabela dos conteúdos das Micro aulas

Nº de aula

Conteúdo Apresentado

1

ONDAS

2

TERMOMETRIA

3

DILATAÇÃO DE SOLIDOS E LIQUIDOS

4

CALORIMETRIA

5

MUDANÇAS DE ESTADOS

6

ESTUDOS DOS GASES

7

ESTUDO DOS GASES (A HIPOTESE DE AVOGADRO E O CONCEITO DE MOL E TEORIA CINETICA DOS GASES)

8

PRIMEIRA LEI DA TERMODINAMICA

9

SEGUNDA LEI DA TERMODICAMICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (278.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com