TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Just-in-time

Por:   •  2/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

Nomes dos alunos                                                                                   N°                         Visto orientador

Andressa correa borges                                                                             02

Wesley Barbosa Ferreira da Silva                                                              39

Tipo: Livro

Assunto: Técnica just-in-time

Bibliografia:

Henrique L. Corrêa e Irineu G. N. Gianesi. JIT, MRP II e OPT: Um Enfoque Estratégico. São Paulo, 2nd edição, 27/10/92 editora atlas S.A

Resumo:

Trata-se de uma técnica, um sistema de administração focalizando o aprimoramento do processo produtivo, qualidade, prazos de entrega e um combate total ao desperdício.

O JIT (just-in-time) elimina funções e sistemas desnecessários, excluindo atividades como: inspeções, retrabalhos e estoques. Essas funções escondem problemas, mostrando ineficiência ou incapacidade das funções iniciais.

É muito importante que todos os funcionários de todos os níveis sejam estimulados a se envolver nesse processo de melhoria contínua (kaizen), com isso há uma descentralização do poder conseguindo o comprometimento de todos.

A uma necessidade de grande investimento em treinamento, para que todos os funcionários estejam capacitados para a utilização da técnica. 

Tudo é feito por demanda, nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, sem estoque parado, sem capital parado.

Nas empresas em que o JIT está implantado o estoque de matéria-prima é mínimo e suficiente para a fabricação dos produtos, para que isso aconteça é necessário o total comprometimento dos fornecedores, eles devem ser treinados e capacitados para fazerem entregas de pequenos lotes na frequência desejada da empresa.

Empresas com demandas pouco previsíveis podem enfrentar sérios problemas com o abastecimento de materiais, há também um risco de perda de produtividade por paradas na linha de produção por falta de material em função de atrasos na entrega por parte dos fornecedores externos e internos.

Citações:                                                                                                                                         

  1. "Na filosofia JIT os estoques são considerados nocivos, também por ocuparem espaço e representarem altos investimentos em capital, mas, principalmente, por esconderem os problemas da produção que, geralmente, resultam em baixas qualidade e produtividade."                                                                      
    Página:
     66
                               
  2. "O custo de manutenção do estoque aumenta proporcionalmente ao tamanho do lote pois, produzindo-se ou comprando-se em lotes maiores, um estoque será formado para que seja consumido ao longo do tempo."                                                                                                                                                                                                   
    Página: 69
  1.  "A filosofia JIT coloca a ênfase da gerência no fluxo de produção, procurando fazer com que os produtos fluam suave e continuamente através das diversas fases do processo produtivo, se possível, com um tempo de ciclo cada vez menor."                                                                                                              

            Página: 72

Considerações do pesquisador:

Um livro de difícil entendimento para pessoas leigas no assunto, porém, um trabalho bem detalhado em cada ponto citado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com