TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Polias e Levantamento de Cargas

Por:   •  11/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.690 Palavras (19 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ENGENHARIA BÁSICA ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

FERNANDA LOBATO PASTERNACK DE SOUZA

SISTEMAS DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS

SÃO PAULO - SP 2020

DANIEL FALABELO VIANA DA CRUZ DAVINY RAMOS CORRÊA

FERNANDA LOBATO PASTERNACK DE SOUZA GABRIEL OLIVEIRA MOTA

GABRIEL PINHEIRO B GONÇALVES JEFERSON DOS SANTOS LEILA CRISTINA FERREIRA

JULIO CESAR LEOPOLDINO SANTOS SERGIO ENRIQUE ROJAS MATOS

MOHAMMAD ANAS NIDAL MOHAMMAD NIMER SA AD

SISTEMAS DE POLIAS PARA LEVANTAMENTO DE CARGAS

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Básico UNIP – Universidade Paulista Bacelar de São Paulo, para obtenção de nota.

SÃO PAULO – SP 2020

Resumo

Os sistemas de polias/roldanas são simples, porém engenhosos, assim nos permite erguer cargas exigindo pouca energia.

Para a montagem de um sistema, precisamos de algumas polias/roldanas, alguns mosquetões e cordas.

O sistema mais simples é o de 2:1, o que significa que teremos a distribuição da carga por dois; daí poderemos ter 3:1, 4:1, e assim por diante até obtermos um sistema mais complexo.

Para montar um sistema de redução de carga, precisamos de polias de diâmetro maiores que são as mais indicadas para proporcionar um melhor desempenho.

Podemos encontrar os sistemas de polias/roldanas em várias modalidades de esportes e trabalhos, como: alpinismo, escaladas, rapel, técnicas de resgastes, tirolesa e trabalhos em alturas.

Desta forma podemos observar a importância deste sistema em nosso dia a dia.

Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e descrever o sistema de polias e roldanas, que surgiu no século III A.C elaborado por Arquimedes, se tornando uma das máquinas mais antigas utilizadas pelo ser humano. Essa máquina disponibiliza do mecanismo de deslocar grandes pesos com pequenos esforços, se tornando uma máquina eficiente.

No decorrer do trabalho iremos abordar além da história desse dispositivo e qual sua a finalidade, será explicado como utilizar e para que servem as fórmulas e cálculos do sistema de polias, com o intuito de representar um sistema de polias, avaliando seu limite de carga.

Índice

Introdução        6

  1. História da Polia        7
  2. Definição de Polia        7
  1. Tipos de Polias        7
  2. Funcionamento        8
  1. Utilização de Cálculos e Fórmulas no funcionamento da polia        8
  1. Análise da Polia Fixa        9
  2. Análise da Polia Móvel        11
  1. Exemplos de Análise da Fórmula II        13
  1. Associações de Polias        18
  1. Talhas simples        18
  1. Explicando o Cardenal e o Moitão        21
  1. Talhas Exponenciais        22
  2. Talhas Diferenciais        24
  1. Aplicação da Fórmula de Torque        25
  1. Construção do Sistema de Polias        26
  1. Matérias e custos        26
  2. Procedimento        26
  3. Execução dos testes        27
  1. Teste de Carga Mínima        27
  2. Teste de Carga Média        28
  3. Teste de Carga Máxima        28
  1. Resultado        29
  1. Conclusão        30
  2. Referências        31

Introdução

Sabemos que em nosso dia a dia estamos cercados por várias inovações que nos possibilitam a melhorar nossas atividades diárias.

O desenvolvimento e as aperfeiçoamento para minimizar os esforços físicos humanos em atividades que exige muito esforço. Nos possibilita obter resultados melhores nos setores de transportes e elevações de materiais ou cargas pesadas. Visto que o ser humano é limitado a desempenhar certos tipos de forças.

Porém existem as tecnologias simples que foram utilizadas por séculos. Temos como exemplo os sistemas de polias/roldanas.

Em geral sabemos que as polias são dispositivos mecânicos que são usadas para tornar cômodo e reduzir a força para o deslocamento de objetos grandes e pesados.

As polias/roldanas servem para mudar a direção e o sentindo da força com que puxamos um objeto (força de tração). As polias/roldanas facilitam a realização de tarefas.

Temos dois tipos de polias/roldanas:

As polias/roldanas fixas que servem para mudar a direção e o sentido da força. É usada apenas para suspender os objetos.

As polias/roldanas móveis facilitam a realização de tarefas, como, a de levantar objetos pesados. A cada polia móvel utilizada no sistema, à força fica reduzida à metade, esta é uma vantagem, só que temos as desvantagens, quanto mais polias/roldanas tivermos, mais demora erguer ou puxar o objeto.

As polias/roldanas móveis são muito utilizadas em oficinas para erguer o motor do carro. Quando à implementação das polias/roldanas começaram a ser colocadas em prática, principalmente no setor mecânico e industrial, a execução dos trabalhos braçais e os utilizados por máquinas e motores, diminuíram consideravelmente a potência para suas realizações e cumprimento de suas execuções, facilitando assim a mão de obra braçal.

  1. História da Polia

As primeiras polias surgiram há várias centenas de anos em meados de 250ac e seu inventor foi Arquimedes permitindo a marinheiros da época a utilização do princípio da alavanca para levantar objetos que teriam sido muito pesados para serem movidos de outra maneira. Com diferentes modificações, as polias passaram a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano. O desenvolvimento das polias e roldanas foram de grande evolução para o setor de transporte e movimentação de cargas, sendo essas peças fundamentais para que os trabalhos pudessem ser realizados de forma mais segura e facilitar os esforços para levantar e transportar materiais leves e pesados, não tendo a necessidade do trabalho executado braçalmente quanto aquele utilizado com máquinas e motores, diminuindo a potência dos mesmos para realizar o mesmo trabalho e cumprindo o mesmo objetivo com maior facilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (642.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com