TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Produção na prática

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO 2

SISTEMA DE PRODUÇÃO NA PRÁTICA

Ana Luiza Lopes

Carolina Bicalho

Joyce Martins

Marco Aurélio Martins

Thulio Balbino

  1. Introdução

O presente trabalho consiste no estudo prático de assuntos de Planejamento e Controle da Produção abordados em sala de aula, baseado no jogo LSSP_PCP1. O objetivo é estudar e discutir características da previsão de demanda e do planejamento estratégico da produção.

A empresa trabalhada pelo grupo é do ramo de malhas de médio porte com grande demanda, com três principais famílias: Colméia, Piquet e Maxim. Foi realizada a previsão de demanda de estoque e de matéria-prima ao longo de 12 períodos, do 13° mês ao 24°, por meio do planejamento da capacidade produtiva e das variações de recursos, por fim analisando os resultados financeiros, por meio do monitoramento do erro acumulado e dos gráficos de controle 4MAD.

  1. Caracterização da empresa

 A Cia das Malhas é uma empresa de médio porte com demanda grande. A organização conta com 5 teares, que trabalham em dois turnos, transformando os fios em malhas cruas; 3 jets de 120 quilos, operando em dois turnos, realizando o processo de purga nas malhas e 1 rama, que realiza a fixação das malhas em um turno.

O banco de dados da empresa armazena informações com as demandas previstas e reais dos últimos 12 meses, respectivos para cada família.

As demandas previstas e as demandas reais das famílias Colméia, Piquet e Maxim, dos períodos 13° ao 24°, estão nas Figuras 1, 2 e 3, respectivamente.

Figura 1: Demanda Prevista x Demanda Real - Colméia[pic 2]

Figura 2: Demanda Prevista x Demanda Real – Piquet

[pic 3]

Figura 3: Demanda Prevista x Demanda Real - Maxim

[pic 4]

  1. Tendência e sazonalidade
  1. Colmeia

A partir da análise dos 24 períodos, observou-se que a família Colméia tem uma tendência crescente ao longo dos períodos, e a partir do 7° período observa-se uma sazonalidade, em que há 3 períodos em alta e 3 períodos em baixa, conforme o Gráfico 1.

 Gráfico 1: Tendência e Sazonalidade – Colméia [pic 5]

  1. Piquet

Na família Piquet observou-se uma leve tendência decrescente, tendo o seu maior número de vendas no 9° período e o menor no 22° mês. Pela análise do Gráfico 2, conclui-se que não existe uma sazonalidade entre as demandas desta família.

Gráfico 2: Tendência e Sazonalidade – Piquet

[pic 6]

  1. Maxim

As demandas da família Maxim possuem uma forte tendência decrescente ao longo dos 24 meses, porém não há sazonalidade entre elas. Percebeu-se, a partir da análise do Gráfico 3, que um mês a demanda aumentava e no outro ela decrescia, mas entre os períodos 10 e 16, 19 e 24, houve apenas decrescimentos nas demandas.

Gráfico 3: Tendência e Sazonalidade – Maxim

[pic 7]

  1. Previsão da demanda

A previsão da demanda para os períodos do 13° ao 15° foi calculada por meio da média móvel ponderada para as 3 famílias, considerando os últimos 4 meses, sendo seus respectivos pesos 1, 2 , 3 e 4. A partir do 16° mês as previsões foram baseadas nas sazonalidades e nas tendências das famílias.

  1. Gráficos de controle

Os Gráficos 4 5 e 6 são os gráficos de controle 4MAD, de cada família, para auxiliar no monitoramento do erro e na identificação de quais períodos ocorrem mais erros na previsão.

Gráfico 4: Gráfico de Controle 4MAD- Colméia[pic 8]

Pelo Gráfico 4, observou-se que a maioria das previsões respeitaram os limites superior e inferior 4MAD, ultrapassando-os apenas nos períodos 14, 17 e 23. Pelo erro acumulado negativo, conclui-se que se estimou uma demanda maior que a real, o que gerou estoques parados, mas os quais eram compensados nas previsões seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (614.7 Kb)   docx (182.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com