TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sonho de voar acompanha a humanidade desde a lenda de Ícaro

Por:   •  18/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 16

Resumo. O sonho de voar acompanha a humanidade desde a lenda de Ícaro. Existem controvérsias a respeito do pioneirismo nesta área, porém foi no início do século XX que o homem conseguiu, efetivamente, sair do solo com um veículo mais pesado que o ar.

Muitos estudiosos trataram deste assunto, com maior ou menor profundidade, porém os conceitos físicos básicos que explicam esta capacidade permanecem constantes até hoje. Além das asas, componentes fundamentais para o sucesso do vôo de uma aeronave, existem diversos outros sistemas essenciais para que o mais pesado que o ar tenha condições de alçar vôo. Este trabalho aborda de uma maneira simplificada todo o ciclo que explica o porquê do vôo de uma aeronave.

Palavras-chave: Turbina, Meio Ambiente, Produção mais Limpa, Eficiência Turbojatos; Turbofans;

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar a evolução dos motores a jato contribuindo para a melhoria do meio ambiente através de uma analise e conceitos básicos entre o Turbojato e o Turbofan. A abordagem será feita de uma maneira simples, de modo a permitir que os conceitos possam ser compreendidos de uma maneira genérica. Para um conhecimento mais aprofundado torna-se necessário um estudo mais detalhado da bibliografia existente sobre este assunto.

1.0 O que faz um avião voar

Sabemos que o principal obstáculo nas primeiras tentativas para colocar um avião no ar era o seu peso, uma força causada pela gravidade, mas com alguns diferentes formatos na aerodinâmica dos corpos, conseguiu-se controlar este problema, de forma artesanal no início. Nos estudos e pesquisas feitos pelos cientistas das várias épocas, verificou-se que o ar, fluído que será responsável para sustentar uma aeronave em vôo é composto de alguns elementos, entre eles, nitrogênio, oxigênio e água, com isto podendo sofrer alterações em grandezas como a densidade, temperatura e pressão. Estas mudanças na atmosfera estão relacionadas entre as diferenças de temperatura e pressão entre as várias massas de ar que circulam, originando deslocamentos das camadas, dando início aos ventos, que poderão ser úteis ou desfavoráveis ao vôo.

As grandezas vetoriais e escalares estão presentes neste assunto, sendo as forças, todas vetoriais, incluindo as velocidades, pressões e acelerações, já as escalares, compostas da massa, das temperaturas e densidades. Quando um avião tem o vento a seu favor, temos uma soma vetorial, ou vice-versa, com isto, os vetores são amplamente utilizados, originando todo tipo de resultantes, sejam elas verticais, como peso e sustentação, que será vista posteriormente no item das forças, ou horizontais, como a tração e a resistência do ar, quando o avião está em vôo com velocidade constante, a soma de todas as suas forças é nula. O empuxo visto em hidrostática, também é bem utilizado, porém tendo como fluído, o ar, pois o deslocamento de ar para trás irá causar uma força para frente, então o empuxo, já relacionando com a 3º lei de Newton, lei da ação e reação (para toda força existe uma outra de mesma direção, mesmo módulo e sentido contrário). A temperatura é uma grandeza escalar muito importante, sendo muito variável, sabemos que quanto mais alto estivermos em relação ao nível do mar, menor será seu valor, o mesmo acontece com a densidade do ar, pois quanto maior a altitude, alterando nas forças relacionadas no vôo, pois altera diretamente a resistência do ar, quanto ao avanço de um corpo.  

Quatro forças básicas atuam no vôo de um avião: a gravidade, a sustentação, a resistência do ar e a tração.

[pic 1]

A gravidade é a força natural que puxa o avião para a terra.

A sustentação é a força que empurra o avião para cima contra a gravidade. Ela é criada pelo movimento da asa do avião através do ar.

A resistência do ar é a força natural do ar opondo-se ao movimento do avião.

A tração é a força que se opõe à resistência ao avanço e impulsiona o avião para frente. É criada pelos motores da hélice ou pelas turbinas do avião.

Quando a sustentação de um avião iguala a força da gravidade e sua tração iguala a resistência ao avanço, o avião fica nivelado. Quando qualquer uma dessas forças muda, o avião começa a subir, a fazer uma curva ou a mudar sua direção ou posição de alguma forma.

  1.  O que é uma turbina.

Turbina é uma máquina construída para captar e converter energia mecânica e térmica contida em um fluido, portanto é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento de eixo.

A turbina aeronáutica ganha grande destaque por sua importância na história das grandes invenções sendo símbolo da vitória do homem sobre o sonho de voar e também na possibilidade de grandes viagens em curtos períodos de tempo. A Turbina aeronáutica têm o objetivo de gerar empuxo suficiente para acelerar um avião a uma velocidade suficiente que a força de levantamento sobre as asas, iguale ou supere o peso dele.

A tração tem a finalidade fundamental de vencer a resistência aerodinâmica que atua sobre o avião. Ela é obtida graças a terceira lei de Newton: para cada ação cabe uma reação igual e contrária.

O obejtivo central deste trabalho é apresentar o funcionamento de dois motores, são eles: motor Turbojato e o motor Turbofan e sua relações com o meio ambiente.

2.1 Motor Turbojato

O Turbojato ou Turboreator é o tipo mais simples e mais antigo de motor a jato para fins gerais. Dois engenheiros diferentes, Frank Whittle no Reino Unido e Hans von Ohain na Alemanha, desenvolveram independentemente o conceito durante o final da década de 1930.

Um turbojato é um motor a reação que utiliza calor para gerar energia mecânica. Diferente das turbinas pulsativas, no turbojato a energia é continuamente transformada em movimento por não haver necessidade de cessar o calor, pelo contrario, é necessário que seja continuo para funcionamento estável. O conceito de turbina a reação é basicamente o mesmo para todas as variantes, muda-se apenas a quantidade de partes moveis e nas aeronaves a forma de utilização do movimento para propulsão.

O turbojato trabalha jogando ar de um lado para o outro, criando uma força que estará presente em qualquer lugar que se tenha ar. Seus pontos fortes são a potencia, economia e versatilidade, enquanto seus pontos fracos são barulho, lentidão em mudança de rotação e fragilidade em relação a entrada de ar.
Como conceito funcional, considera-se que a entrada suga o ar na frente da turbina, comprime o ar, joga na câmara de combustão onde é aquecido pela chama, essa expansão pelo aquecimento busca ‘sair’ por algum lugar, como a entrada é menor que a saída da turbina, ele segue o fluxo e faz girar a fan de exaustão e sai ao ar com velocidade e por fim a fan de exaustão proporciona força ao compressor por estarem no mesmo eixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (453.7 Kb)   docx (463.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com