TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE ANÁLISES ECONÔMICAS DE PROJETOS

Por:   •  13/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  32.639 Palavras (131 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 131

PLANO DE NEGÓCIO: EMPRESA DE CONSULTORIA EM
CONSTRUÇÃO CIVIL NO RIO DE JANEIRO

Larissa Amanda Pedroza Freitas

Raphael Duarte Pereira Pinto

Projeto de Graduação apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Engenheiro.

Orientadora: Maria Alice Ferruccio da Rocha

Coorientadora: Elaine Garrido Vazquez

Rio de Janeiro

Setembro de 2018

PLANO DE NEGÓCIO: EMPRESA DE CONSULTORIA EM
CONSTRUÇÃO CIVIL NO RIO DE JANEIRO

Larissa Amanda Pedroza Freitas

Raphael Duarte Pereira Pinto

PROJETO DE GRADUAÇÃO SUBMETIDO AO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO.

[pic 1][pic 2][pic 3]

Prof. Elaine Garrido Vazquez, D.Sc.

[pic 4][pic 5]

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL

Setembro de 2018

Freitas, Larissa Amanda Pedroza

Pinto, Raphael Duarte Pereira

Plano de negócio: empresa de consultoria em construção civil no Rio de Janeiro / Larissa Amanda Pedroza Freitas e Raphael Duarte Pereira Pinto - Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politécnica, 2018.

15, 128 p.: il.; 29,7 cm.

Orientadora: Maria Alice Ferruccio da Rocha

Coorientadora: Elaine Garrido Vazquez

Projeto de Graduação - UFRJ/ POLI/ Curso de Engenharia de Produção, 2018.

Referências Bibliográficas: p. 120-128.

1. Plano de Negócios. 2. Construção Civil. 3. Viabilidade. I. Rocha, Maria Alice Ferruccio II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Curso de Engenharia de Produção. III. Plano de negócio: empresa de consultoria em construção civil no Rio de Janeiro

AGRADECIMENTOS

Certamente a decisão de retornar à faculdade para uma segunda graduação não é fácil e, sem a ajuda de algumas pessoas, a conquista do título de engenheira de produção não seria possível. Agradeço a todos aqueles que contribuíram para eu concluir esta etapa.

Agradeço à minha família, aos meus pais e ao meu irmão, pelo amor incondicional e pelo apoio extraordinário que me deram nesses últimos anos. Ao meu namorado por acreditar em mim e sempre me incentivar a ser uma mulher, estudante e profissional melhor. Sem seu companheirismo, esses cinco anos teriam sido muito mais árduos.

Agradeço aos meus amigos de longa data por terem sido peças fundamentais na minha formação como indivíduo, por terem me acompanhado e participado da minha vida tão intensamente e por tantos anos. Aos meus amigos do curso de Engenharia de Produção, principalmente ao Raphael Duarte, pela companhia, aprendizados e por terem transformado o Fundão em um local do qual tenho ótimas lembranças.

Por fim, agradeço aos professores do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica por contribuírem para o meu desenvolvimento ao longo de todo o curso. Em especial à professora Maria Alice Ferruccio, pelo apoio e orientação ao longo desse projeto de conclusão, e aos professores Luiz Antônio Meirelles e Édison Renato Silva, por me ensinarem a enxergar o mundo com olhos de engenheira e fazerem com que eu me apaixonasse pela Engenharia de Produção.

Larissa Freitas

AGRADECIMENTOS

É fato que a vida não oferece as mesmas oportunidades a todos e as que eu tive são raras. Por isso, tenho ciência da minha responsabilidade de, ao menos, agradecer e me esforçar para retribuir tudo que eu tive. Minha família, meus amigos, meus professores; todos contribuíram para eu ser o que sou hoje e devo muitas coisas a vocês.

Inicialmente, agradeço aos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro por me ensinar a não olhar os fatos por um único ponto e sempre buscar conhecimento. Em especial, preciso reconhecer os esforços de alguns professores especificamente por acreditarem no meu trabalho desde o início.

Ao professor Renato Cameira, por me mostrar que sempre devemos ser críticos com a realidade - embora ela não seja passível de mudança no curto prazo. A professora Maria Alice Ferruccio, por estar presente na minha vida acadêmica, sempre me impulsionando para objetivos maiores e incentivando o meu melhor. A professora Elaine Garrido Vazquez, por me ensinar a ser gentil e ajudar os outros não importa a situação.

Em relação aos meus amigos, vocês me dão forças para continuar em todos os momentos. Seja uma revisão antes da prova ou até uma saída descontraída para ajudar a focar nos estudos depois. Sem dúvidas o caminho com vocês foi muito mais fácil. Da mesma forma, preciso destacar o papel de dois amigos essenciais neste trabalho.

Ao meu amigo Engenheiro João Gabriel Gonçalves de Lassio, pelos anos de amizade e apoio nos momentos decisivos da minha vida, por me ajudar nos meus projetos, empreitadas e por estar presente quando eu preciso. A minha parceira neste último trabalho acadêmico Larissa Freitas, por corrigir meus erros, ter paciência comigo e estimular o meu melhor. Sem dúvidas, este trabalho é melhor pela ajuda de vocês.

Por fim, agradeço a minha família que me proporcionou muitas das coisas que tenho hoje e me tornou o homem que sou. A compreensão de vocês em relação aos meus estudos foi vital para o meu desenvolvimento e amadurecimento. Sem vocês, nada disto seria possível. Tenho certeza que batalharei muito para justificar todo o investimento depositado em mim. Nunca poderei retribuir à altura os investimentos e a torcida depositados em mim, mas prometo fazer o possível. Em especial, preciso agradecer ao meu pai e minha mãe separadamente.

A minha mãe por ser super: superprotetora, superpreocupada, supertorcedora, enfim, uma supermãe. Obrigado por estar sempre disponível para me ajudar. Apesar de desentendimentos e brigas, sei que seu amor é infinito. Ao meu pai, meu exemplo de determinação e foco. Você me ensinou a ser um engenheiro melhor, a ter um questionamento crítico sobre o que me rodeia e me fez entender que devemos sempre buscar o caminho natural das coisas.

Todos vocês fazem parte da minha vida e espero que nunca ousem sair dela. É um ciclo que se encerra pra mim e um novo ainda mais desafiador que se inicia. E hoje eu me sinto pronto para o futuro. Por isso, a vocês e a todos os outros que fazem parte de mim, meu muitíssimo obrigado. Com vocês por perto é fácil ir longe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (229.5 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 130 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com