TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Rural Sob A Ótica Ergonômica

Por:   •  6/7/2023  •  Artigo  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA III – Artigo com problema e objetivos: geral e específico.

Disciplina: TCC I

O TRABALHO RURAL SOB A ÓTICA ERGONOMICA.

RURAL WORK FROM THE ERGONOMIC VIEWPOINT

JEIZON BITTENCURT DOS SANTOS

RESUMO: Muitos não sabem das enormes dificuldades que os trabalhadores rurais enfrentam diariamente no desempenho de suas atribuições. O trabalho rural, genericamente, por si só, é um trabalho árduo, que apresenta muitas dificuldades, algumas conhecidas, outras nem tanto. Mais especificamente o presente trabalho pretende apresentar as dificuldades diárias enfrentadas pelo trabalhador rural na esfera da rizicultura, ou seja, cultivo agrícola do arroz, o alimento mais importante e tradicional da culinária no mundo. O crescimento rural nas últimas décadas têm um impacto direto nas lavouras de arroz, uma vez que a tecnologia avança a cada dia e de fato, por mais que sejam insalubres as atividades nas lavouras, com exposição ao sol, chuva, ruídos, maquinários, o medo de perder o emprego para uma tecnologia avançada assusta e preocupa esses trabalhadores, que são os protagonistas no campo. Dessa forma, sob a ótica ergonômica, subtende-se que os trabalhadores rurais estão expostos a riscos que podem alterar sua vida e saúde e deixar sequelas, dentre esses riscos o contato com agrotóxicos. Nesse contexto, pretende explanar possíveis melhorias nas condições de labor no trabalho rural nas lavouras de arroz..

Palavras chave: trabalho rural; lavoura de arroz; ergonomia.

Abstract: Many are unaware of the enormous difficulties that rural workers face daily in the performance of their duties. Rural work, in general, by itself, is hard work, which presents many difficulties, some known, others not so much. More specifically, the present work intends to present the daily difficulties faced by rural workers in the sphere of rice cultivation, that is, agricultural cultivation of rice, the most important and traditional food of cuisine in the world. Rural growth in recent decades has had a direct impact on rice crops, since technology advances every day and in fact, no matter how unhealthy the activities in the crops are, with exposure to sun, rain, noise, machinery , the fear of losing their jobs to advanced technology scares and worries these workers, who are the protagonists in the field. Thus, from the ergonomic point of view, it is understood that rural workers are exposed to risks that can alter their lives and health and leave sequelae, among these risks the contact with pesticides. In this context, it intends to explain possible improvements in working conditions in rural work in rice fields.

Keywords: rural work; rice crop; ergonomics.

INTRODUÇÃO

A agricultura considerado como a principal atividade do setor primário na produção, é uma das práticas mais antigas no planeta, uma técnica desenvolvida pelos asiáticos, era feito de modo totalmente manual, somente na década 70 a gricultura deu um salto de investimento e economicamente.

O presente estudo irá analisar mais especificamente, a saúde do trabalhador rural com ênfase na estudo da ergonomia. Ontudo é mister, que  se saiba o que vem a ser esse termo, ergonomia. Seguindo com o amparo bibliográfico, destaca-se:

Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos neste relacionamento (ABRANTES, 2004, p. 07).

Ainda, segundo Silva, (2009), a ergonomia é interligada com o homem e elementos ou teorias que juntos tem por finalidade uma melhor adaptação entre homem e o sistema focando em uma melhor interação a fim de aperfeiçoar a qualidade de vida do trabalhador.

Destaca-se que quando se fala em trabalho rural, muitas são as áreas de produção e cultivo, porém aqui o trabalho rural faz referência a orizicultura[1], que  será o vínculo entre o trabalhador rural e a ergonomia. O estudo da ergonomia aplicado na prática deve alcançar o bem estar do trabalhador com resultados positivos no desenvolvimento de suas atividades diárias.

Apesar de ser um setor pouco explorado, sabe-se que a saúde/doença ocupacional é de alguma forma atingida e por vários tipos de fatores, que podem ser físicos, biológicos, ergonômicos, considerando ainda os acidentes de trabalho.

Nessa linha de raciocínio, em sua obra, “Disurbios Musculoesqueleto na agricultura de trabalho intensivo, Fathallah (2010), acredita que dentre as diversas áreas de cultivo na agricultura, os distúrbios ergonômicos apresentam semelhanças causadas aos trabalhadores rurais”.

Ainda, dentre sob outra perspectiva a ergonomia no trabalho rural, nas lavouras de arroz abrange as novas tecnologias, que estão surgindo e ao mesmo tempo que algumas substituem a mão de obra assalariada, outras para o manuseio necessitam de um conhecimento técnico no qual os obreiros não conhecem, e irão precisar de curso para que possam operá-las.

OBJEIVOS E METODOLOGIA

Tendo como objetivo principal, o trabalho pretende analisar e apresentar melhorias no trabalho rural nas lavouras de arroz sob a ótica ergonômica. Assim de forma a aprimorar o entendimento do leitor, faz necessário traçar uma breve evolução história, bem como apresentar o perfil dos funcionários ora contratados nessa atividade.

Objetiva-se avaliar a qualidade de vida e saúde no desempenho das funções, bem como identificar os riscos oriundos do mau ou falta de desenvolvimento ergonômico. O problema abordado permite a avalição de pesquisas proporcionando uma estimativa crítica das bibliografias. Dessa forma, como um aprofundamento na literatura interativa e fazendo uso do método hipotético-dedutivo será possível oferecer estratégias e apontar uma melhoria nas atividades rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (93.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com