TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AVIAÇÃO CIVIL

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

AVIAÇÃO CIVIL – 4º SEMESTRE MOOCA

DANILO BUENO

GUILHERME GIUSTI

GUSTAVO DARCO

JOÃO VITOR ARRIGONI

NALITA S. ROCHA

VOO TAM 3054

SÃO PAULO

2020

DANILO BUENO

GUILHERME GIUSTI

GUSTAVO DARCO

JOÃO VITOR ARRIGONI

NALITA S. ROCHA

Voo TAM 3054

Trabalho referente a N1-1 da matéria: Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no qual estudaremos mais afundo o acidente do voo TAM 3054

Professor: Amandio Furtado

SÃO PAULO

2020

RESUMO

É o acidente aéreo com mais mortes na história da aviação brasileira, ultrapassando o voo Gol 1907 e também o mais fatal envolvendo uma aeronave da família A320 até então, sendo ultrapassado em outubro de 2015 pelo voo Metrojet 9268, cujo voo era operado por uma companhia aérea russa, houve 221 mortes.

O acidente, investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão filiado à Força Aérea Brasileira, teve seu relatório final divulgado em setembro de 2009, apontando como causas principais do acidente o erro do piloto, ao configurar irregularmente as manetes, falta da infraestrutura no aeroporto brasileiro, congonhas nesse caso. Faltando groovings (ranhuras) na pista de Congonhas e autonomia excessiva aplicada aos computadores da aeronave.

Palavras-Chave: Acidente. A320. Congonhas.


ABSTRACT

It is the air accident with the most deaths in the history of Brazilian aviation, surpassing the Gol 1907 flight and also the most deadly involving an A320 family aircraft until then, being overtaken in October 2015 by the Metrojet (Russian Airline) 9268 flight, with 221 deaths.

The accident investigated by the Center for Investigation and Prevention of Aeronautical Accidents, an organ affiliated to the Brazilian Air Force, had its final report released in September 2009, pointing out that the pilot's error in irregularly configuring the throttles, lack of Brazilian airport infrastructure, lacking groovings (grooves) on the Congonhas runway and excessive autonomy applied to the aircraft's computers.

Keywords: Accident. A320. Congonhas.


INTRODUÇÃO

        Nesse trabalho temos como objetivo estudar mais afundo o acidente ocorrido em 2007, da TAM, em congonhas, que acabou matando todas as pessoas a bordo, além de colidir com o próprio prédio da TAM em frente a pista.

        Portanto, iremos nos aprofundar em vários fatores que ajudaram a ocorrência desse acidente fatal, e que até hoje temos tristes lembranças. Utilizamos muito o relatório final do acidente, emitido em 2009, como base principal para o trabalho, mas também utilizamos muitos sites de informações, noticias e opinião, para que juntos, chegássemos a uma conclusão.

SUMÁRIO

  1. INFORMAÇÕES FACTUAIS………………....……………………........…......….7
  1. Histórico do voo……………………………………………………………...…........7
  2. Aeronave e tripulação........................................................................................8
  3. Dificuldades em congonhas .............................................................................8
  1. ANÁLISE..........................................................................................................9
  1. Introdução.........................................................................................................9
  2. O acidente.........................................................................................................9
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................10

3.1 Fatos................................................................................................................10

3.2 Fatores contribuintes.......................................................................................10

  1. Referências......................................................................................................12

  1. Informações Factuais

1.1 Histórico do voo:

        A seguir vamos entender o que se passou momentos antes do acidente, e todas essas informações foram retiradas do relatório final, que foi publicado em setembro de 2009, dois anos após a tragédia.

        O Histórico do voo é muito bom para as pessoas entenderem o que se passou poucos momentos antes do acidente, mesmo que seja muito difícil reconhecer os fatores contribuintes apenas com esse histórico.

O dia é 17 julho de 2007, as 17h 19min (Horário local) um Airbus A-320, com a matricula PR-MBK, fazendo o voo JJ3054, decolou de Porto Alegre com destino a Congonhas, em São Paulo.

        O voo continha 187 pessoas a bordo da aeronave (6 tripulantes e 181 passageiros)

        A aeronave operava com o reverso do motor número 2 desativado, porém estava previsto na lista de equipamentos mínimos requeridos (MEL)

        Graças as tripulações que já haviam pousado, a TWR informou que a pista se encontrava molhada e escorregadia.

        O pouso foi as 18h 54min (Horário local), parte da tripulação percebeu que os “Ground spoilers” não haviam defletido e a aeronave não estava desacelerando como planejado. Varou a pista e cruzou a avenida Washington Luís, colidindo com um edifício de cargas da Tam.

Todas as pessoas da aeronave acabaram falecendo, além de mais 12 pessoas que estavam no edifício da TAM, na hora da colisão.

A aeronave ficou totalmente destruída, e o edifício sofreu graves danos estruturais e acabou sendo demolido posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com