TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

A2

ESTUDO DE CASO

HP

ELABORADO POR:

André Lara – 21463450

Douglas Kazuo Hori – 21375132

Enrico Rodrigues Marino – 21188009

João Pedro Villa Verde – 21362574

Ricardo Chiarotto – 21362683

  1. DESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL

 

     R: Cultura Organizacional é o conjunto de valores, normas e princípios que juntos irão dar à empresa estrutura e comportamentos devido a partir dos colaboradores. São crenças e hábitos que foram impostas pelos membros da organização através de valores, normas e atitude compartilhados para que demonstrem quem é sua empresa e de que forma ela lida com negócios, clientes e funcionários no mercado de trabalho.

A cultura organizacional é de suma importância para a empresa, pois é a partir dela que se explica o comportamento humano, fazendo com que facilite o caminho para mudanças e melhorias. Segundo Edgar Schein, uma cultura organizacional está estabelecida em três diferentes níveis sendo eles: artefatos, valores compartilhados e pressupostos.

O primeiro nível são os artefatos que por sua vez é tudo aquilo que você consegue enxergar nas empresas, ou seja: vestimenta dos funcionários, slogan da empresa, mobília, instalações...tudo aquilo visível. O segundo nível são os valores compartilhados que se refere aos valores que a empresa impõe para dizer o porquê de elas fazerem aquilo o que faz. Já no terceiro nível vem os pressupostos que já se encaixam nas crenças, hábitos e percepções que com o tempo o pessoal da empresa vai se acostumando.

B) QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DEVERIAM SER ABORDADOS NO TREINAMENTO INTRODUTÓRIO PARA TRANSMITIR A CULTURA DA HP AOS NOVOS FUNCIONÁRIOS.

R: No treinamento introdutório para transmitir a cultura da HP devem ser abordados diversos elementos presentes no ambiente de trabalho da companhia. Para terem funcionários preparados para inovar e uma estrutura de trabalho flexível, é necessário fazer com que os novos funcionários se sintam confortáveis na empresa. Portanto, é necessário apresentá-los aos novos colegas de trabalho, introduzi-los às estruturas e departamentos internos, mostrar como funciona a hierarquia da companhia e, principalmente, ensinar os principais valores da empresa, descrevendo o que se espera e quais são as competências mais valorizadas dentro daquele ambiente de trabalho.

Quanto mais os profissionais se sentirem valorizados e motivados pela mudança e inovação, mais frequente se torna a abordagem de novas ideias e a desburocratização de processos dentro da empresa. Para que essa cultura seja disseminada, é necessário que parta, primeiramente, da liderança daquele ambiente.

  1. Analise a Cultura organizacional da empresa em que trabalha ou uma que conheça e aponte os fatores que deveriam ser mudados e qual a proposta para a mudança.

R: Analisando a cultura organizacional da minha empresa, World Trade Center, temos como artefatos a missão de facilitar a geração de negócios entre as lideranças executivas e empresárias da américa latina, o slogan “We Grow Trade”, um escritório com salas que dividem os diferentes setores da organização,  o dress code social, ou seja, todos os colaboradores devem vestir trajes sociais completos no dia a dia. O organograma é baseado em uma hierarquia bem definida com o Presidente acima dos VPs das áreas, em seguida os gerentes, seguidos por cargos diversos (vendedores, analistas, operadores e etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com