TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE CONTAINERS PARA A CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES

Por:   •  23/3/2021  •  Monografia  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA)

FACULDADES INTEGRADAS DE GARANHUNS (FACIGA)

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

CARLOS ROGÉRIO CAVALCANTE CORDEIRO JÚNIOR

USO DE CONTAINERS PARA A CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES

GARANHUNS

2020.2

CARLOS ROGÉRIO CAVALCANTE CORDEIRO JÚNIOR

USO DE CONTAINERS PARA A CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES

Monografia entregue à Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), como pré-requisito para conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, das Faculdades Integradas de Garanhuns (FACIGA).

Orientador: Prof. Ms. CLÁUDIA FERNANDA TEIXEIRA DE MELO

GARANHUNS

2020.2

1 TEMÁTICA

Uso de containers para a construção de edificações.

2 PROBLEMÁTICA

Como trazer a sustentabilidade para dentro da construção civil?

        Devido a necessidade de se utilizar materiais sustentáveis, com menor custo efetivo na construção civil, passou-se a difundir a ideia da utilização dos containers. Quais os caminhos para que isto seja possível?

3 JUSTIFICATIVA

        Com a competição se acirrando cada vez mais, as empresas buscam novas formas de se manterem competitivas no mercado. Com uma conscientização crescente e forte da população para o tema da sustentabilidade, surge uma necessidade cada vez maior de mudanças significativas sobre inovação tecnológica, lucro, custo, prazo, buscando melhorar a eficácia do sistema e se tornar forte neste nicho. Surge então a inovação da utilização de containers na construção civil, que mostrasse ser um caminho que atende a estes requisitos.

4 OBJETIVO GERAL

        Este trabalho tem por objetivo esclarecer sobre o uso de containers como tecnologia construtiva, mostrando vantagens e desvantagens gerados através da sua reutilização na construção civil.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender os aspectos históricos.
  • Analisar as vantagens e desvantagens dessa tecnologia construtiva.
  • Entender como se dá essa reutilização na construção civil.

6 METODOLOGIA

        Para elaboração deste trabalho, foram realizadas pesquisas em trabalhos acadêmicos, sites de internet e revisões bibliográficas. Tal pesquisa tornou possível o desenvolvimento teórico para este trabalho.

7 REFERENCIAL TEÓRICO

7.1 DO ASPECTO HISTÓRICO

        Criados por volta de 1937, segundo Levinson (2003), pelo norte-americano Malcolm Purcell McLean (1913-2001), os containers eram, inicialmente, grandes caixas de aço destinadas à melhoria do sistema de transporte de fardos de algodão no porto de Nova York. Com o tempo, os métodos de trabalho foram aprimorados e a empresa passou a atender também os setores fluvial e ferroviário.

        De acordo com Kronenburg (2008), a invenção do container foi uma revolução do carregamento, pois a carga de um caminhão, por exemplo, poderia ser passada para um navio ou trem utilizando um guindaste, sem perda de tempo com mudanças de meio de transporte, infraestrura, assaltos, etc. Atualmente, cerca de 90% das mercadorias em todo o mundo são transportadas por meio de containers.

        O alto volume de containers disponíveis tornou possível a sua reutilização, tendo início na década de 90 e foi incorporada especialmente na Holanda, Inglaterra e Japão, em hotéis, escritórios e habitações estudantis, sendo adaptada às residenciais unifamiliares.

7.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS:

        A redução de entulhos e outros materiais diminui o descarte na natureza, como o contêiner será a casa, para o processo de construção é utilizado muito menos água, areia, cimento, ferro, etc. Com uma construção bem administrada, é possível economizar, pelo menos, 30% do que em uma construção tradicional, levando em torno de 60 e 90 dias, a obra é finalizada. Por ter uma vida útil bem longa, o contêiner resiste a diversas intempéries e também pode suportar várias cargas, indicando um menor número de reparos e manutenção ao longo de sua existência.

DESVANTAGENS:

        Para poder mover o contêiner no local, é preciso que um guindaste consiga ir até a casa e fazer o serviço. Para manusear esse tipo de material, é necessário contratar profissionais especializados, o que pode encarecer o valor da obra. Como os contêineres não foram projetados para serem residências, em geral, não possuem isolamento térmico e acústico, sendo muito quentes e com fácil penetração de som externo, como é um tipo novo de construção, pode ter uma legislação específica e ser mais difícil de conseguir financiamento. Atenção à ferrugem que possa existir, bem como vestígios de substâncias contaminantes, dependendo do que o contêiner transportava anteriormente. Além disso, as tintas e os solventes usados na pintura dele podem fazer mal à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com