TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Container

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O homem sempre sentiu a necessidade de satisfazer suas necessidades mais básicas. Paulatinamente, o homem com a sua imaginação foi recriando um novo mundo menos agressivo ao seu bem-estar. Esse excerto retrata com exatidão o desenvolvimento do ser humano e a sua adaptação ao redor do mundo. (Ricardo, 2004)

Contudo, o presente momento requer uma nova adaptação do ser humano, uma vez que, o setor da construção civil causou um grande impacto ambiental ao longo do seu desenvolvimento. É premente uma nova moldagem ás praticas construtivas, sendo de grande importância a expansão de novos métodos construtivos.

         A área da construção civil participa de uma ininterrupta cultura de mudança. Constantemente nos deparamos com estudos que visam criar novos métodos construtivos para otimizar o tempo de uma obra, diminuir o custo, além de contribuir o máximo para amenizar o impacto ambienta, em virtude de, o setor de construção ser um dos grandes responsáveis pela geração de resíduos.

Segundo o levantamento realizado em 2012 pelo Instituto de pesquisa econômica aplicada (IPEA), o Brasil coletou um montante de 7.192.372,71 t/ano de origem pública e 7.365.566,51 t/ano coletados de origem privada, totalizando 14.557.939,22 t/ano de resíduos sólidos de construção civil (RCC). Esse quantitativo com relação a geração de resíduos na construção civil é alarmante. E demonstra como é de vital importância a busca por métodos que contribuam para diminuição de todo esse material gerado. (IPEA, 2012)

Na última década, os containers apareceram como um grande aliado nessa busca, alinhando a sustentabilidade com a velocidade de execução na construção. Segundo Rosana Corrêa (2018) a criação dos containers para o transporte foi uma revolução, vez que a padronização do seu uso facilitou o transporte de mercadorias através de diversos meios. Por conseguinte, a maior parte das mercadorias produzidas no mundo, são transportadas através de containers metálicos, fator esse que estimula a grande produção desse material ao redor do mundo, favorecendo a sua aquisição.

Outrossim, há uma premência no reaproveitamento desse material, visto que é brevemente descartado quando desempenha sua função principal. Embora eles sejam utilizados para o transporte, possuem uma vida útil ínfima quando utilizados para essa função, sendo armazenados em pátios e portos após aproximadamente 10 anos de uso marítimo. No entanto, é possível reutilizar esses Containers como forma estrutural na criação de habitações compondo, de forma positiva, uma nova variedade construtiva.

A qualidade estrutural desse material permite sua reutilização, posteriormente, ao tempo de uso marítimo. Conforme Fossoux e Chevriout (2013), o uso de container como forma construtiva reduz o tempo de construção, além de estar de acordo com a realidade contemporânea e a necessidade de reduzir os resíduos sólidos.

Portanto, o objetivo desse trabalho é o de apresentar e analisar os Container marítimos como um novo material construtivo. Uma solução inovadora para esse material que tem um grande desempenho e um curto tempo de utilização, quando desempenhada sua função de transporte.

Os objetivos específicos terão como premissa estudar o desempenho dos containers na construção civil. Além de realizar uma comparação, analisando a geração de resíduos, os impactos ambientais e o tempo para a execução das construções tradicionais que utilizam vigas e pilares em concreto armado.

O método da pesquisa realizada nesse trabalho é de natureza qualitativa, com o objetivo de analisar e apresentar os estudos sobre o desempenho da utilização de determinados materiais na construção civil. Sendo assim, a solução construtiva alternativa foi à abordagem escolhida para a realização da pesquisa, com o intuito de apresentar o container como um material inovador, uma alternativa aos materiais que apresentam características desfavoráveis na construção de habitações.

A pesquisa quanto a sua natureza tem um caráter básico, em vista da busca da sustentabilidade com a diminuição do impacto ambiental, alterando o uso da alvenaria com a utilização de containers. Quanto aos procedimentos realizados durante todo o desenvolvimento da tese, o método é dedutivo, a revisão da leitura compreendeu os trabalhos em que assunto era relativo à área de estudos e aqueles relativos aos métodos de investigação pertencentes a estre trabalho, como: Fossoux e Chevriout(2013); Tiburcio(2015); Slawik, Bergmann, Buchmeier e Tinney (2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com